Ilha Grande, Rio de Janeiro
Comando Vermelho/Local de fundação
1979, Ilha Grande, Rio de Janeiro
Comando Vermelho/Fundação
Atualmente o Comando Vermelho é uma das principais organizações criminosas do país, sendo responsável por diversos homicídios, comercialização de armas e outros tipos de violência urbana.
Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema “Paz, Justiça e Liberdade” e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio. Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo.
Apesar da presença de dezenas de concorrentes, o Primeiro Comando da Capital, maior facção brasileira inclusive com presença internacional em outros países da América do Sul, é o grupo com maior número de presos no sistema federal: são 204 integrantes dentro de uma população de pouco mais de 640 detentos.
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) prendeu neste sábado, 10, Roger Pereira Moizinho, conhecido como “Macarrão”, que é apontado como chefe da facção criminosa Comando Vermelho.
Os principais fundadores foram Willians da Silva Lima, o "Professor", Paulo César Chaves e Eucanã de Azevedo. A cocaína foi a responsável pela grande ampliação do poder do CV, na virada dos anos 70 para os 80.
Roger Pereira Moizinho
A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) prendeu neste sábado, 10, Roger Pereira Moizinho, conhecido como “Macarrão”, que é apontado como chefe da facção criminosa Comando Vermelho.
Paz, Justiça e Liberdade Surgiu a partir da Falange Vermelha, com o lema “Paz, Justiça e Liberdade” e institucionalizou o mito das organizações criminosas no tráfico do Rio.
O livro Comando Vermelho, de autoria de Carlos Amorim, cita em vários trechos, histórias de José Lourival Siqueira Rosa, o ‘Mimoso’. Durante doze anos, Amorim recolheu depoimentos, opiniões e informações oficiais sobre o Comando Vermelho. Carlos Amorim trabalhou nos jornais: A Notícia, O Globo, TV Globo, SBT, Rede Manchete e na TV Record.
Como afirmou William da Silva Lima, o Comando Vermelho foi, inicialmente, uma estratégia para sobreviver na adversidade extrema. É desse pensamento que surgiu o lema da facção, que até hoje aparece pichado nas paredes dos presídios: “paz”, “justiça” e “liberdade”.
Comando Vermelho Jovem era uma facção criminosa carioca, que ora atuava de forma autônoma, ora atuava como uma ala do Comando Vermelho, da qual foi uma dissidência, e que era mais frequentemente citada nas páginas policiais durante a década de 1990. Inspirada no CVJ, surgiu pouco depois a facção jovem do Terceiro Comando, Terceiro Comando Jovem.
Ele arruma uma nova profissão: assaltante de bancos e assume o lugar deixado por William da Silva Lima, chefe do Comando Vermelho. Existem várias publicações a respeito da Falange Vermelha, com citações e histórias de José Lourival Siqueira Rosa, o Mimoso.
Qual é a definição de um prisma?
Quem paga a inclusão de gravame?
Quais são as formas de atribuição de uma variável em JavaScript?
Qual é a diferença de erro de fato é erro de direito?
Quanto cobrar para ser responsável técnico de uma obra?
O que abre em Fortaleza no dia 25 12?
Como calcular desconto Imposto de Renda 2021?
O que significa sonhar com lugar abandonado e sujo?
Como sacar dinheiro do PayPal no caixa eletrônico?
Quem pode fazer a pós-graduação?