O movimento da medicina preventiva surgiu, entre o período de 19 na Inglaterra, EUA e Canadá, em um contexto de crítica à medicina curativa.
O conceito de medicina preventiva surgiu em meados do século XX como um movimento que propunha uma abordagem diferente da medicina. A ideia básica era mudar o foco da prática médica, que até então se concentrava exclusivamente no tratamento das doenças, para uma visão mais voltada à promoção da saúde.
Com o passar do tempo, devido aos avanços de pesquisas e estudos, ficou evidente que a prevenção de doenças era uma estratégia mais efetiva para o controle de patologias agudas e crônicas do que esperar a evolução da doença. A partir dessa preocupação, surgiu o que hoje chamamos de medicina preventiva.
O que é a medicina preventiva Essa especialidade médica tem como objetivo prevenir doenças, retardar o desenvolvimento das que já se instalaram e minimizar futuras complicações nos pacientes.
Do ponto de vista dos serviços de saúde, as ações de medicina preventiva podem ser divididas em três fases: primária, secundária e terciária. Contudo, dentro dessas fases, é possível identificar cinco diferentes níveis de prevenção, de acordo com o tipo e o objetivo destas ações.
Além de melhorar a qualidade de vida dos pacientes, a medicina preventiva contribui para a redução dos gastos com tratamento de doenças, tanto para os cofres públicos como para o setor privado. Prevenir é melhor do que remediar, diz aquele ditado popular.
Medicina Social. O movimento da Medicina Social apareceu na América Latina no final da década de 1960 e no início da de 1970.
A atividade médica surgiu há milhares de anos. No Egito Antigo já eram realizadas cirurgias bastante complexas. Mas foi na Grécia Antiga que a medicina se desenvolveu, onde surgiram as primeiras técnicas na arte de identificar os sintomas das doenças. Também na Grécia nasceu Hipócrates, considerado o Pai da Medicina.
Com a medicina preventiva as empresas podem reduzir as perdas financeiras e, o mais importante, melhorar a qualidade de vida dos funcionários. Campanhas de vacinação, programas de ginástica laboral, palestras educativas e apoio antitabagismo são algumas das medidas que as corporações podem adotar.
A medicina preventivaé uma especialidade da medicina que tem como objetivo prevenir doenças ou lesões ao invés de curá-las ou tratar seus sintomas, visando melhorar a qualidade de vida de seus usuários.
As estratégias da medicina preventiva são divididas em níveis, que são: Prevenção primária: este método de prevenção evita a ocorrência da doença, no geral, começando desde o período gestacional.
O trabalho realizado pelo profissional da medicina preventiva se reflete nas condições da saúde em geral do paciente, diminuindo gastos com medicamentos, aumentando a produtividade, diminuindo o absenteísmo e na melhora do convívio familiar.
A rigor, os profissionais privados que atuam na área preventiva tem a perspectiva de identificação precoce através da genética médica ou de exames preventivos capazes de permitir uma intervenção para minimização do dano na prática médica denominada medicina de família não atrelada aos programas de intervenção política e social.
Pode fazer procedimentos estéticos menstruada?
Qual é o valor do IPVA do Celta 2007?
Qual o significado de galinha poedeira?
Como Luffy derrota o Magalhães?
Como é a reprodução dos artrópodes?
Qual nicho mais procurado internet?
Qual é o objetivo de uma campanha?
Tem como cancelar o título de capitalização?
Quais as vantagens do padrão HD?
Quando o fígado bovino fica esverdeado?
Quais as principais viroses e seus sintomas?
Quanto tempo está a demorar o reembolso do irs?
Quem deve ser treinado em NR 11?