O teatro grego surgiu em Atenas, na Grécia Antiga, por volta de 550 a.C. As primeiras encenações eram durante os cultos religiosos, principalmente aos que eram ligados a Dionísio, deus do vinho, da vegetação e da fertilidade.
Teatro é um termo de origem grega que designa simultaneamente o conjunto de peças dramáticas para apresentação em público e o edifício onde são apresentadas essas peças. É uma forma de arte na qual um ou vários atores apresentam uma determinada história que desperta na plateia sentimentos variados.
O teatro grego teve origem na Grécia Antiga, por volta do século V. a.C, onde havia o costume dos cultos e oferendas aos deuses gregos. Com função social e cívica, o teatro e suas representações estavam associadas às festividades religiosas, sobretudo, às celebrações que saudavam o deus Dionísio.
As peças, fossem tragédias, sátiras ou comédias, eram sempre encenadas por homens, mesmo quando havia personagens femininas. Além disso, uma das características centrais da atuação no teatro grego era o uso de máscaras, cunhadas de acordo com o drama representado: tristeza, alegria, horror, etc.
O modelo do teatro como o conhecemos hoje, no ocidente, vem da Grécia Antiga, onde o teatro desempenhava um importante papel. Primeiramente religiosos, nas celebrações ao deus Dionísio, de onde ele nasceu, e mais tarde teve uma importante função social e cívica.
40 curiosidades que você vai gostar
A consolidação do teatro, enquanto espetáculo, na Grécia antiga deu-se em função das manifestações em homenagem ao deus do vinho, Dionísio (equivalente ao deus romano Baco). A cada nova safra de uva, era realizada uma festa em agradecimento ao deus, através de procissões.
A história do teatro teve início na Grécia Antiga, em torno do século VI a.C. Nessa época, eram realizados rituais em louvor ao deus mitológico Dionísio, divindade relacionada à fertilidade, vinho e diversão. Assim, o teatro surge nesse contexto e em consequência dessas festas.
A linguagem teatral é expressiva, dinâmica, dialógica, corporal e gestual. Para prender a atenção do espectador os textos teatrais sempre apresentam um conflito, ou seja, um momento de tensão que será resolvido no decorrer dos fatos.
Principais Características: Resumo
Tradição oral. Caráter popular. Espaço cênico: igrejas e praças. Temas sagrados e profanos.
Como se chama o método socrático de obtenção da verdade?
Como justificar um texto No aí?
Qual é o nome do narrador da TNT?
Onde está localizado o nosso sistema solar?
Qual é o lado que o sol nasce e o lado que o sol se põe?
O que é a tradição oral dos judeus?
Quais são responsáveis por captar os cheiros e os sons presentes no ambiente?
O que é um derrame articular no joelho?
Onde mora o cantor Elton John?
Como se chama em inglês a forma de arte da obra double Monalisa?
Qual é a importância da padronização do teste de antibiograma?
O que os americanos e ingleses comem no café da manhã?
Quem é o maior cordelista do Brasil?
Como juntar dois Selects com colunas diferentes?
Quantos remanejamentos tem a UPE?