A dor no fígado é uma dor localizada na região superior direita do abdômen e pode ser sinal de doenças como infecções, obesidade, colesterol ou câncer ou pode acontecer devido à exposição a substâncias tóxicas como álcool, detergentes ou mesmo medicamentos.
Os principais sinais e sintomas que podem indicar um problema no fígado incluem:Dor na região superior direita da barriga;Enjoos ou tonturas frequentes;Dor de cabeça recorrente;Cansaço fácil e sem razão aparente;Facilidade em ficar com manchas roxas;Cor amarelada nos olhos ou pele;Urina escura;Perda de apetite;
Uma boa forma de melhorar o fígado atacado é tomar chá de boldo ou suco de melão e hortelã, por exemplo, pois possuem propriedades anti-inflamatórias, antiespasmódicas, antioxidantes e protetoras do fígado, ajudando a aliviar os sintomas de dor do lado direito da barriga, má digestão, boca amarga ou barriga inchada.
O fígado é uma glândula localizada no lado direito do abdômen que possui diversas funções, como desintoxicar o organismo, produzir colesterol, sintetizar proteínas e armazenar glicose (o açúcar do sangue). O órgão produz a bile, um composto que ajuda no processo de eliminação de toxinas e na digestão dos lipídios.
O fígado inchado, também conhecido por hepatomegalia, é caracterizado pelo aumento do tamanho do fígado, de forma que pode ser palpado abaixo da costela no lado direito.
...
Principais sintomasDor abdominal;Falta de apetite;Náuseas;Vômitos;Cansaço;Pele e olhos amarelados;Dor no momento da palpação.
31 curiosidades que você vai gostar
Sinais de que você pode estar com o fígado inflamado Doenças...Febre.Dor de cabeça.Perda de peso.Enjoo.Vômitos.Dor abdominal.Pele e olhos amarelados.Urina escura (cor de Coca-cola)
De acordo com o portal OPAS, o diagnóstico e o tratamento precoces da hepatomegalia são vitais para evitar complicações que podem ser fatais. Um fígado aumentado pode levar à inflamação e cirrose se houver ingestão regular de álcool, mau controle do diabetes, hiperlipidemia e infecções virais crônicas.
É o segundo maior órgão do corpo, sendo a maior glândula. Situa-se na cavidade abdominal imediatamente abaixo do diafragma e deslocado para o lado direito.
O fígado remove o excesso de glicose da corrente sanguínea e a armazena como glicogênio, que serve como fonte de energia, mantendo a glicemia entre as refeições e funcionando como uma reserva de glicose para o corpo.
Algumas das causas comuns de problemas no fígado são o excesso de gordura neste órgão, que ocorre principalmente em pessoas com excesso de peso ou que não praticam atividade física, excesso de álcool, uso abusivo de medicamentos e doenças como hepatite, cirrose, ascite, esquistossomose e hipertensão portal.
As principais formas de desintoxicar o fígado são:Ingerir alimentos desintoxicantes. ... Beber sucos detox. ... Tomar chás detox. ... Beber água diariamente. ... Praticar atividade física regular. ... Dormir 7 a 9 horas por noite. ... Evitar alimentos inflamatórios.
Uma das receitas detox mais clássicas e simples é tomar água morna com limão de manhã, ainda em jejum. O limão estimula a liberação de enzimas digestivas desintoxicantes e facilita a eliminação das impurezas pelo organismo e a desintoxicar o fígado. Também é rico em vitamina C, importante para a síntese de glutationa.
Quando procurar o hepatologista?Olhos e peles amarelados;Fraqueza;Inchaço no abdômen;Vômitos com sangue;Dor ou desconforto na parte lateral do abdômen;Fezes mais claras;Sangramentos pelo nariz.
Pele e olhos amarelados
Significam icterícia, resultado do acúmulo de bilirrubina, substância que dá pigmento à bile. Quando o fígado tem dificuldade de filtrar as toxinas do sangue, a bilirrubina se acumula na corrente sanguínea e provoca a alteração na pele e o amarelamento da esclera (a parte branca dos olhos).
Embora tenha alguns benefícios, o consumo de fígado deve ser moderado, especialmente porque: É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.
Quando não é tratada a tempo, ou quando o distúrbio hepático é progressivo, a insuficiência hepática é fatal. Mesmo depois do tratamento, a insuficiência hepática pode ser irreversível. Algumas pessoas morrem de insuficiência renal.
Lipase. É o principal exame específico para o órgão. Ele detecta a pancreatite, perigosa inflamação do pâncreas. Feita através de coleta de sangue, a lipase consiste em verificar a concentração das enzimas produzidas pelo órgão.
Os principais sinais e sintomas que podem levar a pessoa a desconfiar de algum problema no pâncreas incluem:Dor constante no abdômen;Pele e olhos amarelados;Urina escura;Sensação de má digestão após as refeições;Dor frequente nas costas, que não está relacionada com a postura;Sensação constante de barriga inchada;
Antes de entender as razões que podem levar ao baço inchado ou aumentado – a chamada esplenomegalia – vale a pena entender o que é e qual a função deste órgão. O baço fica do lado esquerdo do nosso corpo, logo abaixo das costelas e acima do estômago.
A hepatomegalia ocorre quando o fígado incha para além do tamanho normal. Esse aumento do fígado normalmente é um sinal de doenças subjacentes, como hepatite. Dependendo da causa, aumento do fígado pode levar à insuficiência hepática. O fígado é o segundo maior órgão do corpo humano depois da pele.
Um fígado aumentado é geralmente causado por distúrbios hepáticos relacionados ao uso excessivo de álcool, insuficiência cardíaca congestiva, doença de armazenamento de glicogênio, hepatite viral, câncer de fígado e esteatose (gordura no fígado).
Chá de boldo. O boldo é um excelente remédio caseiro para tratar fígado gorduroso ou fígado inchado, pois possui propriedades que melhoram a secreção da bile, que é produzida pelo fígado, aliviando sintomas como enjoo, dor e desconforto abdominal.
As doenças mais comuns que atingem o fígado são as hepatites A, B e C, a esteatose hepática (ou gordura no fígado), a hepatopatia alcoólica, o câncer no fígado e a cirrose. Outros exemplos menos frequentes são as doenças que atingem as vias biliares intra-hepáticas e a cirrose biliar primária.
Opções de tratamentoRepouso, hidratação e cuidados com a alimentação, no caso de inflamações agudas do fígado, como hepatite;Dieta com alimentos integrais e pobre em gorduras, prática regular de atividade física e perda de peso, em caso de gordura no fígado.
Hepatologista: trata o fígado e seus relacionados
Logo, o Hepatologista é o médico que se dedica ao estudo, prevenção, diagnóstico e gestão das doenças que afetam o fígado, a vesícula biliar, a árvore biliar e o pâncreas.
Para que serve o Revitam Júnior?
Quantos dias posso tomar o chá de açafrão?
Para que serve o magnésio quelato 500mg?
Como ser uma pessoa que todos querem ter por perto?
O que é ser uma pessoa compreensível?
Como saber quantos pontos posso comer por dia?
Como a tecnologia revolucionou a área do desenho?
Como Madara sobreviveu à batalha contra Hashirama?
Como se escreve Obi-Wan Kenobi?
Em qual temporada o Kakashi morre?
Qual o investimento inicial para abrir um buffet infantil?
Como foi descoberto o megalodon?
Como o desempregado pode contribuir para o INSS?
Como faz pra entrar no Now United?