Onde está o princípio da proporcionalidade na CF?

Pergunta de Irina Marques Antunes em 27-05-2022
(44 votos)

No Brasil, o princípio da proporcionalidade encontra-se implicitamente previsto na Constituição Federal de 1988, mas está expressamente posto no art. 2º da Lei nº 9.784/1999, a qual, em seu art. 2º, preceitua que a Administração Pública obedecerá, dentre outros, ao princípio da razoabilidade e da proporcionalidade.

O que é o princípio da proporcionalidade?

No âmbito das liberdades da comunicação, onde é mais utilizado, o princípio da proporcionalidade nos leva a crer que só podem ser restringidas na estrita medida em que isso seja necessário para salvaguardar direitos ou interesses constitucionalmente protegidos, de natureza individual ou coletiva.


Quais os 3 Subprincipios da proporcionalidade?

A doutrina alemã subdivide o princípio da proporcionalidade em três subprincípios: adequação, necessidade ou exigibilidade e proporcionalidade em sentido estrito, os quais se referem às etapas que são verificadas na aplicação da proporcionalidade e, estando os três subprincípios presentes, a proporcionalidade é ...

Onde está o princípio da razoabilidade na CF?

No Direito Brasileiro, o princípio da razoabilidade pode ser observado, por exemplo, no artigo 5º, inciso LXXVIII, da Constituição Federal[3], no artigo 461, § 4º, do Código de Processo Civil[4], no artigo 2º da Lei 9.784/99[5], no artigo 3º da Lei 1.533/51 (antiga Lei do Mandado de Segurança), no artigo 111 da ...

O que vem a ser os princípio da razoabilidade e da proporcionalidade CF 88?

O princípio da proporcionalidade e da razoabilidade são princípios não escritos, cuja observância independe de explicitação em texto constitucional, porquanto pertencem à natureza e essência do Estado de Direito. Portanto, são direito positivo em nosso ordenamento constitucional.

Princípio da proporcionalidade


16 curiosidades que você vai gostar

O que vem a ser o princípio da razoabilidade?

O princípio da razoabilidade é conceituado por Barroso (2014) como um basilar de valoração dos atos do Poder Público, para aferir se eles estão informados pelo valor superior inerente a dado ordenamento jurídico: a Justiça.

Qual a diferença entre o princípio da proporcionalidade e da razoabilidade?

Segundo ela, enquanto a proporcionalidade consiste na graduação da medida (proibição do excesso), a razoabilidade leva em conta análises de: Adequação: compatibilidade entre a medida adotada e o caso concreto.

Como aplicar o princípio da razoabilidade?

Para a aplicação da razoabilidade não se pode desvincular-se da realidade. Essa forma de aplicação também deve ser utilizada em casos em que a norma, concebida para ser aplicada em determinado contexto sócio–econômico, não mais possui razão para ser aplicada.

Quais os princípios previstos no art 8º do CPC?

8o Ao aplicar o ordenamento jurídico, o juiz atenderá aos fins sociais e às exigências do bem comum, resguardando e promovendo a dignidade da pessoa humana e observando a proporcionalidade, a razoabilidade, a legalidade, a publicidade e a eficiência.



Outras questões

De quem é a frase as melhores coisas da vida não são coisas?

Qual o melhor condutor de calor cobre ou alumínio?

Quanto que é um terço de 1600?

Quais são os tipos de relatórios usados nas empresas?

Quais são as mudanças irreversíveis?

É normal o pino da panela de pressão não girar?

Como repor a elastina do corpo?

Quais os benefícios de pular corda em jejum?

Quem é que marca o impedimento?

Como corrigir erro do PJe?

É possível a mutatio libelli?

Qual o efeito da carta testemunhável?

Qual melhor cidade para aposentado morar no Brasil?

Quando a cantada vira crime?

Quantas pessoas em um mini wedding?

O que é aditiva e alternativa?

O que causa a labirintite emocional?

Qual é o inseto mais perigoso para os humanos?

Quem acolheu Paulo?

O que significa Anitta no candomblé?

Política de privacidade Sobre nós Contato
Copyright 2024 - todasasrespostas.com