Os fibroblastos são células de origem mesenquimática que tem como função a síntese de componentes fibrilares (colágeno e elastina) e não fibrilares (glicoproteínas e proteoglicanas) da matriz extracelular do tecido conjuntivo.
Os fibroblastos são as células mais comuns no tecido conjuntivo propriamente dito. São alongados ou estrelados, com longos prolongamentos, núcleo eucromático e nucléolo proeminente.
Os fibroblastos são as células mais jovens, tem uma intensa atividade de síntese, tem um citoplasma abundante com vários prolongamentos e núcleo ovóide. FIBRÓCITO: É o fibroblasto velho, ele é mais delgado, fusiforme e são em menor número que o fibroblasto.
Os fibroblastos são as principais células envolvidas na cicatrização e têm por principal função a manutenção da integridade do tecido conjuntivo, pela síntese dos componentes da matriz extracelular (JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004).
A principal célula envolvida na cicatrização é o fibroblasto (PARENTEAU, 1991; JUNQUEIRA & CARNEIRO, 2004). São fibroblastos inativos cuja atividade celular é a fibrose (BANKS, 1992). São menores do que os fibroblastos e possuem aspecto fusiforme com poucos prolongamentos citoplasmáticos.
30 curiosidades que você vai gostar
Na continuidade do processo, ocorrem no tecido lesado a infiltração de células circulantes (neutrófilos e monócitos) e a migração de células das áreas adjacentes como células epiteliais, queratinócitos e fibroblastos.
À medida que as células morrem e são absorvidas, os fibroblastos ganham mais para lidar com a mudança. Os fibroblastos também estão envolvidos na produção da substância fundamental, um componente não celular da matriz extracelular que inclui uma variedade de proteínas e outros compostos.
O fibrócito é um fibroblasto que tem menor atividade sintetizante de proteínas, mas que não parou de produzí-las totalmente. Eventualmente, se houver um estímulo adequado, como, por exemplo, nos processos de cicatrização, em que a síntese de colágeno é intensa, o fibrócito volta a transformar-se em fibroblasto.
O colágeno é sintetizado intracelularmente em pequenas porções por diferentes tipos celulares, principalmente por fibroblastos, condroblastos e osteoblastos, e exportado para fora da célula, onde através de enzimas polimerizantes adquire sua estrutura em tripla hélice.
Como saber quantas horas eu joguei um jogo?
Como saber se tem leite no rótulo?
Como saber quantas linhas tem um texto no Word?
Quando você não consegue tirar uma pessoa da cabeça?
O que é predicado verbo-nominal exemplos?
Como saber qual melhor suplemento para mim?
Como parar de perder tempo na vida?
Como saber quantas Estrelas tenho no Avon?
Como identificar a problemática de um texto?
Como saber se uma pessoa viu meu Stories mais de uma vez?
Como falar menos da minha vida?
Quais são os tipos de dígrafos?
Como distribuir tomadas nos cômodos?
Como parar de cobrar as coisas?
Qual a relação entre o ciclo do carbono e o aquecimento global?
O que marca o surgimento da literatura no Brasil?
Como recuperar o nível do Candy Crush?