Características de Oxê: o Odu número 5. Oxê é um Odu essencialmente masculino, responsável por reger os olhos e o coração. Além disso, também tem associação com a ideia de fertilidade, de harmonia e de prosperidade, podendo trazer a fama para as pessoas associadas a ele.
Ôxê é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com cinco conchas abertas pela natureza e onze fechadas. Nesta caída responde Oxum, Iemanja e Iyami.
Oxê (em inglês: oshe, em iorubá: ọṣè) é uma palavra de origem africana que significa machado de dois gumes. Geralmente feito em madeira, pode ser encontrado também em cobre, latão, bronze ou outros materiais semelhante ao Lábris. No candomblé é chamado de ferramenta ou machado de Xangô.
Seus números para sorte: 7 e 14. Oxum é a Senhora dos rios e cachoeiras. Rege a beleza e o amor. Para ter sua proteção, use aos sábados roupas ou peças amarelas, azuis ou rosas e ofereça-lhe feijão fradinho cozido com ovos cozidos.
Okanran é um Odu regido por Exu, o orixá guardião da comunicação.
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Ejioko é o 2º Odu, do oráculo de ifá. No merindilogun, é representado por duas conchas abertas e quatorze fechadas. Quando cai assim, quem responde é Ibeji e Oxalufan, e têm significados como casamento, disputa por amor, inveja e briga de irmãos com relação a herança.
Portanto, Odu 9 Osá Meji também possui um orixá regente e que traz algumas de suas características. O orixá que rege este Odu é Iemanjá, que tem a característica da busca pelo autoconhecimento e sabedoria sobre todos os assuntos e situações do mundo.
Características de Irosun: o Odu número 4.
Qual Orixa do número 7? Obaluaiyê Seus números para sorte: 7 e 14. Obaluaiyê ou Omolu, em sua forma velha, é o Orixá protetor contra as doenças epidêmicas e de pele. Para ter sua proteção, use às segundas-feiras roupas ou peças pretas, vermelhas e brancas e ofereça-lhe pipocas estouradas na areia de praia.
NÚMERO 5 – OXÉ
Regido por Oxum e Logun Edê, OXÉ Odu a torna sensível e atenta.
Oxê é um Odu essencialmente masculino, responsável por reger os olhos e o coração. Além disso, também tem associação com a ideia de fertilidade, de harmonia e de prosperidade, podendo trazer a fama para as pessoas associadas a ele. Dessa forma, as pessoas regidas pelo Odu são dadas aos prazeres da vida.
Oxi ou oxe ; Tem origem em estados do nordeste brasileiro. É uma interjeição de susto, dúvida ou indignação, dependendo do contexto e da entonação usada.
São expressões que o povo da Bahia cria que são únicas. Tem coisas que definem tudo. Falar com interjeições como o ôxe, oxente, xen xen xen (oxen, ôxe, ôxe, ôxe).
Através da numerologia dos Orixás você é capaz de descobrir qual é o seu guia. E mais, o signo dos Orixás, ou os Odus, podem ser definidos por intermédio da sua data de nascimento. Assim, relaciona-se a ciência dos números com esses signos de matriz africana. Odu significa destino, e também pode ser chamado de caminho.
Oxum é filha de Iemanjá e Oxalá.
Os igbo desvendam se aquele odu está em Ibi (negativo) ou em Ire (positivo). Na metodologia que uso, é o Ori da pessoa que trás à luz, os pontos fracos na conduta e comportamento daquela pessoa, e tenho observado que 80% das pessoas, estão com o Òrìsà, que foram iniciados, justamente nesse negativo.
NÚMEROS : 8 e 16.
Na Numerologia, o 7 é um indicativo de perfeição, porém temos outros fatores que rodeiam esse número tão místico. O algarismo 7 tem diversos aspectos positivos e negativos a serem analisados e significados dentro das mais variadas religiões.
Olocum – Wikipédia, a enciclopédia livre.
Irosun é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogun com quatro conchas abertas pela natureza e doze fechadas. Nesta caída responde Omolu, Iemanja e Egun.
Sempre que surgir numa consulta deve-se imediatamente passar pó de Efun nas pálpebras, por três vezes, para neutralizar, os malefícios da cor vermelha são retirados através da proteção da cor branca (Efun).
Atualmente no Brasil são cultuados apenas 12 orixás. Já foram 16: quatro deles (Obá, Logunedé, Ewa e Irôco) há algum tempo só se manifestam em ocasiões bissextas, basicamente em festas e rituais específicos. Um número pequeno, diante dos mais de 200 existentes na África Ocidental, a célula mater dessas divindades.
Etaogundá é um odu do oráculo de ifá, representado no merindilogum com três conchas abertas pela natureza e treze fechadas.
Lá, ela equivaleria ao que Goldman define como “carrego de santo”: as entidades assentadas no terreiro que habitam a cabeça do adepto, podendo manifestar-se durante o transe 8. O santo da pessoa é o senhor desse ori.
Um peixe vermelho, cinco búzios, cinco ovos, cinco obis, cinco folhas de acocô, uma cabaça e areia de rio. Corta-se a cabaça no sentido horizontal e coloca-se areia de rio dentro. Passa-se o peixe na pessoa e arruma-se dentro da cabaça, sobre a areia.
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