Tanatopraxia é o conjunto de procedimentos, técnicas e métodos utilizados por molde a conservar, embalsamar, higienizar, restaurar e cuidar da aparência de um cadáver, de modo a prepará-lo para o velório, funeral ou cerimónia fúnebre, observando os devidos preceitos religiosos e legais.
A Tanatopraxia é realizada com aplicação de produtos químicos no corpo do falecido, uma maneira bem menos agressiva e mais eficaz, que os antigos métodos, como o embalsamamento. Terminada a aplicação, o corpo fica com a aparência serena e corada, como antes da morte.
O salário médio nacional de um Técnico De Tanatopraxia é de R$ 1.230 por mês em Brasil.
De acordo com a lei, proposta pela vereadora e médica-legista Maria Leticia Fagundes (PV), a tanatopraxia é obrigatória apenas quando o corpo precisa ser levado para outro município por via terrestre a uma distância superior a 250 quilômetros ou transportado por via aérea ou marítima.
O procedimento prolonga o tempo do velório, permitindo que as pessoas cheguem a tempo do sepultamento e evitando que familiares ou amigos passem um período maior nessa despedida tão doída. A tanatopraxia proporciona, ainda, a locomoção do corpo até outras cidades para sepultamentos ou cremações.
44 curiosidades que você vai gostar
O volume de gases formado aumenta sucessivamente, até que cerca de 30 dias após a morte o corpo estoura, liberando os líquidos internos.
Higienização
A desinfecção de todos os corpos que chegam à funerária é um procedimento padrão. O corpo recebe a aplicação de um potente desinfetante. Depois da secagem, o corpo recebe uma vigorosa massagem, para que o rigor cadavérico seja reduzido, permitindo o manuseio e o posicionamento do corpo para o velório.
Tanatopraxia: conserva o corpo por um período mais curto, entre 24 e 48 horas. As técnicas incluem cuidados com a estética do cadáver, mas também com a saúde pública durante o velório, para evitar disseminação de doenças.
Em caso de translado superior a 500km por via aérea ou terrestre, em percurso nacional ou internacional, é obrigatório que o corpo seja embalsamado para ficar preservado. Dependendo da causa da morte, o embalsamento também é necessário. Doenças que causam inchaço, ou morte devido a acidentes, por exemplo.
Como escrever no word por voz?
Quanto se gasta por dia em Orlando?
Qual pão de forma tem menos calorias?
Qual a diferença de 38 para 380?
Com quantas semanas nasce bebe?
Qual o valor do auxílio excepcional?
Quanto custa um hotel 5 estrelas?
Como imprimir IRPF sem certificado digital?
Quanto tempo demora o kiwi a dar fruto?
Como funciona o coquetel do dia seguinte?
Onde Mulher acumula mais gordura?