Para agradecer, basta um “muito obrigado” ou, melhor ainda, “agradeço”.
Mas “[Estou] grato” ou “[Fico] agradecido” também cumprem o mesmo papel.
1 coagido, coato, compelido, constrangido, constrito, contrafeito, imposto, involuntário, obrigado, oprimido, pressionado, reduzido, submetido, subordinado, sujeitado, vinculado, violentado.
Significado de compulsoriamente: Ser obrigado a fazer algo, forçado.
Obrigado dá o sentido de obrigação, você fala aquilo porque é educado ou porque acha culturalmente certo falar isso. Ter gratidão é completamente diferente. ... Por isso, da próxima vez que quiser agradecer alguém, lembre-se: obrigado é uma dívida, gratidão é uma retribuição genuína.
Facultativo é a qualidade daquilo que não é obrigatório. Quando se diz que algo é facultativo significa que é optativo, ou seja, pode ou não ser feito.
O contrário de obrigatório é: Contrário de indispensável: 1. dispensável, desnecessário, prescindível, supérfluo, secundário, escusado, escusável, inútil, acessório, contingente, inecessário.
Inciso II – ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer alguma coisa senão em virtude de lei. Esse inciso trata do princípio da legalidade, que é uma das bases de um Estado de Direito – um Estado regido por leis.
Na linguagem jurídica, obrigado é também um substantivo que significa “sujeito passivo de uma obrigação”, isto é, de uma dívida ou outro compromisso contratual. Sobre a segunda dúvida de Viviane, farei aqui um resumo do que respondi em 2010 a um leitor impressionado com o número de mulheres que dizem “obrigado”.
A nosso ver, o substabelecimento sem reserva de poderes é a melhor forma de substituir o advogado, vez que geralmente há consentimento por todas as partes – advogado substabelecente, advogado substabelecido e cliente.
Noutras palavras, o advogado poderá, num processo judicial, fazer quase tudo em nome de seu cliente, e, portanto, é sempre muito delicada qualquer substituição neste sentido. Existem três maneiras recomendáveis de fazê-la: Por meio da revogação do mandato, de sua renúncia, ou do substabelecimento sem reserva de poderes.
Do ponto de vista da tradição, trata-se simplesmente de um erro, um sinal de desleixo com o idioma. Se obrigado é um adjetivo, exige que se apliquem a ele as flexões cabíveis de número e gênero: obrigada, obrigados, obrigadas.
O que fazer para evitar as vermes?
Como abreviar valores em milhões Excel?
Quantas cidades no Brasil tem menos de 5.000 habitantes?
O que acontece se eu tomar 3 comprimidos de Rivotril?
Quais são os objetivos da gestão por competências?
Qual o melhor óleo para quem tem gordura no fígado?
Como posso substituir a palavra desde?
Qual animal da sorte de cada signo?
Faz mal tomar ácido fólico 5mg?
E circunstância que sempre aumenta a pena quando não constitui ou qualifica o crime a reincidência?
Como demonstrar interesse por ela pelo WhatsApp?
Quais os movimentos da escápula?
Quais são as quatro fases do processo de gestão da inovação?
Como preencher pedido de restituição ou de ressarcimento Anexo I?
Como alavancar anúncios no Facebook?