As vanguardas europeias foram movimentos culturais que surgiram na Europa durantes as duas primeiras décadas do século XX, quando ocorria a Primeira Guerra Mundial (1914-1918), a Revolução Russa (1917), a Belle Époque e uma crise financeira na Europa.
As vanguardas europeias foram manifestações artístico-literárias surgidas na Europa, nas duas primeiras décadas do Século XX, e vieram provocar uma ruptura da arte moderna com a tradição cultural do século anterior.
Os artistas aproveitaram a capacidade que eles tinham de influenciar o público para despertar novas maneiras de refletir sobre a vida. Assim, surgiram os primeiros movimentos das vanguardas europeias a fim de ir contra os argumentos defendidos nos conflitos bélicos.
As vanguardas europeias foram tendências artísticas que tomaram a cena na Europa no início do século XX; Foram movimentos de ruptura com a arte tradicional; ... Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias.
Contexto Histórico das Vanguardas Europeias Com o advento da Revolução Industrial no século XIX e da Primeira Guerra Mundial no início do século XX, a sociedade passava por diversas transformações. Destacam-se os avanços tecnológicos, progressos industriais, descobertas científicas, dentre outros.
As vanguardas europeias surgiram em um contexto histórico extremamente conturbado: a Primeira Guerra Mundial acontecia e deixava a sociedade em um constante estado de incerteza.
O que é Vanguarda: É um substantivo feminino, do francês “avant-garde” (estar na frente, à dianteira de um movimento).
As Vanguardas Europeias são definidas como a gama de tendências artísticas oriundas do Velho Continente. O principal objetivo das vanguardas era o de renovação da arte; uma forma de trazer uma liberdade e subjetividade maior às artes.
As Vanguardas Europeias representam um conjunto de movimentos artísticos-culturais que ocorreram em diversos locais da Europa a partir do século XX. As vanguardas artísticas europeias que se destacaram foram: Expressionismo, Fauvismo, Cubismo, Futurismo, Dadaísmo, Surrealismo.
Para facilitar os seus estudos, o Beduka preparou um resumo das Vanguardas Europeias. Dessa forma, você conseguirá sair bem nessa matéria no dia da prova. Aproveite e estude com o nosso simulado. É grátis!
Dessa forma, as vanguardas europeias derrubaram os paradigmas criados por outras tendências artísticas apresentadas durante o século XIX, pois o olhar dos artistas desse período era direcionado para o futuro. O objetivo era introduzir na Arte o sentimento de libertação, inovação, a subjetividade e até mesmo um pouco de Irracionalismo.
Expressionismo, cubismo, futurismo, dadaísmo e surrealismo foram os principais movimentos das vanguardas europeias. Exercícios resolvidos. 1) (ESPM)
O primeiro escândalo no país envolvendo as vanguardas europeias aconteceu em 1917 durante uma exposição em que a artista Anita Malfatti participou. Ela havia acabado de concluir os estudos na Europa, trazendo várias ideias expressionistas para o Brasil. No entanto, a pintora foi criticada por Monteiro Lobato, escritor muito conceituado na época.
Quantos quilos posso perder fazendo funcional?
São características da Europa Ocidental?
O que é desigualdade econômica exemplos?
Como Elias orou o fogo desceu?
Para que serve uma nota de remessa?
Qual a quantidade de salgados para 35 pessoas?
Quais os efeitos colaterais do nitrato de miconazol?
Como fazer os resultados esperados?
Como saber se o pinhão está velho?
Como calcular a massa específica do agregado miúdo?
Qual é o maior produtor de gás natural da África?
O que causou a crise dos anos 60?