O tratamento da duodenite visa minimizar as manifestações clínicas. Podem ser utilizados fármacos antiácidos, além da suspensão ou diminuição da frequência do uso do tabaco e do consumo de bebidas alcoólicas. A adoção de hábitos alimentares que não afetem a evolução do quadro também é importante.
A duodenite pode levar a dor epigástrica(região acima do umbigo), dor em torno do umbigo, náuseas(enjoo) e até vômitos. Pode haver plenitude(sensação de estômago cheio). Mas há pessoas sem sintomas. Como esses sintomas são muito parecidos com os da Gastrite, a duodenite deve ser diagnosticada na Endoscopia.
Os sintomas costumam estar relacionados à má digestão, como náuseas, sensação de empachamento (estômago excessivamente cheio) e falta de apetite. Quem tem diagnóstico de Helicobacter pylori também é mais suscetível a desenvolver duodenite com evolução para úlcera e, nos casos mais graves, câncer de duodeno.
O que causa? Quando há um excesso de secreções do estômago, ou quando somos acometidos por infecções, podemos ter uma duodenite, que é a inflamação do órgão.
O diagnóstico é alcançado por meio de endoscopia digestiva alta, que comumente é solicitada em casos de dispneia e de hemorragia gastrointestinal. Durante esse exame realiza-se uma biópsia na parede do duodeno, sendo o material encaminhado para análise histopatológica. O tratamento da duodenite visa minimizar as manifestações clínicas.
Dentre esses medicamentos estão a cimetidina, famotidina, esomeprazol, omeprazol, entre outros. Os antiácidos, como carbonato de cálcio e leite de magnésia, também podem ajudar a neutralizar a acidez estomacal e aliviar a dor. O tratamento da duodenite inclui ainda a mudança de hábitos que podem piorar os sintomas.
É vital que, além das medicações indicadas pelo médico, você também ajuste a sua alimentação. Os melhores alimentos em uma dieta para quem tem duodenite são os alimentos ricos em fibra e os alimentos que possuem altos níveis de vitamina A, já que são nutrientes essenciais para diminuir o inchaço e a irritação das mucosas digestivas.
Raiz de gengibre. Outro remédio natural para curar a inflamação do duodeno é a raiz de gengibre. Esta planta medicinal é utilizada há vários séculos, sobretudo na medicina natural chinesa, uma vez que contem muitos benefícios para a saúde como vitaminas, fibras e minerais.
Qual a origem da palavra pardo?
Qual é o QI de Magnus Carlsen?
Qual o significado da palavra Esforça-te?
O que é necessário para ser padrinho de casamento na Igreja Católica?
Qual é o número de Protons do hidrogênio?
Porque suco de uva integral emagrece?
O que é importante no plano de aula?
Qual o horário de funcionamento do Banco Bradesco?
Quais são os programas desnecessários no PC?
O que é arranjo simples exemplos?
Quais são as 4 variáveis conhecida como Mix de Marketing ou 4p?
Quais são as fantasias mais comuns no Carnaval?
Quando o agente voluntariamente desiste de prosseguir na execução?
Quais armas não são de uso restrito?
Quantas são as claves musicais?
Como é que o gestor deve agir perante os conflitos no grupo de trabalho?
Em qual EP Shanks aparece em marineford?