Benefícios - A gema do ovo é uma fonte rica de vitamina A, vitamina D, cálcio, ácido fólico e ômega 3, além de vitamina B, ideal para o funcionamento do cérebro, melhorando a memória e a concentração.
Isso até porque ela é muito nutritiva, pois contém proteínas, antioxidantes, vitaminas do complexo B, cálcio, ácido fólico, colina e ômega-3. Para você ter uma ideia, uma única gema pode fornecer de 10 a 20% da dose diária recomendada de vitaminas A, E, D e K!
O ovo ficou conhecido por fazer mal à saúde porque sua gema é rica em colesterol, mas estudos mostram que o colesterol presente em alimentos naturais tem baixo risco de fazer mal à saúde.
Em geral, pessoas com boas condições de saúde e nenhuma contraindicação médica não encontram restrições ao consumo da gema do ovo. Portanto, não há um limite definido, mas incluir 2 gemas (preferencialmente consumida como ovo inteiro) pode ser o ideal para aproveitar os benefícios do alimento sem causar prejuízos.
De acordo com nutricionistas, para eliminar o risco da salmonela, os ovos devem passar por um processo de cozimento - fritos por três minutos de um lado e dois minutos de outro, a 120°C; ou cozidos por sete minutos em água fervente.
18 curiosidades que você vai gostar
O tratamento da salmonela não tifoide é feito por meio do uso de medicamentos que aliviam a dor e os sintomas incômodos causados pela bactéria. Nos casos em que a Salmonella consegue escapar do trato intestinal do paciente e se espalhar por outras partes do organismo, o tratamento engloba também antibióticos.
A salmonela é destruída por irradiação. A presença de oxigénio aumenta o efeito letal da irradiação, que é máximo a temperaturas entre os 45 e os 55ºC. A salmonelose é considerada uma infecção zoonótica, uma vez que é uma doença de animais que pode ser transmitida a humanos.
Esses sintomas podem surgir entre 6 e 72 horas (usualmente entre 12 e 36 horas) após o consumo do alimento contaminado e costumam permanecer por cerca de 2 a 7 dias, até a completa recuperação do paciente.
Em geral, a parte branca do ovo é a melhor fonte de proteína, com muito poucas calorias. A gema de ovo carrega o colesterol, gorduras e a maior parte das calorias em geral. É muito importante perceber que quase todos os nutrientes estão contidos na gema. Ou seja, não descarte a gema.
Por sua vez, um documento da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos, classificou os ovos como alimentos que causam uma quantidade normal de gás, não fazendo parte do grupo dos alimentos considerados maiores produtores de gases.
- Em estudos feitos com indivíduos saudáveis, o consumo de um a três ovos por dia foi associado a um aumento dos níveis de HLD colesterol (colesterol benéfico) e com a redução dos níveis de LDL colesterol (o ruim/prejudicial à saúde).
Como higienizar folhas panelinha?
Como emitir um comprovante de conta corrente?
Como tratar a folha de bananeira?
Como inverter o sentido de rotação de um motor de ventilador?
Pode congelar a fruta jabuticaba?
Como mudar o sentido da abertura da porta no Promob?
Qual a importância dos jogos eletrônicos na educação escolar?
Como dar uma aula Ludica de geografia?
Como ser um cidadão ético dentro da internet *?
Como as mulheres viviam nos tempos das cavernas?
Como implementar a cultura de inovação nas empresas?
Quanto ganha um entregador da B2Log?
Como são classificadas as hifas?
Como vender seguro para o cliente?
Quais as contribuições dos jogos e brincadeiras para o desenvolvimento infantil?
Quanto custa para fazer o curso de Corretor de Seguros?