A palavra "reciclagem" é de origem inglesa (“re” significa repetir e "cycle" corresponde à ciclo) e o ato de concretizá-la faz parte dos três "Rs" ou "erres", que significam: reciclagem, reutilização e redução.
De acordo com um estudo da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), civilizações antigas, como os hindus, possuíam regras explícitas de como descartar seus excrementos e os restos dos animais sacrificados, assim como o lixo produzido no reino. Na Idade Média, surgiram os primeiros serviços de coleta de lixo.
A reciclagem surgiu como uma maneira de reintroduzir no sistema uma parte da matéria (e da energia), que se tornaria lixo. Assim desviados, os resíduos são coletados, separados e processados para serem usados como matéria-prima na manufatura de bens, os quais eram feitos anteriormente com matéria prima virgem.
É a retirada dos resíduos sólidos que foram previamente separados segundo sua composição. Isso significa que, além de dividir entre orgânicos e inorgânicos, é essencial separar pelos tipos de materiais: vidro, papel, alumínio e até eletrônicos, como pilhas e celulares.
Com o crescimento do consumo de massa, o aumento dos resíduos sólidos domésticos passaram a chamar atenção. Um país que atuou de forma decisiva para essa mudança foi a Alemanha, que até hoje se destaca com práticas extremamente avançadas sobre reciclagem e gestão de resíduos sólidos.
Há séculos, o lixo é descartado pelo ser humano de forma equivocada na natureza. Mas, a partir da Revolução Industrial, houve grande aumento desse material. ... Grande problema atual que atinge o planeta, o lixo vem sendo produzido desde os primórdios da raça humana.
Seu inventor, Gary Anderson, foi um jovem estudante de Arquitetura e Ciências Sociais, da Universidade da Califórnia do Sul. Naquele ano a empresa americana Container Corporation of America (CCA), considerada a maior recicladora de papel da época, queria divulgar seus produtos e serviços de forma mais eficiente.
Coleta Seletiva. A Coleta Seletiva é um mecanismo de recolha dos resíduos, os quais são classificados de acordo com sua origem e depositados em contentores indicados por cores. Ou seja, eles podem ser resíduos orgânicos ou materiais recicláveis como papel, plástico, vidro, dentre outros.
Coletores para a coleta seletiva de resíduos recicláveis e não-recicláveis. Coleta seletiva ou recolha seletiva é o termo utilizado para o recolhimento dos materiais que são possíveis de serem reciclados, previamente separados na fonte geradora.
Lixeiras coloridas para coleta seletiva de materiais comuns. Foto: Kleber Cordeiro / Shutterstock.com
Apesar de toda a sua importância, os programas de coleta seletiva ainda são incipientes no Brasil, estando presentes em cerca de 41% dos municípios. Predomina no país a coleta porta a porta, com destaque para o trabalho realizado pelas cooperativas e associações de catadores, enquanto a coleta por meio dos PEVs ainda é pouco difundida.
Como saber o local da prova do Encceja 2021 Inep?
Como responder a um retorno negativo de entrevista?
Quais os passos para interpretar um gráfico?
Qual o prazo para retificar IRPF 2018?
Como saber se o meu cartão de crédito?
Quando ocorre o recolhimento da CNH?
Qual o limite do cartão PagBank?
Qual a influência do planalto da Borborema no clima do sertão nordestino?
Como descobrir o grupo na tabela periódica?
Como remover a numeração de uma página?
O que significa fator Rh positivo no exame de sangue?