Em procariotos a replicação ocorre entre as divisões celulares, enquanto que nos eucariotos ocorre na fase S da interfase (para maiores detalhes, veja ciclo celular). A replicação também pode ser reproduzida em laboratório através de um ensaio conhecido como PCR.
Em células procarióticas, cujo DNA é circular, esse processo inicia-se em um único ponto. ... O processo de replicação ocorre nos dois sentidos da fita de DNA. Na replicação, uma cadeia de DNA separa-se, nucleotídeos livres ligam-se nas fitas simples e, assim, duas novas moléculas surgem.
A replicação do DNA é semiconservativa, o que significa que cada fita na dupla hélice atua como modelo para a síntese de uma nova fita complementar. Esse processo tem início com uma molécula e leva a formação de duas moléculas "filhas", cada uma com uma dupla hélice recém-formada contendo uma fita nova e uma velha.
Então, uma diferença importante entre os mecanismos de replicação de procariontes e eucariontes refere-se à quantidade e à natureza das origens de replicação. Enquanto as bactérias apresentam apenas uma origem de replicação em seu cromossomo, a replicação de uma molécula de DNA eucariótico inicia-se em diversos sítios.
Nos eucariontes a transcrição ocorre no núcleo, enquanto a tradução ocorre no citoplasma. Já nos procariontes tal separação celular não existe, sendo os dois processos muito bem acoplados no espaço.
Didaticamente, o processo de replicação do DNA pode ser dividido em três etapas: iniciação, alongamento e terminação.
Como a abertura da dupla fita é gradual a partir da forquilha de replicação e o sentido de replicação deve ser obrigatoriamente na direção 5´ para 3´, a síntese das duas fitas ocorre de forma descontínua, ou seja, em sentidos opostos.
De um lado, a fita nova pode ser feita de forma contínua, de fora para dentro (da extremidade aberta para o fundo da forquilha), do outro lado a síntese tem que ser feita de dentro para fora. Por isso a fita feita desta forma é chamada fita descontínua.
O processo de replicação do DNA ocorre da seguinte maneira: O DNA é envolto em moléculas proteicas especiais denominadas histonas. A combinação do DNA com as proteínas são chamados nucleossomos. Em seguida os nucleossomos são empacotados e o resultado de DNA mais proteínas compactados são chamados de cromatina.
Todos esses iniciadores são proteínas que ativam a replicação de DNA. Por exemplo, a DNAa é um fator de iniciação de replicação que promove o desenrolamento de DNA em OriC. O início da fase de iniciação da replicação do DNA é determinado pela concentração da proteína DnaA.
A replicação do DNA requer outras enzimas além da DNA polimerase, incluindo DNA primase, DNA helicase, DNA ligase, e topoisomerase. DNA polimerase: DNA polimerases são responsáveis pela síntese do DNA, elas adicionam nucleotídeos, um por um, à fita crescente de DNA, incorporando somente aqueles que são complementares à fita molde.
O mecanismo de replicação dos eucariotos difere-se dos procariotos. O eucarioto possui uma fita dupla hélice, ou seja, contém duas fitas enroladas e que são mantidas presas por ligações de pontes de hidrogênio. Sua replicação se dá a partir de um ponto, determinado como ponto de origem (figura 1).
Como fazer múltiplas na Betway?
O que diferencia as doenças emocionais das mentais?
Quanto custa para registrar um contrato de união estável?
O que é uma pessoa com boa personalidade?
O que é visto por último no WhatsApp?
Qual o tipo de rosto de Angelina Jolie?
O que têm em uma torre de celular?
Como é formada uma sociedade anônima?
Como ser estilo Melanie Martinez?
Quais as atividades básicas de uma equipe de Saúde da Família?
Como ter um Coração de Maria no mundo de Marta CPAD?
Como vou saber se saiu a vaga na creche?
Como fazer o relacionamento dar certo?
Como funciona plataforma de investimentos?