A função do sistema respiratório é mover dois gases: oxigênio e dióxido de carbono. A troca gasosa ocorre nos milhões de alvéolos nos pulmões e nos vasos capilares que os envolvem.
O sistema respiratório permite a troca de gases com o ar atmosférico, assegurando a concentração do oxigênio no sangue, necessária para as reações metabólicas do organismo, e em contrapartida servindo como via de eliminação dos gases residuais, como o gás carbônico.
A respiração pulmonar é um processo em que ocorre a entrada de ar em nossos pulmões e sua posterior eliminação. A entrada do ar é importante, pois garante que oxigênio seja levado até o sangue para, então, ser distribuído às células.
As trocas gasosas do corpo humano ficam sob responsabilidade do sistema respiratório. Ele capta o oxigênio do ambiente e elimina o gás carbônico. Qual é o caminho realizado pelo ar? Veja como funciona esse processo e os principais órgãos envolvidos. Nariz e fossas nasais
As trocas gasosas não ocorrem apenas nos pulmões. A pele e as brânquias, por exemplo, são locais onde pode haver a troca de gases com o sangue. Existem outros tipos de trocas gasosas além da hematose pulmonar.
O transporte dos gases é feito pela corrente sanguínea, que assegura o seu fluxo entre os pulmões e todas as células do organismo. No entanto, embora sendo ambos transportados pelo sangue, o oxigénio e o dióxido de carbono utilizam diferentes vias de transporte.
O principal modo de transporte deste gás respiratório é concretizado através da sua associação à hemoglobina, molécula com a qual tem grande afinidade, estabelecendo uma reação reversível, em que se forma oxiemoglobina (hemoglobina associada ao oxigénio).
O que significa a palavra besuntados?
O que é metabolismo acelerado?
Quantos km tem a praia de navegantes?
Que quer dizer a palavra marujo?
O significado da palavra aparentava?