O que provoca o cordão umbilical enrolado no pescoço Também chamado de “circular de cordão”, o cordão umbilical enrolado no pescoço é um fenômeno bastante comum. Sua principal causa é a movimentação do feto no útero durante a gestação. O que faz com que o cordão possa enrolar em qualquer parte do corpo do bebê.
Tê-lo enrolado no pescoço, jamais irá impedir que o bebê receba. A preocupação surge a partir de um ultrassom que revela que o cordão está no pescoço. Mas, o bebê sempre irá mudar de posição e brincar e mexer no cordão, fazendo com que talvez, no momento do parto esse não seja mais o caso.
Se houvesse um problema com o cordão, é muito provável que o batimento cardíaco mudasse. Não existe absolutamente nada que possa fazer para evitar que o cordão se enrole em volta do pescoço do bebé, portanto deve concentrar-se em outros aspectos do nascimento nos quais pode ter uma participação mais activa.
Normalmente o bebê sai pela vagina da mãe – é o que chamamos de parto. Pouco antes do parto o bebê fica de cabeça para baixo. O corpo da mãe produz algumas substâncias que fazem o útero se contrair e isso ajuda o bebê a sair pela vagina.
Além do útero, a dor do trabalho de parto pode ser percebida no abdômen, nas costas, quadril, glúteos e coxas. Conforme o bebê desce pelo canal de parto, no final da dilatação (de 7 a 10 cm), a cabeça do bebê começa a distender o canal de parto.
42 curiosidades que você vai gostar
Segundo a literatura médica, não há evidência estatística que correlacione o cordão umbilical enrolado no pescoço a qualquer tipo de aumento nas taxas de mortalidade neonatal. Ou seja, o fato de seu bebê estar com o circular de cordão não faz com que haja risco de vida.
O coto deve cair entre uma e duas semanas de vida. Mas, se demorar mais tempo, não significa que haja um problema. Em todo caso, vale consultar o médico do bebê para checar se está tudo bem.
O sangue do cordão é coletado somente após o cordão umbilical ser clampeado e cortado e o bebê ser entregue ao pediatra. Já para as células do tecido do cordão, basta recolher o maior segmento do cordão umbilical que seria descartado e o colocar em um frasco especial.
O parto pélvico acontece quando o bebê nasce na posição contrária ao habitual, por se encontrar sentado dentro da barriga durante o parto. Isso faz com que os pés ou as nádegas do bebê saiam primeiro do que a cabeça.
4 – Quando a criança nasce "emplumada ou laçada" pelo cordão umbilical, deve ser ABIKÚ, porque ela ficou entre viver e morrer. 5 – Se uma mulher engravida, perde o filho e torna a engravidar em seguida,áo segundo filho que nasce é ABIKÚ porque herdou a vida do outro que morreu.
O feto está ligado pelo cordão umbilical à placenta, o órgão que desenvolve e implanta no útero da mãe durante a gravidez. Através dos vasos sanguíneos do cordão umbilical, o feto recebe todo o apoio de oxigênio, nutrição e vida necessário da mãe por meio da placenta.
Mais de 90% dos bebês escolhem, naturalmente, essa posição – ele fica com o rosto virado para a sua barriga. Cerca de 4% dos bebês ficam sentados dentro do útero. Essa posição pode dificultar, mas não impedir, um parto normal.
Dependendo do tempo de gestação ou do período do dia, as posições podem variar bastante, mas podemos dizer que as principais posições do bebê na barriga são a cefálica (de cabeça para baixo), pélvica (o bebê fica sentado) e córmica (na transversal).
Mas é apenas no sexto mês que o pequeno consegue se manter sentado com apoio. Neste período, estará desenvolvendo o pescoço, tronco e músculos das costas para que consiga sentar sem suporte. Aos nove meses, a maioria das crianças já é capaz de se sentar sozinha, sem necessitar de apoio algum.
O cordão umbilical deverá ser cortado entre as ligaduras com uma tesoura limpa e se possível esterilizada. A margem de segurança para o corte serve para que os profissionais da saúde possam realizar o procedimento da maneira mais correta possível dentro de um ambiente seguro e estéril, como o hospital.
O desmame, dormir em sua própria cama, a primeira manhã sozinho na escola são alguns exemplos desse processo de desprendimento. O corte do cordão umbilical físico é livre de dor para mãe e filho e leva apenas um minuto. O simbólico, no entanto, nem sempre é cortado de maneira tão simples e indolor.
Tradicionalmente, os obstetras fazem o corte dessa estrutura assim que a criança nasce, mas estudos têm mostrado que adiar esse processo só traz vantagens. “A passagem dos hormônios – especialmente a ocitocina – para o bebê é um dos pontos positivos.
O corte precoce do cordão aumenta o risco de o bebê ter anemia. Além disto, o clampeamento tardio do cordão, diminui o risco de hemorragia intraventricular, enterocolite necrosante, sepse infantil e transfusão de sangue.
Esperar parar de pulsar, explica a médica, garante que o sangue que estava circulando ainda na placenta retorne para o bebê e isso traz vários benefícios, entre eles, o aumento dos níveis de hemoglobina e de ferritina, que protege contra o risco de anemia na primeira infância.
Pode acontecer de sair pus ou sangue na fralda, se ela estiver em contato com o umbigo. A região também pode exalar um odor, sem que isso seja, necessariamente, indício de infecção. Se a criança apresentar febre, mamar menos, apresentar inchaço ou vermelhidão em torno do umbigo, leve ao médico imediatamente.
Introdução: o complexo membro parede abdominal (limb body wall complex), também conhecido como sín- drome do cordão curto, é uma condição cuja etiologia ainda não é definida e o prognóstico, considerado extre- mamente reservado.
Prolapso do cordão umbilical é a posição anormal do cordão na frente da parte de apresentação fetal; dessa maneira, o feto comprime o cordão durante o trabalho de parto, causando hipoxemia fetal.
Causa constante de preocupação dos pais durante a gravidez, a circular cervical de cordão, é o termo adequado para o que é popularmente chamado de “o cordão umbilical enrolado no pescoço do bebê “. Com frequência somos questionadas sobre a presença delas durante a realização do ultrassom.
Deitar para o lado esquerdo e colocar as mãos na barriga também evidenciam essa movimentação”, indica a Ginecologista. Mas, da mesma forma que bebês agitados chamam a atenção, a “tranquilidade” também deve ser observada.
Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.
Quanto tempo dura o mandato de um vereador?
Qual a numeração do loiro pérola?
O que é a gema do ovo da galinha?
Como fazer um pop de laboratório de análises clínicas?
Quais as reações adversas Os diuréticos Tiazídicos podem causar?
Qual é a função de um gateway?
Quais cores usar na minha marca?
Qual a diferença entre conexão e continência CPC?
Quantos dias são 40 horas de trabalho?
Quantos litros de óleo vai no motor da Shadow 750?
Qual fruta é bom para os ossos?
Quais são os três tipos de citações?
O que é uma procuração simples?
Pode tomar remédio quando está em jejum?
Quem pode diagnosticar déficit de atenção?
Qual dos polígonos abaixo possui dois lados paralelos e dois lados não paralelos?