Da mesma perspectiva que Bauman, mas interessado na identidade cultural, Stuart Hall (2006) apresenta o conceito do que denomina "identidades culturais" como aspectos de nossas identidades que surgem de nosso "pertencimento" a culturas étnicas, raciais, linguísticas, religiosas e, acima de tudo, nacionais.
Para Stuart Hall, as identidades nacionais das quais fazemos parte não estão impressas em nosso gene, mas se constituem a partir das culturas nacionais. Assim, as identidades nacionais são formadas e transformadas no interior pelas representações de uma dada cultura nacional.
Ideias. As ideias de Stuart Hall abrangem questões sobre a hegemonia e cultura, assumindo uma posição pós-gramsciana. Ele considera o uso da linguagem como operador de uma estrutura de poder, instituições, política e economia. Essa visão apresenta as pessoas como produtores e consumidores de cultura ao mesmo tempo.
A identidade, segundo Stuart Hall, torna-se uma “festa móvel”, graças aos processos contínuos formados e transformados em relação às formas de representação nos sistemas culturais. Sua identidade navega ao sabor dos ventos, sempre diferentes ao o “eu coerente”.
O que está em jogo na questão das identidades
Nenhuma identidade singular, por exemplo, de classe social, pode alinhar todas as diferentes identidades com uma identidade mestra única, abrangente, na qual possa, de forma segura, basear uma política.
36 curiosidades que você vai gostar
O jogo Identidade Secreta é ideal para partidas de 3 a 6 jogadores a partir dos 7 anos! Neste jogo, você pega o seu disfarce e não pode deixar ninguém saber quem você é. Aliás, nenhum dos jogadores começa sabendo quem é quem. E no tabuleiro você precisa mover seu personagem para atingir seu objetivo.
Após sinalizar o que quer dizer com o fim e descentramento do sujeito moderno, o autor passa a refletir sobre a questão de como o sujeito fragmentado é colocado a partir de suas identidades culturais que agora não são mais centralizadas a partir de culturas e identidades nacionais.
é um meio de lidar com o tempo e o espaço, inserindo qualquer atividiide ou experiência particular na continuidade do passado, presente Page 15 A IDENTIDADE EM QUESTÃO e futuro, os quais, por sua vez, são estruturados por práticas sociais recorrentes (Giddens, 1990, pp.
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
Stuart Hall (2000), professor de sociologia da Open University e conhecido teórico dos Estudos Culturais, cita três concepções de identidade: a do sujeito do Iluminismo, a do sujeito sociológico e a do sujeito pós-moderno.
Trata-se de um dos três ensaios do livro Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais, o qual trata da questão da identidade e da diferença – centro da teoria social e da prática política hoje.
Ele se interessa pelas manifestações culturais, pelas tribos urbanas, pelas novas formações étnicas, pela identidade.
– Sujeito sociológico: a identidade é formada a partir da interação entre o indivíduo e a sociedade. Esse indivíduo possui seu núcleo interior, mas agora ele passa a ser alterado por conta do diálogo com outras identidades que o mundo cultural oferece.
Conceito de identidade
Identidade é o conjunto de atributos que caracterizam alguma pessoa ou coisa, ou seja, é a soma de caracteres que individualizam uma pessoa, distinguindo-a das demais.
Em seu livro, Stuart Hall discute a questão da identidade cultural na chamada modernidade tardia, buscando responder algumas perguntas como: se há ou não há uma “crise” de identidade, em que ela consiste e quais suas conseqüências. Para isso o autor traz a mudança do conceito de sujeito e identidade no século XX.
Podemos destacar o idioma, as crenças religiosas, os valores, as normas, as tradições, a forma de vestir e a culinária como exemplos. Tais elementos culturais influenciam na construção das identidades dos sujeitos.
São elementos característicos da cultura brasileira a música popular, a literatura, a culinária, as festas tradicionais nacionais, como o Carnaval, e as festas tradicionais locais, como as Cavalhadas de Pirenópolis, em Goiás, e o Festival de Parintins, no Amazonas.
A construção da identidade brasileira constituiu-se como um processo histórico, cultural e político desde a Independência, em 1822. A identidade brasileira foi decorrente de um processo de construção histórica, como em diversos outros países.
Hall (2000) define o sujeito pós-moderno como aquele que vive na era em que as identidades são formadas e transformadas continuamente com influência nas formas que entram em contato com o indivíduo proveniente de sistemas culturais. Ela é definida historicamente e não biologicamente.
A questão da identidade está sendo extensamente discutida na teoria social. Em essência, o argumento é o seguinte: as velhas identidades, que por tanto tempo estabilizaram o mundo social, estão em declínio, fazendo surgir novas identidades e fragmentando o indivíduo moderno, até aqui visto como um sujeito unificado.
Castells denomina de “cultura da virtualidade real” a ligação entre o real e o virtual. Já explicaremos de forma simplificada. ... Essa realidade pode ser considerada virtual, uma vez que não existe, ou seja, não se concretizou. Porém, com as mídias digitais, o mundo concreto passou a ser representado virtualmente.
Pergunta 9 0,4 em 0,4 pontos Qual significado atribuído atualmente à "identidade cultural"? Escolha a alternativa correta. Resposta Selecionada: a. Identidade cultural permanece sendo basicamente o sentimento de reconhecimento e pertencimento do sujeito ao contexto de sua cultura, linguagem, práticas sociais, etc.
Pergunta 3 0,5 em 0,5 pontos Qual dos “sujeitos” de Stuart Hall reflete a crescente complexidade do mundo moderno e a consciência de que seu núcleo interior não é autônomo e autossuficiente, mas formado na relação com outras pessoas importantes para ele? Resposta Selecionada: b. Sujeito sociológico.
Desafio do Jogo: Descobrir a "Identidade Oculta" em Cada Carta, Através de Pistas Reveladas Uma de Cada Vez. Objetivo do Jogo: Ser o Primeiro Jogador ou Equipe a Alcançar, em Primeiro Lugar, o Espaço Marcado Chegada no Tabuleiro. Participantes: de 2 à 6 jogadores. Formato da Embalagem: 46,5 x 30,0 x 6,0 cm.
DESENVOLVIMENTOSondar os alunos, buscando verificar o que sabem de si mesmos e como se veem e compreendem.Apresentar o tema, discutir o que é a identidade, quem somos nós, o que temos em comum uns com os outros e o que temos de diferente;
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