A Saúde Pública visa combater os fatores condicionantes da propagação de doenças, ou seja, tenta manter um controle das incidências nas populações por meio de ações de vigilância e de investigações governamentais.
Atualmente é considerada Saúde Pública todo o conjunto de medidas executadas pelo Estado para garantir o bem-estar físico, mental e social da população. Em nível internacional, a saúde pública é coordenada pela Organização Mundial de Saúde – OMS, composta atualmente por 194 países.
A saúde pública no Brasil tem como objetivo promover a melhoria e bem-estar da saúde de todos os seus cidadãos. Segundo a Lei nº 8.080 – de 19 de setembro de 1990 – no Art. 2, a saúde é um direito fundamental de todo e qualquer ser humano, devendo o Estado prover as condições indispensáveis ao seu pleno funcionamento.
- Prevenir e controlar doenças, outros agravos e riscos à saúde da população; - Reduzir os riscos e agravos à saúde da população, por meio das ações de promoção e vigilância em saúde.
A Saúde Pública é viabilizada através da ação do Estado. O conceito clássico de Saúde Pública define o termo como a arte e a ciência de prevenir doenças, prolongar a vida, possibilitar a saúde e a eficiência física e mental através do esforço organizado da comunidade.
40 curiosidades que você vai gostar
Princípios da saúde públicaMonitoramento, análise e avaliação da situação de Saúde do Estado.Vigilância, investigação, controle de riscos e danos à Saúde.Promoção da Saúde.Participação social em Saúde.Desenvolvimento de políticas e capacidade institucional de planejamento e gestão pública da Saúde.
PRINCÍPIOS DA SAÚDE PÚBLICA
Ao falar de saúde pública, pode-se dizer que seus princípios orientadores são a integralidade, a universalidade e a equidade. Quanto à integralidade, esta considera a pessoa como um todo, buscando atender suas necessidades.
Diretrizes e princípios fundamentais do SUS
As diretrizes e princípios tecnoassistenciais da CF e Lei 8.080 são: universalidade, igualdade, equidade, integralidade, intersetorialidade, direito à informação, autonomia das pessoas, resolutividade e base epidemiológica.
Princípios do SUS: doutrináriosUniversalidade. Todo cidadão tem direito à saúde e acesso a todos os serviços públicos de saúde. ... Integralidade. Todas as pessoas devem ser atendidas desde as necessidades básicas, de forma integral. ... Equidade. ... Descentralização. ... Regionalização. ... Hierarquização. ... Participação social.
Quando se aplica o diferimento?
Quais as desvantagens da departamentalização?
Quem são os receptores da imunidade inata?
Quais processadores AMD tem placa de vídeo integrada?
Como funciona o relógio de água antigo?
Quanto tempo depois do Microagulhamento pode lavar o rosto?
O que é um imposto extrafiscal?
Quem mais ganhou seguidores na Fazenda?
Qual a importância dos biomateriais?
Como copiar uma imagem do WhatsApp para o Word?
O que é a teoria das quatro causas de Aristóteles?
Para que serve o Clamper da Oi?
Qual o protocolo utilizado para transferência de páginas HTML na web?