A dieta líquida é indicada para alguns pacientes antes da bariátrica e é iniciada um mês antes da cirurgia. Ela é importante para reduzir a gordura intra-hepática (gordura do fígado) e a gordura visceral (presente no interior do abdômen).
A dieta líquida começa logo depois da cirurgia e geralmente dura entre 1 a 2 semanas. Nesse período os alimentos só podem ser consumidos na forma líquida e em pequenos volumes, cerca de 1 ml, fazendo-se cerca de 6 a 8 refeições por dia, com um intervalo de 2 horas entre as refeições.
Relação dos alimentos Permitidos na primeira semana da cirurgia bariátrica:
Entre as recomendações básicas, podemos destacar:
E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).
Os 5 cuidados antes da cirurgia bariátrica que todo paciente deve adotar
Alimentos a serem acrescentados na dieta da segunda semana após a cirurgia de redução de estômago:
Alimentos liberados na Dieta Após a Cirurgia Bariátrica
E, além disso, através do protocolo do Grupo de Cirurgia Bariátrica de Valinhos – GCBV é necessário uma semana antes da cirurgia o paciente seguir uma dieta totalmente líquida para otimizar essa perda de peso, e em alguns casos diminuir a esteatose hepática ( gordura no fígado).
Preciso fazer dieta líquida antes da cirurgia bariátrica? A dieta líquida geralmente é adotada depois da cirurgia bariátrica e é a primeira de outras fases nutricionais. A alimentação do paciente começa com líquidos e vai mudando gradativamente, até voltar completamente para a fase sólida.
Além disso, como o seu estômago ainda vai estar um pouco debilitado, a dieta pós bariátrica segue um plano alimentar que passa por várias etapas, pois, será onde o paciente vai estar readaptando o organismo para receber os alimentos. Ou seja, é uma dieta que será formada de acordo com o desenvolvimento do paciente após o procedimento.
Toda vez que as calorias da dieta são inferiores a 1250 Kcal ao dia é necessário complementar vitaminas e minerais. No caso da cirurgia bariátrica, o valor calórico da alimentação se aproxima de 350 kcal nas primeiras semanas e continua inferior a 1250 kcal no mínimo até o sexto mês após o início do tratamento.
Nesta fase da dieta, o volume ingerido deve ser entre 1 mL, devendo evitar-se a ingestão de líquidos juntamente com as refeições principais. Confira um cardápio e algumas receitas de dieta pastosa que pode usar após a cirurgia bariátrica.
Qual o CFOP de venda para consumidor final?
Qual é maior segundos ou minutos?
Como se depilar para ir à praia?
O que é uma sociedade personificada?
Qual é a hierarquia da Igreja Católica?
São fatores de risco para infecção de corrente sanguínea?
Como desidratar frutas Citricas?
Para que é indicado hipoglicemiantes?
O que é betume e para que serve?
Porque não consigo cadastrar meu chip da Vivo?
Tem como impermeabilizar porcelanato?
O que é a codificação na comunicação?
Qual perfume Carlinhos Maia usa?
Qual a parte do cérebro responsável pelo TDAH?
Quem teve hérnia pode fazer musculação?