O leite é produzido pelas glândulas mamárias. Estas glândulas são tão importantes, a ponto de serem a base para a classificação de um grupo específico de animais: os mamíferos! Estas glândulas começam a ser formadas quando a futura mamãe ainda é um bebê, no útero.
Depois que o bebê nasce e tenta mamar, outros dois hormônios continuam agindo: a prolactina e ocitocina. Quando o hormônio prolactina é liberado no organismo, é como um comando que ativa a produção do leite nos alvéolos mamários, células no interior dos seios.
Até o momento, as recomendações são de que as crianças se alimentem exclusivamente de leite materno até os 6 meses de vida e continuem sendo amamentadas até os 2 anos ou mais, caso seja possível.
Já a produção do leite propriamente dito só tem início após o parto, quando outros hormônios, como a prolactina e a ocitocina, entram em cena. Eles estimulam certas células dos seios a fabricarem o líquido precioso, num processo que a gente explica tintim por tintim no infográfico ao lado.
Fases do leite materno Nos primeiros dias do aleitamento, as glândulas mamárias produzem o colostro, um primeiro leite muito rico em nutrientes. A partir do quarto dia, ele se transforma num leite de transição, e, somente no décimo dia, as glândulas mamárias produzem o leite maduro.
Fique por dentro de todo o processo que acontece no corpo da mulher. Muito se fala sobre os benefícios que o leite materno oferece para o bebê – aumento da imunidade, redução do risco infecções e menos tendência a ser obeso são apenas alguns deles. E não é só o pequeno que entra nessa lista de vantagens.
Mantenha-se hidratada. A água é a principal matéria-prima para a produção do leite materno. “A recomendação é beber de 2 a 3 litros por dia”, orienta o cirurgião ginecológico. Sucos de frutas naturais (e sem açúcar!) também podem ajudar nesse processo.
Já a produção do leite propriamente dito só tem início após o parto, quando outros hormônios, como a prolactina e a ocitocina, entram em cena. Eles estimulam certas células dos seios a fabricarem o líquido precioso, num processo que a gente explica tintim por tintim no infográfico ao lado.
1. Amamente Não há nada melhor para manter a fabricação do leite materno ativa do que a própria sucção que o bebê faz enquanto amamenta. É esse movimento que garante a continuidade de todo o processo demonstrado passo a passo no infográfico acima.
Como cadastrar na tarifa social da Cemig?
Como ganhar dinheiro sendo professor na internet?
Como cadastrar chave PIX no app Sicoob?
Qual a imagem que o professor de educação física passa?
Como fazer cadastro para criar pássaros silvestres?
Como se inscrever no Menor Aprendiz 2021?
O que fazer para matar a saudade a distância?
Porque Libra não combina com Leão?
Como chama um cara que é maconheiro?
Como ser perito judicial pedagogo?
Qual a importância do planejamento estratégico pessoal?
Como eu faço uma mamadeira de 30ml de aptamil?
Como fazer o leite com Mucilon?
Como fazer leite para recém nascido?
Como se faz um lançamento de um livro?
Quantos ml de Nan para bebê de 3 meses?
Como preparar os jovens para as novas demandas do mercado de trabalho?