O grão de pólen ou também denominado de micrósporo, representa a estrutura reprodutiva masculina das plantas fanerógamas, e são produzidos por meiose no microsporângio.
Para ocorrer a dupla fecundação, é necessário que aconteça, inicialmente, a chamada polinização. Nesse processo, o grão de pólen é depositado sobre o estigma da flor, ou seja, a parte feminina. O grão de pólen absorve água do estigma e germina, formando o tubo polínico.
Desenvolvendo-se no interior do óvulo o megásporo origina um gametófito feminino. Nesse gametófito surge arquegônios e, no interior de cada um deles, diferencia-se uma oosfera (que e o gameta feminino).
O grão de pólen é formado por duas células protalares (que não apresentam função aparente), uma célula do tubo e uma célula geradora, sendo, nessa fase, o microgametófito (gametófito masculino) imaturo. ... Essa transferência do grão de pólen é denominada polinização.
O grão de pólen, estrutura presente em gimnospermas e angiospermas, garante a transferência do gameta masculino até o gameta feminino.
Sacos polínicos no estróbilo masculino e óvulos no interior do estróbilo feminino.
estames
Androceu: órgão reprodutor masculino da flor formado por um conjunto de estames, cujo número varia de nenhum a dezenas, dependendo da espécie da flor. Os estames são formados pelo filete e pela antera. É na antera que encontramos os grãos-de-pólen.
O grão de pólen apresenta local de produção diferente para cada grupo de plantas. Nas gimnospermas, ele é produzido nos chamados estróbilos , também conhecidos como cones.
O grão de pólen é extremamente resistente e garante grande eficiência reprodutiva. É por causa de seu surgimento que gimnospermas e angiospermas não dependem da água para a reprodução ...
Os grãos de pólen das gramíneas são esferóides (fig. 2) a ovóides, medindo em média entre 16 e 47 µm. São grãos monoporados (1-anaporados), heteropolares, isto é, com um pólo proximal e um pólo distal bem diferenciados, e radiosimétricos, isto é, com simetria radial. Em vista equatorial são normalmente circulares, elípticos ou ovais (fig. 1).
Quando o grão de pólen chega até a parte feminina de uma planta, dizemos que houve a polinização, a qual pode ser feita por diferentes agentes. A partir disso, uma série de processos acontece, como a formação do tubo polínico, o transporte dos gametas masculinos (núcleos espermáticos) e a consequente fecundação da oosfera (gameta feminino).
Como vivem os astronautas na estação espacial?
Como sair do Tsukuyomi de Itachi?
Como testar memória RAM no AIDA64?
O que os jovens queriam nas décadas de 60 e 70?
Como saber o óculos ideal para meu rosto app?
Como se origina os chamados gêmeos idênticos?
Quanto tempo demora para restaurar o sistema do notebook?
Como os gametas estão relacionados com transmissão das características hereditárias?
Como fazer uma boa recepção no vôlei?
Como testar sensor de proximidade moto z2 play?
Como sair de um atoleiro de areia?