Art. 1o. As sociedades empresárias limitadas e cooperativas consideradas de grande porte, nos termos da Lei no 11.638/2007, deverão publicar o Balanço Anual e as Demonstrações Financeiras do último exercício, em jornal de grande circulação no local da sede da sociedade e no Diário Oficial do Estado.
Balanço Patrimonial é um relatório que demonstra de maneira clara e precisa a situação financeira de uma empresa. Para isso, são considerados todos os ativos e passivos de um negócio, ou seja, seus bens, dívidas e lucros.
Seu cálculo é sempre igual a diferença entre o valor total do Ativo e o valor total do Passivo. Logo, este item representa basicamente a riqueza dos acionistas da empresa, incluindo os recursos aportados na sociedade (capital social), reservas, ações em tesouraria e ajustes contábeis.
O balanço patrimonial é o relatório que evidencia qualitativa e quantitativamente a posição patrimonial e financeira da empresa em uma determinada data. A demonstração contábil informa sobre os bens, direitos e obrigações de uma empresa. Sendo possível identificar todos os seus investimentos e fontes de recurso.
Através do balanço patrimonial, podem ser extraídas informações sobre o Índice de Liquidez, Endividamento e Imobilização. Vamos ver um pouco sobre cada item.
Quando deve ser feito o balanço patrimonial? O Balanço Patrimonial é um relatório que visa apresentar a situação financeira de uma empresa de um determinado período. De modo geral, costuma ser elaborado a cada 12 meses. Porém, nada impede que seja feito em menos tempo para ser utilizado para alguns dos objetivos citados anteriormente.
Com balanço patrimonial em mãos, é possível analisar toda a estrutura da empresa, como identificar se há muito ou pouco dinheiro disponível ou se está com muitas dívidas. Além disso, identificar se há muito recurso imobilizado em ativos fixos que possuem pouca liquidez quando comparados aos investimentos.
O balanço representa a situação patrimonial da empresa (ativos, dívidas e capital), num determinado período contabilístico (trimestre, semestre ou ano). O balanço de uma empresa divide-se em três categorias – ativo, passivo e capital próprio – podendo o mesmo ser representado graficamente da seguinte forma:
Ou seja, uma das análises que pode ser feita, tendo como base o Balanço Patrimonial, é se a quantidade de passivos do período podem ser prejudiciais ao crescimento financeiro da sua empresa.
Como funciona o sistema digestivo do sapo?
Quem pode ser sócio do Sesc SP?
Como é feito o cálculo do coeficiente eleitoral?
Como funciona o sistema nacional de transplantes?
Quanto tempo leva para ser fluente em espanhol?
Como são as condições de trabalho dos operários chineses?
Quais os tipos de defesa mais comuns do goleiro de handebol?
Como funciona a tração dianteira de um carro?
Como identificar um número hexadecimal?
Como funciona a transmissão hidrostática?
Como virar digital Influencer no Instagram?
Como funciona um sistema de vácuo?
Como ser um bom jogador de CS?
O que é preciso para fazer uma instalação de energia solar?
Como instalar uma impressora Brother no meu PC?
Como fazer degelo geladeira Frost Free?