O cimento portland, misturado com água e outros materiais de construção, tais como a areia, a pedra britada, o pó-de-pedra, a cal e outros, resulta nos concretos e nas argamassas usadas na construção de casas, edifícios, pontes, barragens etc.
A fabricação do cimento Portland baseia-se em três etapas fundamentais:
O cimento Portland, resultante da moagem do clínquer e demais componentes, é transportado mecânica e pneumaticamente para os silos de cimento a granel, onde é estocado. ... Em 2009, segundo o SNIC, 71% do cimento despachado foi transportado na forma de sacos e apenas 29%, a granel.
Cimento CP-I (NBR 5.732) ou Cimento Portland Comum: recebe este nome porque não possui nenhum tipo de aditivo, apenas o gesso, que tem a função de retardar o início de pega do cimento para possibilitar mais tempo na aplicação. Tem alto custo e menos resistência. Sua produção é direcionada para a indústria.
CP-BC – Cimento Portland de baixo calor de hidratação O CP-BC é um tipo de cimento que tem por finalidade retardar o desprendimento de calor em peças de grande massa de concreto, evitando o aparecimento de fissuras de origem térmica.
cimento Portland Embora existam diversos tipos de cimento, o mais comum e utilizado nas obras é o cimento Portland, por conta de suas características que proporcionam grandes vantagens para a construção civil.
13) O que é o processo de exsudação na pasta de cimento? É um fenômeno de separação dos grãos de cimento da água dentro da pasta, devido à diferença de densidade e o grau de permeabilidade da mistura.
O principal constituinte do cimento Portland é o clínquer Portland, material resultante da calcinação a aproximadamente 1450ºC de uma mistura de calcário e argila e eventuais corretivos químicos de natureza silicosa, aluminosa ou ferrífera, empregados de modo a garantir o quimismo.
Concreto feito a partir de Cimento Portland. Entenda sua produção, surgimento e tipos Onde encontrar Cimento Portland? O cimento já é utilizado desde a época do império romano. Reinventado no século XIX, este material ganhou o segundo nome por parecer com pedras da ilha Portland.
Após saber diferenciar os tipos de cimento portland existentes, o próximo passo é selecionar o que seja ideal para sua obra em específico. Como fica bem claro, certas estruturas devem obrigatoriamente contar com um tipo de cimento específico, do contrário as consequências podem ser catastróficas, desde fissuras até mesmo desabamentos.
Devido a sua versatilidade, este tipo de cimento tem como aplicação tanto para obras de médio porte, como a criação de argamassa, quanto para as de grande porte, tais quais barragens, pistas de aeroportos, pavimentações de estradas, etc. A NBR 16697 especifica os requisitos para este tipo de cimento e substitui a antiga NBR 5.735.
Possuindo apenas o gesso como aditivo, que serve como um retardador da pega (endurecimento, solidificação ou enrijecimento), oferecendo maior tempo para a aplicação. Esse tipo de cimento tem custo elevado e menor resistência, com a sua produção direcionado a indústria e está quase ausente no mercado.
Quanto tempo demora para ser expedido um alvará?
O que fazer para aumentar a imunidade de quem faz quimio?
Onde há menor proporção de jovens?
Quanto tempo leva o cobre para se decompor?
Quais são os órgãos de soberania?
Qual a diferença do novo ensino médio?
O que fazer para não deixar as axilas escuras?
Como fazer o ex voltar rastejando simpatia?
Quanto tempo dura o exame BERA com sedação?
Qual a importância do acesso à educação?
Quando o tempo vai melhorar em SP 2022?
Quanto custa alvará de construção?
Como hidratar a pele depois da praia?
O que faz um auxiliar de perícia criminal?
Como aliviar a dor de um cão com cinomose?
Como mudar a cor de uma parte da imagem?
Qual a natureza jurídica e as funções do Coaf no combate à lavagem de dinheiro?