Um texto é formado por partes/ideias primarias e secundárias. As primarias são as principais, o real tema do texto, já as secundárias, são coadjuvantes, mas são elas que tornam o texto fluido.
Deixe-a BEM destacada e vejo como o texto conversa com ela. Escreva bem grande. É como se você estivesse deixando o texto sem máscaras. Você verá com CLAREZA o que o autor quis dizer e se tornará muito mais fácil assimilar o assunto.
O conjunto de ideias que utilizamos pode ser dividido em dois blocos: as primárias e as secundárias. As primeiras são essenciais e definem o aspecto fundamental de uma realidade concreta. Já as secundárias são acessórias e dependem hierarquicamente das primárias.
Use lápis de cor ou caneta colorida para destacar informações de importâncias diferentes. Por exemplo, use o vermelho para sublinhar as ideias principais, o azul para as complementares e o verde para detalhes, dados e números importantes.
O tema é a ideia principal do texto. É com base nessa ideia principal que o texto será desenvolvido. Pois o título cumpre uma função importante: antecipar informações sobre o assunto que será tratado no texto. ...
Em biblioteconomia, historiografia e outras áreas de pesquisa, uma fonte secundária é um documento ou gravação que relaciona ou discute informações originalmente apresentadas em outros lugares. ... Fontes secundárias envolvem generalizações, análises, sínteses, interpretações, ou avaliações da informação original.
As qualidades primárias são aquelas qualidades reais que os corpos têm e as ideias correspondentes a essas qualidades são elas mesmas, algo como a "coisa" como ela é. Contudo, as qualidades secundárias são aqueles conjunto de ideias reunidas de forma subjetiva de maneira que as ideias não sejam o objeto em si.
As idéias principais e secundárias de um texto são as mensagens, hierarquicamente codificadas, que contêm uma escrita. Essas idéias têm como objetivo transmitir informações; passam a significar cada uma das premissas que sustentam as microestruturas e macroestruturas de um discurso textual.
O uso das ideias secundárias não significa dar rodeios. Existe um ponto importante para diferenciar qual é a ideia principal de um texto daquela que é secundária. A ideia principal é aquela que mesmo com a diminuição do parágrafo continua tendo o mesmo valor e significado por si só. Em compensação, não ocorre o mesmo com o resto das ideias.
Sem as idéias secundárias, elas ainda existem, embora as idéias principais exijam que as primeiras obtenham um maior impacto e compreensão de suas propriedades. Eles giram em torno da idéia principal. Eles são separados do discurso central, conectando-o com outra série de premissas que apóiam a dissertação.
Essas idéias têm como objetivo transmitir informações; passam a significar cada uma das premissas que sustentam as microestruturas e macroestruturas de um discurso textual. Quando aplicadas concreta e enfaticamente em um texto, as idéias principais e secundárias denotam um domínio completo da linguagem pelo emissor da letra.
Qual seu assunto, qual seu tema? Certamente você chegou à conclusão de que o texto fala sobre a relação entre homens e cães. Se foi isso que você pensou, parabéns! Isso significa que você foi capaz de identificar o tema do texto!
Como surgiu a dança do Nordeste?
Como foi o surgimento da cidade do Recife?
O que substitui o ferro da carne?
Como se concentrar nos estudos e esquecer os problemas?
Como cresceu a burguesia Brainly?
O que vem a ser uma dança coral?
Como congelar linha e coluna ao mesmo tempo no Libreoffice?
O que foi a Inconfidência Mineira e quando ocorreu?
Como colocar calendário na tela?
Como travar a fórmula no LibreOffice?
Como substituir uma fórmula por uma fórmula?
O que o muro representa para os mexicanos?
Como que o Nagato conseguiu o Rinnegan?