Atualmente Plutão está a 32,9 UA do Sol. Plutão foi descoberto em 1930 por Clyde Tombaugh e até 2006 foi considerado o nono planeta do Sistema Solar.
Sendo assim, Plutão acabou sendo rebaixado à categoria de planeta-anão porque, ao seu redor, há um "mar" de outros objetos, já que sua gravidade não é intensa o suficiente para atraí-los e, assim, limpar sua órbita.
Isso porque a distância entre a Terra e Plutão, algo como 5 bilhões de quilômetros, dificulta – e muito – a transmissão de dados entre a nave e o centro de comando, nos Estados Unidos.
Translação e rotação
Plutão leva 248 anos terrestres para completar uma volta ao redor do Sol. Isso significa que um ano em Plutão equivale a 248 anos na Terra. Ele gira em torno de si mesmo bem devagar, demorando aproximadamente 6,5 dias terrestres para completar uma volta.
Em 2006, uma controvérsia assolou a comunidade da astronomia, quando Mike Brown, da Caltech, fez com que a União Astronômica Internacional (IAU) rebaixasse Plutão da categoria de “planeta”.
35 curiosidades que você vai gostar
Atualmente, reconhecemos quatro planetas anões em nosso Sistema Solar, além de Plutão: Ceres, Haumea, Makemake e Éris. Geralmente, eles têm massas muito pequenas, de forma que não são os astros dominantes em suas órbitas e às vezes possuem luas que têm tamanhos muito parecidos com o do próprio planeta anão que orbitam.
Plutão deixou de ser planeta há 15 anos por não atender aos requisitos da categoria de planetas oficiais. O ex-chefe da NASA, Jim Bridenstine, pediu a restituição do status planetário de Plutão em 2019, afirmando "foi assim que eu aprendi e estou comprometido com isso", mas não adiantou.
O Ano de Plutão tem cerca de 248 anos terrestres; a duração do Dia de Plutão tem cerca de 6 dias e 10 horas. A idade de Plutão é de cerca de 4,6 bilhões de anos. Plutão possui apenas 1 satélite natural: Caronte, com diâmetro de 1186 km.
Plutão leva cerca de 248 anos para dar uma volta completa em torno do Sol, permanecendo em um signo de 14 a 20 anos, aproximadamente. Dessa forma, ele é conhecido como um planeta geracional, simbolizando assim, a qualidade de toda uma geração e não as singularidades de cada pessoa.
A sonda sobrevoou Plutão em 14 de julho de 2015, após nove anos e meio de viagem interplanetária, alcançando o seu ponto mais próximo da superfície do planeta, cerca de 12 500 km de distância, às 12h49min UTC, a uma velocidade de 45 000 km/h.
Explorar a superfície de Plutão poderia ser difícil por conta de suas montanhas e penhascos, mas se considerarmos apenas seu tamanho, levaria pouquíssimo tempo, já que o tamanho de Plutão é de apenas 2/3 da nossa Lua. Toda sua área é praticamente do mesmo tamanho do território da Rússia.
Mas, em 2006, uma mudança na definição da União Astronômica Internacional sobre o que é um planeta fez com que Plutão mudasse de categoria para planeta anão. Ele cumpre dois dos critérios para ser enquadrado como planeta, mas não um terceiro, o de ter uma órbita livre.
Plutão foi descoberto em 1930 e declarado o nono planeta do Sistema Solar. Em 24 de agosto de 2006, porém, uma decisão chocante da União Astronômica Internacional (IAU) mudou a astronomia e o que havíamos aprendido na escola até então.
Dados foram obtidos por ondas de rádio refletindo em Vênus
O estudo revelou que uma única rotação venusiana demora 243,0226 dias terrestres. Isso significa que um dia dura mais do que um ano em Vênus, que completa uma órbita completa ao redor do sol em 225 dias terrestres.
Os dias e as noites do nosso planeta são definidos pelo movimento de rotação que a Terra faz em torno de seu próprio eixo, certo? É bem aqui que está um detalhe importante: este movimento de 360º não leva 24 horas exatas para ser feito, mas sim 23 horas e cerca de 56 minutos.
Plutão é menor que uma série de luas, como Europa, Titã, Ganímedes e Calisto (as quatro luas conhecidas do planeta Júpiter), e também que a Lua da Terra. Desde então, Plutão é um planeta-anão e o sistema solar conta com oito planetas.
Conheça os 8 planetas do sistema solar e saiba como estudá-los Mercúrio. Vênus. Terra. Marte. Júpiter. Saturno. Urano. Netuno.
O planeta recém descoberto foi batizado com o nome Proxima d. Ele orbita a estrela Proxima Centauri a uma distância de cerca de 4 milhões de km, o que é menos de um décimo da distância entre Mercúrio e o Sol.
O Planeta Nove é um planeta hipotético na região externa do Sistema Solar. Seus efeitos gravitacionais poderiam explicar o improvável agrupamento de órbitas para um grupo de objetos transnetuniano extremos (ETNO), corpos além de Netuno que orbitam o Sol a distâncias médias mais de 250 vezes maiores que a da Terra.
Por que vale a pena viajar a Plutão? Para começar, esse é o último dos nove planetas "clássicos" a ser visitado por uma missão espacial. Ainda que, em 2006, Plutão tenha sido rebaixado de planeta para a categoria inferior de planeta anão, esse enigmático habitante dos confins gélidos do Sistema Solar tem muito a dizer.
Quem o Brasil apoiou na Primeira Guerra Mundial?
Tem como reprovar por falta em 2021?
Como saber quem sofre redução é oxidação?
Qual a diferença de própolis e geleia real?
Quais os melhores sabores de Juice?
Como transformar um vídeo em 9 16?
Porque só tem tubarão em Recife?
Quem tem química no cabelo pode pegar piolho?
Qual formato de música mais executado atualmente?
Qual o número da população mundial?
O que acontece se a pessoa não dorme?
Porque colocar arruda atrás da orelha?