Por exemplo, se temos a fórmula percentual C75%H25%, quer dizer que em 100 gramas dessa substância há 75 g de carbono e 25 g de hidrogênio.
A massa da molécula é igual à soma dos átomos que a forma, sendo assim, para obtermos a massa molecular e a massa fórmula, devemos somar as massas de todos os átomos contidos na fórmula das substâncias.
Teor de substância seca (teor SS) O teor de substância seca, abreviado teor SS, ou teor de massa seca, designa a parcela percentual de sólido em uma mistura de substâncias. Quanto maior for a parcela, mais seca será essa mistura. A unidade do teor SS é [%peso].
A fórmula percentual, ou fórmula porcentual, é uma fórmula química que expressa a proporção da massa de cada elemento em relação a massa total da molécula. É calculada dividindo-se a massa atômica de determinado elemento em uma molécula pela massa total da molécula e multiplicando-se o valor obtido por 100.
O grau de pureza (p) é dado pela divisão entre a massa da substância pura e a massa total da amostra. Por exemplo, o calcário (carbonato de cálcio – CaCO3) é um minério utilizado para se fabricar a cal virgem (óxido de cálcio – CaO).
A expressão matemática que permite determinar o grau de pureza é: grau de pureza (%) = massa da substância pura x 100 / massa do material (substância pura + impurezas).
Explicação: A urina é formada por 95% de água, e 5% de outros solutos, sendo 2% ureia, os outros 3% se dividem em sais como o sódio, fosforo, potássio, aminoácidos e outros produtos do metabolismo biológico.
Uma determinação de teor de sólidos/umidade de forma precisa, reprodutiva e repetitiva oferece grande vantagens no controle de qualidade nos mais variados setores, como por exemplo: indústrias de tintas e vernizes, alimentos, produtos químicos, cosméticos, farmacêutica e veterinária. Como se calcula o teor de sólidos?
Observe que a proporção é de 1 : 1, ou seja, para cada mol de ácido acético, é necessário 1 mol de hidróxido de sódio. Agora podemos proceder com os cálculos de duas formas: (1ª) Por meio da fórmula: M1. V1 = M2 . V2 Visto que a proporção estequiométrica é de 1 : 1, temos que: nCH3COOH = nNaOH .
Essas massas são as massas moleculares calculadas para cada substância. * Sabendo que o volume gasto da solução 1,0 mol/L de NaOH (aq) foi 24 mL, podemos descobrir primeiro a quantidade de matéria (mol) de NaOH que reagiu: * Visto que a proporção é de 1 : 1, a quantidade de matéria (mol) de ácido acético deve ser a mesma do NaOH: 0,024 mol.
A umidade de uma substância é normalmente expressa em porcentagem e é definida como a massa de solvente presente na amostra / pela massa total da amostra x 100. Qual importância do teor de sólidos/umidade em um processo industrial? Trabalhei por alguns anos em uma indústria que fabricava adesivos e vernizes.
Como recuperar fotos quando trocou de celular?
Como tratar janela de madeira podre?
Como responder um E-mail com outro E-mail Outlook?
Como recuperar configurações do Opera?
Como gravar tela no Zoom pelo notebook?
Como Reiniciar roteador Multilaser re172?
Como melhorar fotos antigas no celular?
Como não ser grosseiro com as pessoas?
Como restaurar o backup do Google Drive no iPhone?
Como fazer voltar o brilho da armação do óculos?
Como agradecer por enviar currículo?
Como não ser pego no plágio TCC?
Quanto tempo um patê pode ficar na geladeira?
O que devemos fazer para evitar o plágio?
Como guardar refrigerante na geladeira?
Como guardar a prancha de stand up?