Esquema TN-S: O condutor neutro e o condutor de proteção são distintos, sendo o neutro aterrado logo na entrada e levado até a carga, em paralelo um outro condutor PE é utilizado como terra e é conectado à carcaça dos equipamentos. Esquema de aterramento TN-S.
Esquema TN
Podem ser de três tipo: 1A – Esquema TN-S: o condutor neutro e proteção são distintos; 1B – Esquema TN-C: os condutores neutro e de proteção são combinadas em um único condutor (PEN); 1C – Esquema TN-C-S: o condutor neutro e proteção são combinados em uma parte da instalação e separados em outra parte.
1.3.1 Esquema TN
No esquema TN, um ponto da alimentação, em geral, o neutro, é diretamente aterrado e as massas dos equipamentos elétricos são ligadas a esse ponto por um condutor metálico (Figura 1).
Conforme a norma ABNT NBR 5410, existem tres tipos de esquemas de aterramento. Sao eles: TN, ● TT e ● IT. O esquema TN considera três variantes, de acordo com a disposição do condutor neutro e do condutor de proteção, TN-S, TN-C-S e TN-C.
Tipo de aterramento TT com neutro aterrado
Esse sistema é considerado o mais eficiente de todos, pois tem uma haste própria para aterramento no transformador.
38 curiosidades que você vai gostar
Tratando de instalações elétricas prediais comerciais ou residenciais, o esquema de aterramento mais utilizado é o TN e, por isso, dar-se-á atenção especial a ele.
Esquema TN-C
Observe que neste esquema as funções de neutro e de proteção são conjugados somente em um condutor. Ele deve ser nomeado como condutor de proteção neutro - PEN. O PEN precisa estabelecer um ambiente equipotencial eficaz com a utilização de eletrodos espaçados regularmente.
S = funções de neutro e de proteção asseguradas por condutores distintos; C = funções de neutro e de proteção combinadas em um único condutor (PEN: condutor de proteção e neutro).
O Dispositivo Diferencial Residual, ou DR, é um dispositivo de segurança utilizado em instalações elétricas. Sua função é detectar pequenas fugas de corrente em circuitos elétricos, acionando o desligamento imediato da alimentação e evitando que ocorram acidentes.
O sistema de aterramento IT é bem semelhante ao tipo de aterramento TT, porém o aterramento da fonte é feito através de uma impedância com um valor elevado. Com isso vai limitar a corrente, não permitindo que a primeira falta desligue o sistema.
Tipos de aterramentoSistema TN.Sistema TN-S.Sistema TN-C.Sistema TN-C-S.Sistema TT.Sistema IT.
Invólucro: elemento que assegura proteção de um equipamento contra determinadas influências externas e proteção contra contatos diretos em qualquer direção. Barreira: elemento que assegura proteção contra contatos diretos, em todas as direções habituais de acesso.
Seccionamento. O seccionamento é o ato de promover a descontinuidade elétrica total, obtida mediante o acionamento de dispositivo apropriado (chave seccionadora, interruptor, disjuntor), acionado por meios manuais ou automáticos.
- O esquema TN-C nunca deve ser utilizado a jusante do sistema TN-S; - A proteção deve ser garantida por dispositivos DR pois representa o único meio adequado para proteção contra choques elétricos.
Definição do sistema de aterramento: De maneira direta a NR-10 exige uma avaliação e definição, na fase de projeto, do sistema de aterramento a ser adotado para o sistema elétrico (condição do neutro dos transformadores, malhas de terra, condutores de proteção etc.)
ABNT NBR 14039 – Esta trata das instalações elétricas em média tensão, ou seja, aquelas que os valores de tensão estão entre 1000 Volts e 34,6 mil Volts em tensão alternada. Assim como ocorre com a NBR 5410, ela fala dos requisitos que visam garantir a segurança, conforto e qualidade nas instalação deste tipo.
Em circuitos de condutores de cobre com seção inferior a 10mm² e nos condutores de alumínio e em equipamentos móveis 16mm², é obrigatório o uso de condutores separados PE e N (cinco fios).
Então, para se ter um sistema de aterramento elétrico eficiente e seguro se faz necessário a instalação de um Dispositivo Diferencial Residual (DR). Seguindo essas dicas de como fazer aterramento de acordo com a norma NBR 5410 e fazendo uso adequado dos disjuntores trará mais segurança pra sua instalação.
Na hora de escolher hastes de aterramento, procure optar por hastes de 2,5m, pois elas diminuem o risco de atingir dutos subterrâneos na hora de sua instalação. As hastes são feitas de aço e revestidas de cobre com comprimentos de 1,5 a 4,0m.
Significado de Invólucro
substantivo masculino O que tem capacidade ou é usado para cobrir e envolver algo; Envoltório. e. [Botânica] Conjunto de brácteas, dos órgãos foliáceos que estão reunidos ao redor da base de uma flor ou de uma inflorescência.
Veja quais os principais empecilhos.Barreiras arquitetônicas. ... Barreiras de atitude. ... Barreiras sociais. ... Barreiras no transporte. ... Barreiras da comunicação.
As barreiras e invólucros são dispositivos que impedem o acesso de pessoas e animais a terem contato com as partes energizadas nas instalações elétricas.
Entre os três esquemas disponíveis, o esquema IT é o menos difundido, sendo a sua utilização muito associada a ambientes hospitalares específicos, onde existe na forma do famoso IT médico, embora seu uso seja indicado em todas as instalações onde a continuidade do fornecimento de energia elétrica, seja uma prioridade.
Quantos ácaros tem no colchão?
Quantos fonemas possui a palavra guerra?
Quando a situação do CPF está regular significa o quê?
Como ver os status do Twitter?
Qual a maior faixa no Jiu Jitsu?
Quais são os principais valores olímpicos?
Quem são os parentes de 1 2 e 3 grau?
O que é considerado uma comunidade rural?
Quem pode optar pelo desconto simplificado na apresentação da Declaração de Ajuste Anual?
Quais são os requisitos necessários para o processo de execução?
Quanto tempo demora a abertura de uma empresa?
Quanto tempo os brasileiros passam no whatsapp?
Quais são os cinco setores da economia?
O que não pode faltar na noite de núpcias?
Como jogar online no Minecraft no Xbox One?
Quantas são as usinas hidrelétricas no Brasil?
Quem são os órgãos responsáveis pela fiscalização ambiental?
Qual é a relação entre saneamento básico e qualidade de vida?