O concreto armado pode ser utilizado como material estrutural em toda a construção civil, como edificações, obras de saneamento, estações de tratamento de água, sistemas de esgotos, barragens, usinas hidrelétricas, prédios, pontes, viadutos etc.
Concreto armado ou betão armado é um sistema estrutural da construção civil que se tornou um dos mais importantes elementos da arquitetura do século XX. É usado nas estruturas dos edifícios.
Numa estrutura de concreto armado, o aço tem como função básica resistir aos esforços de tração. Isso ocorre pois o concreto não possui resistência à tração suficiente para absorver os esforços solicitantes de uma edificação.
Para o concreto magro, o traço utilizado para a produção desta mistura, normalmente, é 1 saco de cimento, 8 latas e meia de areia, 11 latas e meia de pedra e 2 latas de água. Isto rende, aproximadamente, 14 latas ou 0,25 metros cúbicos de concreto magro.
Foi Joseph Monier quem inventou o primeiro concreto armado em 1849. Ele foi quem quem fez cubas e tubos de concreto armado com o uso de aço. O concreto armado, portanto, combina a capacidade à tração do metal e à compressão do concreto para suportar elevadas cargas. Ele recebeu a patente por essa invenção em 1867.
Pilar. Elemento que faz parte da estrutura de uma construção, colocado na vertical, executado normalmente em betão armado.
Mas afinal, o que é argamassa armada? Nada mais do que um tipo de concreto armado, mas seus componentes apresentam uma espessura menor, ou seja, à mistura de agregado miúdo, cimento, areia e água (estes três últimos, que formam a argamassa), está associada uma armadura de aço com fios de pequeno diâmetro.
A estrutura de concreto protendido passa pela mesma ideia do concreto armado: adicionar uma armadura de aço para proporcionar resistência à tração que carece no concreto puro. Mas há uma diferença primordial na protensão. Nela, os cabos de aço, geralmente instalados dentro de bainhas, são tracionados previamente, antes da concretagem.
Então, as armaduras são utilizadas dentro das fôrmas das peças da estrutura, adequando-se para receber o concreto, criando assim o concreto armado. E, esta fase é de fundamental importância e deve ser analisada e projetada por profissional habilitado e capacitado, em todas as suas fases, dentro das características de cada obra.
A reforma ou até mesmo demolição da estrutura de concreto armado é mais trabalhosa, o que aumenta o custo do processo. O concreto armado não oferece bom isolamento térmico e acústico. Por esse motivo, é recomendado que se use recursos de isolamento à parte, como placas de isolamento e mantas acústicas.
O aço para concreto armado, o termo correto que se utiliza é: armadura da estrutura, e não ferragem, pois utilizamos o aço como material. Portanto, estas amaduras são feitas de aço, onde o ferro é parte de sua composição. Então, o aço que contém alta resistência a tração, complementa a grande resistência do concreto à compressão.
Como terminar um programa de rádio?
Como funciona o aparelho de surdo?
Como funciona um aparelho de eletroencefalograma?
Como faço para ver janelas aberta no meu PC?
Como funciona o pagamento da Uber Eats?
Como fechar a garrafa de vinho?
Como funciona aparelho removível?
O que é preciso para vender chopp?
O que compõe o aparelho fonador?
Como é feito o teatro Lambe-lambe?
Como funciona o investimento Trend?
O que fazer depois que o umbigo cai?
O que significa restrição B na CNH?
Quando o teste de gravidez de farmácia fica todo rosa?
Como funciona o vale transporte para o trabalhador?
Como fica a palavra GO no simple present?