Pertencentes ao gênero Bothrops e Bothrocophias, 30 espécies de jararacas ocorrem no território brasileiro em diversos tipos de regiões e ambientes.
Jararacuçu (Bothrops jararacussu)Jararaca(Bothrops jararaca)Jararaca-pintada (Bothrops neuwiedi)Jararaca-pintada (Bothrops diporus)Jararaca-do-Pampa (Bothrops pubescens)Cruzeira (Bothrops alternatus)Cotiara (Bothrops cotiara)
A jararaca é a cobra que mais pica no Brasil, sendo responsável por 90% dos casos. Existem pelo menos 20 tipos diferentes de jararacas.
CotiarinhaStatus de Conservação (MMA): Quase Ameaçada (NT).Curiosidades: Essa é a menor espécie de Jararaca encontrada no Brasil, sendo que sua peçonha (secreção venenosa) possui substâncias que causam hemorragia e necrose podendo ser necessário, em casos graves, a amputação dos membros afetados.
As serpentes (cobras) mais venenosas do Brasil são: (1º) a coral verdadeira, (2º) a cascavel, (3º) a surucucu pico-de-jaca e (4º) a jararaca. A surucucu é a maior serpente venenosa do continente americano e uma das maiores do mundo, podendo atingir até 4,5m de comprimento.
45 curiosidades que você vai gostar
Essa percepção é possível por meio de um órgão chamado fosseta loreal: um buraco localizado na cabeça da serpente, entre o olho e a narina. A presença desse órgão também serve para identificar algumas das serpentes peçonhentas no Brasil: Jararacas, cascavéis e surucucus-pico- de jaca.
Cobra Taipan
A Taipan é considerada a primeira entre as cobras mais venenosas do mundo. Seu veneno hemotóxico é potente e complexo, e capaz de destruir células sanguíneas causando hemorragia interna.
Então, a fecundação acontece dentro da fêmea. Isso mesmo! A fecundação ocorre dentro do corpo da cobra, mas o desenvolvimento do filhote pode acontecer tanto dentro, quanto fora de seu corpo. Algumas espécies de cobras botam o ovo fecundado e o filhote se desenvolve fora do corpo da mãe.
Quando filhote, a Jararaca, como a maioria dos membros do gênero Bothrops, possui a extremidade da cauda ligeiramente clara ou amarelada. Isto porque, ela utiliza a cauda para atrair pequenas rãs e sapos, bem como pequenos lagartos, do qual se alimenta. Na fase adulta se alimenta de pequenos roedores.