Os anestésicos locais são bases fracas que agem no axônio, bloqueando de modo reversível a geração e condução do impulso nervoso. Esses fármacos têm ação sob qualquer parte do sistema nervoso e em qualquer tipo de fibra. O seu uso têm se dado em larga escala na clínica médica e odontológica.
A anestesia local é um método anestésico que tem como intuito bloquear reversivelmente as terminações nervosas de determinada região, mantendo o indivíduo em pleno estado de consciência. A metodologia bloqueia os receptores para dor em regiões mais superficiais, impedindo o envio dos sinais de dor para o cérebro.
Anestésicos locais (ALs) são fármacos que promovem bloqueio reversível da condução nervosa, sem gerar alteração de consciência. Os ALs apresentam diversas aplicações clínicas, desde anestesia tópica de mucosas, bloqueios regionais até correção de arritmias ventriculares.
Os anestésicos locais são definidos como drogas que têm por função bloquear temporariamente a condução nervosa em parte do corpo, determinando perda das sensações sem ter perda da consciência.
Os anestésicos locais têm sua ação na membrana da célula nervosa e a teoria mais aceita para explicar seu mecanismo de ação é a do receptor específico. Essa teoria acredita que os anestésicos locais se ligam a receptores específicos nos canais de Na+, fechando este canal e impedindo a entrada do mesmo íon na célula.
29 curiosidades que você vai gostar
Os vasoconstritores são fármacos que contraem os vasos sanguíneos, portanto, controlam a perfusão tecidual. Eles são adicionados às soluções anestésicas locais para equilibrar as ações vasodilatadoras intrínsecas dos anestésicos locais.
Quando uma região está inflamada ela deixa o pH da boca muito baixo, ou seja, ácido. O pH ácido ioniza as moléculas do anestésico transformando-o, assim o medicamento deixa de ser e de agir como molécula.
Anestesia odontológica: quais são os tipos e indicações?Anestesia local. ... Cremes e aerossóis anestésicos. ... Anestesia geral. ... Sedação.
Para a maioria dos procedimentos odontológicos, a anestesia local é a mais utilizada. Já a sedação consciente é recomendada para casos em que o paciente tem pânico, por exemplo. A sedação pode ser feita tanto por via oral, através de comprimidos, como por uma injeção endovenosa.
A lidocaína é o “padrão ouro” na odontologia. Esse sal anestésico possui início de ação rápida, 3 a 5 minutos, sendo que sua concentração eficaz é de 2%. A meia-vida da lidocaína é de aproximadamente 90 minutos.
A raquianestesia é muito usada para procedimentos ortopédicos de membros inferiores e para cesarianas. A anestesia epidural (peridural) está indicada na analgesia para o parto normal e nas cirurgias que envolvem tórax e abdome.
Anestésicos GeraisAgentes Inalatórios. Isoflurano (Quase em desuso) Enflurano. Sevoflurano (Atualmente o mais usado) ... Gases anestésicos. Óxido nitroso (ainda usado) Xenônio ( Em estudo, uma esperança, mas nada comprovado).Fármacos anestésicos intravenosos. 1 – Sedativos hipnóticos: Propofol.
Essa sensação de “dormência” pode durar de 2 até 12 horas, porém, existem algumas formas e métodos que podem ser usados para reduzir esse tempo para voltar à normalidade.
Quando são administrados os medicamentos para a anestesia, ocorre um relaxamento da musculatura, que pode resultar em regurgitação e consequente aspiração pelas vias respiratórias, causando pneumonia grave. Portanto, o jejum é obrigatório para todas as cirurgias eletivas, inclusive com anestesia local.
Média Duração
Possui tempo de latência(inicio de ação)curto, de 2 a 3 minutos e duração curta (5 á 10 minutos de anestesia pulpar de 1 a 2 horas de anestesias de tecido duro devido a sua ação vasodilatadora. Quando associada a uma agente vasoconstritor, a anestesia aumenta e sua toxicidade diminui ainda mais.
A anestesia local, quando usada corretamente é segura e quase não apresenta efeitos secundários, no entanto, em doses elevadas pode ter efeitos tóxicos, podendo afetar o coração e a respiração ou comprometer a função cerebral, já que doses elevadas podem atingir a corrente sanguínea.
Gostaria de saber se é possivel realizar a extração com anestesia geral? Pode sim, mas não tem necessidade. Se por acaso for por medo que você está querendo fazer, tem a opção de fazer com sedação endo-venosa ou com óxido nitroso. Recomendo procurar um cirurgião buco-maxilo facial para lhe orientar como fazer.
Escolha um profissional de confiança
O primeiro passo para vencer o medo da anestesia do dentista é escolher um profissional de confiança. Esse cuidado vai ajudar você a ficar tranquilo e seguro no dia do tratamento. Você pode até se esquecer de que precisa enfrentar a barreira da anestesia.
É aplicado de forma injetável em uma parte da boca, seja na gengiva ou na bochecha, sem alterar o nível de consciência do paciente. Você fica acordado durante o procedimento, mas sem sentir dor. Nesta modalidade, a anestesia local é feita pelo cirurgião dentista, geralmente no próprio consultório odontológico.
A anestesia infiltrativa pode ser utilizada através da técnica oral ou extra-oral, e é comum ser aplicada nas regiões mentoniana, infraorbitária e supraorbitária.
A restauração ou obturação é realizada sob anestesia local, o que permite que o paciente não sinta dor durante os procedimentos de restauração do dente.
“Podemos usar uma técnica chamada troncular que consiste em colocar o anestésico no tronco nervoso, uma região que está distante da região inflamada, para que o anestésico tenha o efeito de eliminar a dor”, explica Rodolfo.
Resistência à anestesia local pode ser comum e também ter causas genéticas. De acordo com uma pesquisa feita por cientistas da Faculdade de Medicina da Universidade de Yale, nos Estados Unidos, casos de resistência à anestesia local podem ser mais comuns do que imaginado, e podem também ter causas genéticas.
Como há redução no pH local, há menor fração não-ionizada de anestésico local e por isso o efeito será mais lento e reduzido. Tecidos infectados também podem apresentar maior fluxo sanguíneo local, levando à maior remoção do anestésico local antes que ele atue sobre os neurônios.
Os vasoconstritores são substâncias que provocam a diminuição do calibre do vaso, estão presentes em várias formas farmacêuticas para diferentes finalidades.
Como fazer baixa renda da Água Sanepar?
Como me cadastrar no Samsung Concierge?
Onde se forma a veia jugular interna?
O que é consciência moral como ela é construída em nós?
Para que é utilizado o argilito?
Faz mal comer o bicho da Pitanga?
Quais os documentos necessários para Cadastro no Sicaf?
Em que era foram formadas as bacias sedimentares?
Como faço para me cadastrar na Plataforma Brasil?
Tem como sugerir filmes para o Netflix?
Como fazer cadastro no Si-pni?
Como está o Tibia hoje em dia?
Como calcular a imagem de um espelho convexo?