A formação do território brasileiro começou antes da chegada dos portugueses. Para evitar conflitos entre Espanha e Portugal, os dois países assinaram o Tratado de Tordesilhas (1494). Este estabelecia os limites das terras a serem ocupadas e exploradas na América.
A formação territorial do Brasil remonta ao século XV, durante a Era dos Descobrimentos. Para evitar conflitos entre as monarquias ibéricas, Espanha e Portugal assinaram o Tratado de Tordesilhas em 1494. Esse acordo estabelecia os limites das terras a serem ocupadas na América.
Características do território brasileiro
O Brasil tem seu território situado em uma área tectonicamente estável, com a maior rede fluvial do planeta. Os principais aspectos da Geografia do país são: Relevo: constituído basicamente de planaltos, planícies e depressões.
Os principais acontecimentos históricos que contribuíram para o povoamento do país foram: No século XVI: a ocupação limitava-se ao litoral, a principal atividade econômica desse período foi o cultivo de cana para produzir o açúcar, produto muito apreciado na Europa, a produção era destinada à exportação.
O território é usualmente definido como uma área do espaço delimitada por fronteiras a partir de uma relação de posse ou propriedade, seja essa animal ou humana. Essa última apresenta versões políticas, culturais, econômicas, regionais, entre outras.
26 curiosidades que você vai gostar
Podem ser naturais, geométricas ou arbitrárias; sendo delimitações territoriais e políticas que, através da proteção que garante aos seus estados, representa a autonomia e a soberania desses perante os outros.
A delimitação de fronteiras entre os territórios visa a demarcar onde começa um território e termina outro. ... Os limites entre os territórios têm como objetivo identificar onde começa um território e termina outro.
Uma fronteira é uma linha física ou artificial que separa áreas geográficas e são conhecidas principalmente por serem limites políticos e separarem países. Uma fronteira também descreve a área controlada por um poder administrativo ou político.
Região é uma grande extensão de terreno. É um território que, pelo clima, solo, vegetação, produção econômica e outras características próprias, se diferenciam dos territórios próximos. É uma área delimitada, demarcada, estabelecida.
O critério utilizado para a regionalização do país é agrupar em uma mesma Região os estados que apresentam semelhanças físicas, humanas, culturais e econômicas, facilitando, assim, o desenvolvimento de políticas públicas nas áreas de saúde, educação, meio ambiente, infraestrutura, etc.
Os principais conceitos utilizados pela geografia são: lugar, território, região e paisagem. Esses conceitos são ferramentas utilizadas para classificar os diferentes espaços geográficos.
O conceito de lugar é muito importante para a Geografia, pois representa a porção do espaço geográfico dotada de significados particulares e relações humanas. A expressão “lugar” é polissêmica, ou seja, possui uma variedade de significados. ... Não há entre os geógrafos um consenso sobre o que seria propriamente o lugar.
Fronteira é o limite entre dois países. As fronteiras representam muito mais do que uma mera divisão e unificação dos pontos diversos, determinando também a área territorial precisa de um país, a sua base física. ... Fronteira é o trecho do território que define o limite.
Territorialidade é uma noção que deriva de território: uma zona ou região que estabelece uma jurisdição, pertence a um determinado Estado ou serve como campo de ação. ... Trata-se de uma conduta ou atitude instintiva dos animais (incluindo o próprio ser humano) que promove a defesa do território que ocupam.
Território pode ser uma área delimitada sob uma posse, seja de um animal, uma pessoa ou de um grupo, de uma organização ou de uma instituição. ... No conceito tradicional de geografia, território é usado para estudar as relações entre espaço e poder desenvolvidas pelos Estados, especialmente os Estados nacionais.
As fronteiras se tornam mais, ou menos, flexíveis de acordo com os interesses políticos e econômicos envolvidos no processo. Um exemplo bastante interessante é o da fronteira entre os Estados Unidos e o México. O uso da mão-de-obra barata dos mexicanos é relevante para o desenvolvimento econômico dos Estados Unidos.
O conceito de limite faz referência a uma determinação legalmente estabelecida, uma linha visível ou imaginária que separa dois territórios. Já as fronteiras constituem espaços dinâmicos, fazendo referência às trocas e relações culturais, econômicas, militares, religiosas, entre outras.
A zona de fronteira é espaço que emerge da demarcação do limite político territorial entre dois Estados Nacionais; ela se encontra na confluência entre dois territórios fundados sobre duas identidades nacionais construídas dentro da oposição entre “nós e os outros”.
Tipos de territórios
O território brasileiro, por exemplo, é um território político. Já o território indígena é um território bem menor, e que está dentro do território brasileiro. Por isso ele pode ser chamado de território pessoal.
O território é o espaço que sofre o domínio desses agentes e à forma como eles moldaram a organização desse território chamamos territorialidade (Ratzel, 1897; apud Moraes, 2000).
Qual é a medida de um envelope A4?
Como saber se o açafrão é puro?
Como cortar um desenho no Illustrator?
Como saber se meu carro empenou as válvulas?
Como copiar mensagem do WhatsApp e editar?
Como medir a internet de fibra óptica?
Como selecionar vários E-mails de uma vez no Outlook?
Por que medir corpos cetônicos?
Como saber se tem alguém usando minha água?
Como funciona a câmera com áudio?
Como medir a dureza do alumínio?
Como saber se a prótese cedeu?
Como identificar esteatorreia?
Como saber se um boleto foi pago Bradesco?
Como fazer cogumelo shitake desidratado?
Como saber quem usa meu Spotify?