Esse tipo de aço contém aproximadamente 11% de cromo, e é justamente por isso que se torna resistente à corrosão. Essa característica torna o aço inoxidável superior ao aço comum, as propriedades físico-químicas como a alta resistência à oxidação atmosférica o torna especial para várias finalidades.
O aço inox é uma liga metálica composta basicamente de ferro, cromo, carbono e níquel. Apresenta como principal diferença, em relação ao aço comum, uma alta resistência à corrosão.
O próprio nome já indica, aço inoxidável é um aço de alta-liga resistente à ação deteriorante do oxigênio, ou seja, não sofre oxidação. Apresenta propriedades físico-químicas superiores aos aços comuns, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica a sua principal característica.
Graças à sua composição química, podem ter contato com a água e outros produtos, mantendo seu brilho natural. Por isso você não precisa tirar seus acessórios para tomar banho ou aproveitar o mar e a piscina; caso sua peça suje, basta molhar um pano com um pouquinho de água e sabão neutro que ela estará nova!
Os aços inoxidáveis são, basicamente, ligas ferro-cromo; outros metais atuam como elementos de liga, mas, o cromo é o mais importante e sua presença é indispensável para se conferir a resistência à corrosão desejada.
27 curiosidades que você vai gostar
Quais os elementos de liga mais comumente adicionados ao aço? Os elementos químicos mais adicionados em ligas de aço são: carbono, níquel, cromo, molibdênio, vanádio, tungstênio, silício, manganês, enxofre e fósforo.
Cromo (Cr):
Aço com Cr acima de 13% e baixo carbono (0,05%) é chamado de aço inoxidável; Forma carbonetos de cromo duro e nitretos: aumentando a resistência ao desgaste; Aumenta a resistência à corrosão e calor; Em aços de baixa liga aumenta a resistência e a dureza; É normalmente adicionado com Ni (1:2).
PRODUTOS QUÍMICOS E ÁCIDOS
Os ácidos e alguns produtos químicos são prejudiciais para o aço inoxidável, devendo ser evitados. Água sanitária e alvejantes podem ser usados ocasionalmente, desde que diluídos em água, evitando-se também o uso de água fervente, dando preferência à água fria.
Apesar do nome — aço inoxidável, o aço inox enferruja se houver agentes externos que provoquem a corrosão. Desse modo, quando a limpeza não é feita com frequência ou da forma correta, esse problema pode acontecer. Por esse motivo, é necessário manter as peças de aço inox limpas e livres de umidade na superfície.
Um material que pode trazer oxidação ao aço inoxidável é o alumínio, em virtude da corrosão galvânica. A corrosão acontece sempre que dois metais diferentes entram em contato em qualquer meio que transmita eletricidade e, como o alumínio é menos nobre do que o inox, ele será corroído.
O aço inoxidável possui cromo, que em contato com o oxigênio, forma uma camada passiva que protege o aço contra a corrosão e ferrugem. O aço comum ou aço carbono revestido na “Cor Inox” é formado por ferro e carbono na sua composição e, ao contrário do inox, não tem resistência ao calor e à corrosão.
Encontrado comumente em sua forma de minério sólido, depois de extraído da natureza é submetido à um processo de transformação que resultam e originam vários tipos de aço, inclusive o inox quando conjunto com suas outras substâncias.
Os tipos de aço inoxidável podem ser classificados em cinco famílias básicas: austenítico, martensítico, ferrítico, endurecível por precipitação, e duplex.
Os aços inoxidáveis são ligas que possuem em sua composição pelo menos 10,5% de cromo, no máximo 30% de níquel (Núcleo Inox), além de outros elementos como, por exemplo, molibdênio, titânio e nióbio que podem ser acrescentados a sua estrutura a fim de se obter determinadas características.
A classificação mais simples e mais usada dos aços inoxidáveis é baseada na microestrutura que apresentam à temperatura ambiente. ... I – Aços Inoxidáveis Martensíticos – ou endurecíveis. II – Aços Inoxidáveis Ferríticos – não endurecíveis. III – Aços Inoxidáveis Austeníticos – também não endurecíveis.
Inox: esqueça a oxidação
Como dissemos, o inox é um metal que não sofre oxidação, ou seja, ele não enferruja. Logo, o resultado é uma superfície mais lisa, com muito menos desgaste a longo prazo. Outro importante detalhe é que a baixa oxidação também significa que existem menos partículas de metal se desprendendo.
Esse elemento contido nos aços inoxidáveis reage com o oxigênio formando uma fina camada superficial. Apesar de muito fina, essa camada de óxido de cromo não é porosa, portanto, impede que a superfície do aço entre em contato com a atmosfera, prevenindo a corrosão do aço provocada pelo meio ambiente.
Os mais resistentes
Agora que você sabe que o inox enferruja de fato, mesmo que seja difícil de acontecer, saiba que dois tipos de aços são mais resistentes: o 304L e o 316L.
Quando produzido com aço inoxidável de aço de boa qualidade, o equipamento pode ter durabilidade de até 30 anos, às vezes mais, desde que tenha os cuidados necessários de higienização, limpeza e transporte. Para garantir que um equipamento produzido com aço inox, os cuidados devem ser feitos desde seu transporte.
Diferenças e características entre o aço inox 304 e 430
Essa composição garante alta resistência à oxidação e corrosão, boa conformabilidade e boa soldabilidade. O ao inox 304 é comumente usado na produção de pias de cozinha, bancadas, equipamentos de processamento de alimentos e outros itens para ambientes corrosivos.
Nunca coloque o cloro diretamente em contato com o material de inox. Avalie o nível da sujeira e se for muito intensa, deixe de molho em detergente antes de limpar, para evitar a necessidade de fazer força e acabar riscando o inox e sua camada protetora.
Definição - O que é Elementos de liga
A liga mantém as propriedades metálicas. O carbono é o principal elemento de liga do aço, cuja influência é decisiva para a resistência, a forjabilidade, a soldabilidade e a temperabilidade.
Níquel. O Níquel e o manganês reduzem a temperatura eutetóide. ... Cromo. O Cromo aumenta a temperabilidade do aço e contribui para a resistência ao desgaste e dureza. ... Molibdênio. ... Vanádio. ... Tungstênio. ... Silício. ... Outros Elementos.O Cobalto tem alta solubilidade em ferro alfa e gama mas uma fraca tendência a formar carbeto.
Elementos de liga como carbono, manganês, cromo e molibdênio são elementos efetivos em aumentar a temperabilidade do aço. A presença desses elementos causa um retardo nas transformações por difusão o que praticamente significa que as curvas CCT se deslocam para a direita.
Química. O aço é uma liga metálica formada principalmente de ferro e carbono, possui maior aplicação que o próprio ferro e pode ser usado para produzir outras ligas. O aço é uma liga metálica composta por aproximadamente 98,5% de Fe (ferro), 0,5 a 1,7% de C (carbono) e traços de Si (silício), S (enxofre) e P (fósforo).
Quais são os 4 pilares do conhecimento profundo?
Qual anestesia para cirurgia de mão?
O que a ginecologista pode contar aos pais?
Quando foi a morte da rainha Elizabeth?
Qual a formação do território brasileiro?
Qual a principal diferença entre as briófitas e as pteridófitas?
Como saber se seu Crush gosta de outra pessoa?
É possível evitar a morte de Vesemir?
Qual é o próximo número da sequência 77 49 36 18?