Ela inicia-se na boca com a ação da enzima amilase, que está presente na saliva e faz a digestão do amido. No estômago, ocorre a ação do suco gástrico, constituído por ácido clorídrico e pela enzima pepsina, que atua na digestão das proteínas.
Dentre as organelas celulares com papel essencial na digestão intracelular estão os lisossomos. Eles são oriundos do Complexo de Golgi e são preenchidos por enzimas digestivas produzidas no retículo endoplasmático rugoso.
A parte mais longa do intestino delgado, formada pelo jejuno e pelo íleo, é onde termina a digestão dos alimentos.
Ocorre somente no interior da célula. A partícula é englobada, por pinocitose ou fagocitose, sendo então digerida no interior de vacúolos através das enzimas lisossômicas.
Os lisossomos são organelas que apresentam em seu interior grande quantidade de enzimas digestivas. A célula apresenta diversas organelas que trabalham juntas para manter o seu bom funcionamento.
44 curiosidades que você vai gostar
Digestão: desdobramento do alimento em partes menores; Absorção: processo realizado pelos intestinos (delgado e grosso); Defecação: eliminação de substâncias que não foram digeridas no trato gastrointestinal.
Quando o alimento é ingerido, ele passa pela boca, esôfago, estômago, intestino delgado, intestino grosso, reto e ânus. Durante o percurso, o bolo alimentar sofre a influência de órgãos e enzimas, que ajudam a extrair dele os nutrientes necessários.
A digestão se inicia quando colocamos o alimento na boca. A produção de saliva é estimulada, e os dentes e a língua trabalham para triturá-lo e umedecê-lo. Após este momento, ele é engolido, passando pela faringe e pelo esôfago e, depois, para o estômago.
O intestino delgado é o órgão responsável pela absorção dos alimentos, permitindo que os minerais, as vitaminas e nutrientes sejam aproveitados pelo organismo. Embora o intestino delgado represente praticamente ¾ do sistema digestivo, é muito raro o desenvolvimento de um câncer nesse órgão.
→ Intestino delgado
Possui três segmentos: o duodeno, o jejuno e o íleo. Nessa porção do sistema digestório, a digestão é finalizada e há absorção de nutrientes. O órgão é responsável pela maior parte do processo de digestão.
Os movimentos peristálticos ocorrem como consequência da contração dos músculos lisos que constituem os órgãos do tubo digestório.
A digestão compreende a mistura dos alimentos, sua passagem através do trato digestivo e a decomposição química das moléculas grandes em menores. Começa na boca, quando mastigamos, e termina no intestino delgado.
Passando pela boca a comida cai num tubo chamado esôfago e aí sim ela chega ao estômago, que é um lugar parecido com um saquinho. Ele produz algumas substâncias, que também são enzimas, que quebram o alimento (as proteínas, os carboidratos) em moléculas ainda menores.
Como acontece o processo digestivoDigestão na cavidade orofaríngea. Na boca, os dentes trituram e esmagam os alimentos ingeridos em partículas menores e o bolo alimentar formado é umedecido pela saliva. ... Digestão no estômago. ... Digestão no intestino delgado.
Tipos de digestãoDigestão intracelular: ocorre somente no interior da célula. ... Digestão extracelular e extracorporal: ocorre totalmente fora das células, em cavidades do organismo (tubo digestivo). ... Digestão extra e intracelular: inicia-se no tubo digestivo e completa-se no interior da célula.
No intestino grosso, a digestão é completada. Ocorre a absorção de água e os resíduos da digestão que sobram após essa absorção compactam-se e formam as fezes, que serão eliminadas pelo organismo através do ânus.
A respiração celular ocorre nas mitocôndrias das células animais. Nas células vegetais a organela responsável pela respiração celular é o cloroplasto.
Lisossomos são organelas membranosas. Estão presentes em células eucarióticas (que possuem núcleo definido), sendo considerados, por muitos autores, uma organela exclusiva da célula animal. Contêm enzimas e estão relacionados com a digestão intracelular.
(Urca) Os lisossomos são organelas citoplasmáticas responsáveis pela digestão intracelular. Atuam como verdadeiras “máquinas” de desmonte de substâncias que são fagocitadas pela célula.
A boca é a entrada do tubo digestório. A ingestão, a digestão parcial e a lubrificação do alimento, ou bolo alimentar, são as principais funções da boca e de suas glândulas salivares associadas. A boca ou cavidade oral, inclui os lábios, as bochechas, os dentes, a gengiva, a língua e o palato.
Estômago. No estômago os movimentos peristálticos misturam o bolo alimentar ao suco gástrico, produzido pelas glândulas da mucosa gástrica. Esse suco contém o ácido clorídrico, que mantém a acidez estomacal, dando condição favorável ao trabalho das enzimas na digestão.
Fenômenos Físicos: Consiste na quebra, trituração e condução dos alimentos ao longo do tubo digestivo. São eles: mastigação, deglutição e peristaltismo. Fenômenos químicos : Consiste na ação enzimática (amilase salivar, suco gástrico e pancreático) sobre os alimentos.
O estômago é um órgão do sistema digestório que armazena o alimento e inicia o processo de digestão de proteínas. Por meio da atividade muscular e química que exerce, o estômago é responsável pela formação do quimo, uma massa viscosa que segue em direção ao intestino delgado para a continuação do processo de digestão.
Intestino delgado: é o maior compartimento do sistema digestório, podendo atingir mais de 6 metros. Ele pode ser dividido em três porções: duodeno, jejuno e íleo.
Como recusar um convite sem ser indelicada?
Como controlar os sentimentos na gravidez?
Como recuperar porta estufada?
Como faço para mudar a senha do E-mail pelo celular?
Como redefinir a senha do Windows 10 pelo pendrive?
O que fazer quando Mi Band 4 não conecta?
Como recusar uma proposta de promoção?
Como declinar uma proposta de orçamento?
Como agradecer e declinar um convite?
Como imprimir lista de contatos do WhatsApp?
Quais são os conflitos na adolescência?
Como não aceitar um trabalho educadamente?
Como recusar uma proposta de entrevista?
O que fazer com as crianças quando os pais se separam?