A simpática cadela é lembrada como heroína, mas morreu torrada em uma nave espacial poucas horas após começar a orbitar a Terra.
Em 3 de novembro de 1957, a cadela Laika era enviada ao espaço a bordo da Sputnik II, morrendo entre cinco e sete horas depois do lançamento, muito antes do esperado pela equipe russa.
"Foram escolhidas cadelas porque não precisavam levantar a pata para urinar e, portanto, precisavam de menos espaço que os machos, e sem pedigree porque são mais espertas e menos exigentes", explicou a especialista que atualmente dirige um laboratório do Instituto de Problemas Médico-Biológicos de Moscou.
E elas não decepcionaram os cientistas. Anita acabou morrendo na estação espacial, pouco antes de retornar à Terra, enquanto Arabella morreu na cápsula de regresso, durante a reentrada na atmosfera. Os corpos das “aranhas-astronautas” estão em exposição no Museu Smithsonian, em Washington.
Entre 1948 e 1961, 48 cães foram enviados pela o espaço pela União Soviética e 20 deles morreram. Duas tartarugas, moscas e o chamado bicho-da-farinha orbitaram em volta da lua em 1968, e seguiram-se sapos, gatos e aranhas.
17 curiosidades que você vai gostar
Moscas, peixes, tartarugas, lesmas, minhocas e abelhas já tiveram sua experiência extraterrena. Até mesmo aranhas foram enviadas para testar suas habilidades de tecer uma teia em ambiente de microgravidade. A viagem de animais ao espaço começou em 1947, quando os americanos enviaram moscas-das-frutas em uma cápsula.
Os animais no espaço, originalmente serviram para testar a capacidade de sobrevivência em voos espaciais, antese que voos espaciais tripulados fossem tentados.
Durante a década de 1950 e a década de 1960, a União Soviética utilizou vários cães como seres substitutos em testes de voos sub-orbitais e orbitais, a fim de determinar a possibilidade do voo espacial humano. Nestas duas décadas os soviéticos lançaram missões tripuladas com pelo menos 57 cachorros.
Os tardígrados - frequentemente chamados de ursos da água - são criaturas com menos de um milímetro de comprimento que podem sobreviver a temperaturas de 150ºC e congeladas até quase zero absoluto. Eles estavam viajando em uma espaçonave israelense que se acidentou ao pousar na Lua em abril.
Laika (em russo: Лайка), ou Laica, é um tipo de cães que engloba várias raças de cães de caça do norte da Rússia e Sibéria, entre as quais algumas são Laika-da-sibéria-ocidental, Laika-da-iacútia, Laika-da-sibéria-oriental, Laika-da-carélia e Laika russo-europeu.
No dia 12 de abril de 1961, a URSS venceu mais um episódio da corrida espacial ao colocar o primeiro homem no espaço sideral. O cosmonauta Yuri Gagarin tripulou a nave espacial Vostok I, que realizou um voo orbital de 108 minutos.
Doze pessoas diferentes já caminharam sobre a Lua, com o primeiro tendo sido Neil Armstrong e o último Eugene Cernan. Todas as alunissagens tripuladas ocorreram entre julho de 1969 e dezembro de 1972 como parte do Programa Apollo.
Estiveram na órbita da Terra 2 macacos, 57 cachorros, tartarugas, aranhas, sapos e moscas com o objetivo de estudar os efeitos do espaço no organismo.
O tardígrado, invertebrado que vive em musgos, é o animal mais resistente do mundo, já que é capaz de sobreviver no espaço e até procriar na volta à Terra sem nenhum tipo de proteção; sendo também resistentes a extremos de calor, frio e radiação.
Mas o mais importante para os pesquisadores é o que estava dentro do aracnídeo: estruturas respiratórias compatíveis com a vida na terra, e não na água, e com a respiração do ar. O escorpião é o mais antigo animal a apresentar tais evidências.
Conheça a dickinsonia, o primeiro animal do mundo
Poucas pessoas a conhecem, mas a dickinsonia é uma criatura que existiu durante o período Ediacarano, ou seja, 635 milhões de anos atrás. Deste período vêm fósseis de extrema raridade, aos quais a dickinsonia foi adicionada.
Em 3 de novembro de 1957, a cachorrinha Laika tornou-se o primeiro ser vivo a viajar para o espaço. A viagem a bordo do satélite soviético Sputnik 2 permitiu observações importantes para futuras viagens espaciais.
Yuri Gagarin: os perigos ocultos no primeiro voo tripulado ao espaço há 60 anos. Em sua pequena nave, com pouco mais de um metro e oitenta de diâmetro, Yuri Gagarin (1934-1968) partiu para a viagem que seria a primeira de um ser humano ao espaço sideral. Gagarin ia mais como passageiro do que como cosmonauta.
Filho de pais camponeses, nascido em 9 de março de 1934 em uma fazenda em Kluchino, distrito de Gjatski (atual Gagárin), Yuri Gagarin (1934-1968) foi um cosmonauta da antiga União Soviética e também o primeiro homem a ir ao espaço e viajar na orbita da Terra.
Apollo 17 foi a sexta e última missão tripulada do Projeto Apollo à Lua, realizada em dezembro de 1972.
Ao contrário de Neil Armstrong e Buzz Aldrin, porém, ele nunca andou no satélite. O piloto ficou no controle do módulo de comando, que estava em órbita, distante da superfície lunar. Por causa disso, foi muitas vezes chamado de "astronauta esquecido" ou "o homem mais solitário da história".
Mortes. Até 2019, dezoito astronautas perderam a vida numa viagem espacial. Treze deles eram americanos, quatro soviéticos e um israelense.
Ao levar ao espaço o primeiro satélite, o primeiro ser humano e a primeira estação orbital, a União Soviética conseguiu vencer os Estados Unidos, grande rival na Guerra Fria e cujo programa espacial, desenvolvido sob orientação do engenheiro alemão Wernher von Braun, era mais sofisticado e contava com mais fundos.
Qual o efeito da aspirina no cabelo?
Para que serve o corante líquido xadrez?
Como correr rápido em Bloodborne?
Qual a versão 64-bit do Windows 10?
Qual o melhor substituto para a carne?
Qual a melhor cantada para usar com mulheres?
Como usar o chá de capim santo no cabelo?
Como passar camisa muito amarrotada?
Como chegar em Trancoso de Arraial d'Ajuda?
Como os japoneses vivem no Brasil atualmente?
Como passar cartão de crédito à distância na máquina da rede?
Quais são os mamíferos úteis para o homem?
Tem como transferir arquivos de um notebook para outro?
Como funcionam as marchas de uma bicicleta?
Como os meios de transporte contribuem para integrar o território?