10 itens que não podem faltar em uma Festa Junina
Quadrilha. Festa Junina que se preze deve ter uma quadrilha na sua programação. ...
Bandeirolas. Não pare agora... ...
Fogueira. A fogueira tem algumas simbologias. ...
Comidas e bebidas típicas. ...
Pau-de-sebo. ...
Fogos de artifício. ...
Caracterização e vestimenta. ...
Balões.
Temos como exemplo o curau, a canjica, a pamonha, o milho verde, a pipoca, entre outras delícias. ? Além desses quitutes de dar água na boca, temos os famosos pé de moleque, arroz doce, a paçoca e, claro, as bebidas, como o vinho quente e o quentão, tão tradicionais nas festas juninas. ?
Tradições da Festa Junina
Fogueiras de São João. Fazem parte da tradição pagã como forma de comemorar o solstício de verão.
Balões. Tradição trazida pelos portugueses, está relacionada ao uso das fogueiras nas festas juninas.
Fogos de artifício. ...
Mastro de São João. ...
Quadrilha. ...
Alguns exemplos de costumes de Festa Junina.
Fogueiras, bandeirolas, quadrilha, fogos de artifício e bandeiras dos santos são alguns dos símbolos de uma festa junina. A festa junina é conhecida popularmente por seu caráter alegre, com brincadeiras, comidas típicas, simpatias, etc.
Forró é a denominação de vários gêneros musicais surgidos no Nordeste do Brasil. Entre vários ritmos diferentes que são comumente identificados como “forró” destacam-se o baião, o coco, o rojão, a quadrilha, o xaxado e o xote.
38 curiosidades que você vai gostar
Os balões juninos indicam o início da festa, mas foram criados para reverenciar os santos da festa, agradecendo pela realização dos pedidos, normalmente relacionados ao namoro e ao casamento, onde as pessoas encontram seus pares românticos.
O mastro de São João, conhecido em Portugal também como o mastro dos Santos Populares, é erguido durante a festa junina para celebrar os três santos ligados a essa festa. No Brasil, no topo de cada mastro são amarradas em geral três bandeirinhas simbolizando os santos.
A Festa de São João foi também chamada de Festa Junina, e teve como principal tradição pagã, fogueiras para celebrar o solstício de verão, além de atributo ao pregador São João Batista, que, posteriormente, virou costume na Festa Junina.
O destaque de hoje é uma dança típica a quadrilha, dança típica das festas juninas brasileiras, é carregada de referências caipiras e matutas. Mas sua origem vem de muito longe. A “quadrille” surgiu em Paris, no século XVIII, como uma dança de salão composta por quatro casais.
A festa junina, uma das maiores tradições brasileiras, surgiu no período pré-gregoriano na Europa, como uma festa pagã que comemorava a fertilidade da terra e as boas colheitas. Essa festa sempre acontecia durante o solstício de verão, que acontecia no dia 24 de Junho.
Os três santos católicos - São João, Santo Antônio e São Pedro - foram escolhidos para serem comemorados na festa junina porque eram os santos mais populares do mês de junho. ... São Pedro, martirizado em 29 de junho, é considerado o primeiro Papa da igreja.
O ritual tem origem em cultos pagãos, comemorativos da fertilidade da terra, que eram realizados no solstício de verão, na Europa. Acredita-se que se a bandeira vira para o lado da casa do anfitrião da festa no momento em que é içada, isto é sinal de boa sorte.
Confira quais são os outros santos juninos:
13 de junho - Santo Antônio de Pádua. 14 de junho - Santa Clotilde. 15 de junho - São Vito. ...
24 de junho - São João. 25 de junho - São Guilherme. 26 de junho - São Josémaria Escrivá ...
29 de junho - São Pedro e São Paulo. 30 de junho - Protomártires da Igreja de Roma. Continue lendo.
O fogo, as comidas, os balões, as danças e a bandeira são elementos simbólicos que reafirmam o sagrado e o profano. O fogo, que é um elemento que afugenta os demônios da fome, do frio e da miséria, é também um gerador de vida, do calor e da transformação.
Para os católicos, a fogueira é símbolo de um acordo entre as primas Maria e Isabel. Numa tarde, Santa Isabel foi à casa de Nossa Senhora (Maria) e aproveitou para contar-lhe que, em breve, iria nascer seu filho. ... Começou, assim, a ser festejado São João – com mastro, fogueira, foguetes, balões, danças, etc.
São as festas juninas, comemoradas nos dias de três santos populares: santo Antônio, são João e são Pedro.
A gente já sabe que os santos homenageados durante as festas juninas são Santo Antônio (13 de junho), São Pedro (29 de junho) e São João (24 de junho) – é muito comum, e você já deve ter percebido, que as festas juninas sejam chamadas também de Festa de São João.
Ele é considerado por muitos, padroeiro dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros. Sua data litúrgica é o dia 24 de junho, festejada no Brasil com muita música e comidas típicas. Não à toa, as tão famosas festas juninas também levam o nome de festa de São João.
As maiores Festas Juninas do Brasil
4) São João de Caruaru (Pernambuco)
3) Mossoró Cidade Junina (Rio Grande do Norte)
2) Bumba-meu-boi de São Luís (Maranhão)
1) São João de Campina Grande (Paraíba)
O vestido tradicional da festa junina é de chita, mas dá para pegar a ideia do floral e do xadrez, estampa típica da festa, e fazer releituras. ... O xadrez da camisa vai também para os vestidos. Para arrematar, maria-chiquinhas ou uma tiara tipo lenço amarrado com print floral.
Nordeste: no embalo do forró, as festas juninas são destaque em Campina Grande, na Paraíba, e Caruaru, em Pernambuco. ... Sudeste: além da comida típica (pipoca, pé-de-moleque e quentão, entre outros), nas festas juninas desta parte do país come-se cachorro-quente, pastel e até mesmo pizza.
A Festa de São João foi também chamada de Festa Junina, e teve como principal tradição pagã, fogueiras para celebrar o solstício de verão, além de atributo ao pregador São João Batista, que, posteriormente, virou costume na Festa Junina.
Correio-elegante – acredita-se que tiveram origem na celebração de Santo Antonio, por ser o santo casamenteiro, ajudando a formar novos pares e a realização dos pedidos feitos para o santo.
A chegada da festa junina ao Brasil
O começo da festa junina ao Brasil remonta ao século XVI. As festas juninas eram tradições bastante populares na Península Ibérica (Portugal e Espanha) e, por isso, foram trazidas para cá pelos portugueses durante a colonização, assim como muitas outras tradições.
Os portugueses, que descobriram nossas terras no início do século XVI, foram os responsáveis por trazer a festa junina para o Brasil. Fervorosamente católicos, eles eram o hábito de passar o mês de junho fazendo homenagens aos santos.
Quanto tempo do aeroporto para São Miguel dos Milagres?
Quanto tempo o treinamento funcional dá resultado?
Qual disjuntor para 1500 watts?
Qual o nome do maior número do mundo?
Qual a classificação dos medicamentos quanto ao modo de ação?
O que é extrativismo vegetal e exemplos?
O que o signo de Peixes mais odeia?
Qual a pior fase da parvovirose?
Quanto equivale 1000 watts em RMS?
O que significa Jiraya em japonês?
Qual empresa fatura mais a Apple ou a Samsung?
Qual a diferença de união estável para o casamento?