O surgimento de manchas esbranquiçadas com ou sem sintomas merece avaliação dermatológica. Qualquer parte do corpo pode ser acometido. Áreas de pelos brancos no corpo ou no couro cabeludo, bem como cílios e sobrancelhas, também podem indicar início da doença.
Como identificar. O principal sintoma do vitiligo é o surgimento de manchas esbranquiçadas em locais mais expostos ao sol, como mãos, rosto, braços ou lábios e, inicialmente, costuma surgir como uma mancha pequena e única, que pode aumentar em tamanho e em quantidade caso o tratamento não seja realizado. Outros sinais incluem:
Não há como prever como o vitiligo evolui. Uma vez tendo perdido a cor da pele, é muito raro e difícil que ela volte à cor que tinha antes.
Outras doenças autoimunes podem surgir associadas ao vitiligo, como psoríase, diabetes, esclerodermia, lúpus e artrite reumatoide.
Vitiligo pega? Uma vez que não é causado por nenhum micro-organismo, o vitiligo não pega e, por isso, não há qualquer risco de contágio quando se toca na pele de uma pessoa com o problema.
Quais são os elementos da contagem?
Quem foi o alemão Bert Hellinger?
Tem como saber o tipo de sangue do bebê antes de nascer?
Quais foram as consequências da invasão para o povo iraquiano?
Quantos palmos abaixo da terra?
Quais são os benefícios não monetarios?
O que é considerado um bom salário nos Estados Unidos?
Qual é a diferença entre posseiros e grileiros?
Tem que ter faculdade para ser policial militar?
Quais as metodologia na educação infantil de acordo com a BNCC?
Quais são as melhores escolas particulares?
Quais são os tipos de viabilidade?
Como pintar sapato de couro com tinta de tecido?