CID 10 F31. 7 Transtorno afetivo bipolar, atualmente em remissão – Doenças CID-10.
F31.0 Transtorno afetivo bipolar, episódio atual hipomaníaco
Episódio atual correspondente à descrição de uma hipomania tendo ocorrido, no passado, ao menos um outro episódio afetivo (hipomaníaco, maníaco, depressivo ou misto).
Entretanto, em um caso grave do transtorno bipolar, refratário ao tratamento, em que o indivíduo apresenta grande perda de suas habilidades é possível uma aposentadoria por invalidez.
Os tipos de transtorno bipolar
O tipo 1 é o mais grave. “Neste tipo, ocorre o quadro completo, com a presença de fases claramente depressivas e maníacas, debilitando e provocando importantes prejuízos na vida dos pacientes”, afirma o psiquiatra Eduardo Aratangy.
Ocorrência, no passado, de ao menos um episódio afetivo maníaco, hipomaníaco ou misto muito bem comprovado, e de ao menos um outro episódio afetivo (hipomaníaco, maníaco, depressivo ou misto) mas sem nenhuma perturbação significativa do humor, nem atualmente nem no curso dos últimos meses.
19 curiosidades que você vai gostar
Remissão é o período em que o problema permanece sob controle. Ou seja, o paciente pode estar sem qualquer evidência da doença (remissão completa), mas não é considerado curado pois ainda existe o risco de o mal retornar ou há necessidade de controlá-lo com remédios.
Olá, é apenas uma questão de nomenclatura. Ambos se referem à desordem no humor que provoca diversos prejuízos no funcionamento global da pessoa. A diferença fica apenas no nome, o que importa lembrar é que temos dois tipos de bipolaridade, o transtorno bipolar tipo 1 e o transtorno bipolar tipo 2.
Assim, quando os episódios de mania e depressão se alternam, a doença é definida como transtorno bipolar primário ou do tipo 1. No entanto, quando há alternância entre hipomania e depressão, o transtorno é conhecido como bipolar secundário ou tipo 2.
Podemos resumir o surto psicótico do transtorno bipolar como uma cisão entre a realidade e fantasia, onde o paciente apresenta um sofrimento intenso com muita angustia e desespero, muitas vezes com ideação suicida, quadro este depressivo.
"A expectativa de vida de homens bipolares é 13 anos menor e de mulheres bipolares é 12 anos menor do que a da população em geral, segundo um estudo dinamarquês.
São eles: direito à Aposentadoria da Pessoa com Deficiência; direito ao Auxílio por Incapacidade Temporária (antigo Auxílio Doença); direito à Aposentadoria por Incapacidade Permanente (antiga Aposentadoria por Invalidez);
Cabe lembrar que o portador de transtorno afetivo bipolar, mesmo nos momentos de crise, não é considerado absolutamente incapaz e tampouco é considerado relativamente incapaz.
Com a estabilização do quadro, o paciente bipolar pode ter uma vida dentro dos padrões sociais, podendo trabalhar e estudar normalmente. Porém, se não tratada, a doença pode atrapalhar a sociabilidade dessa pessoa.
CID 10 F60. 3 Transtorno de personalidade com instabilidade emocional – Doenças CID-10.
CID 10 F32. 3 Episódio depressivo grave com sintomas psicóticos – Doenças CID-10.
Identifique possíveis gatilhos - alguns fatores podem desencadear ou piorar os sintomas das crises bipolares. Por exemplo: estresse, mudanças na rotina, sono prejudicado, consumo de álcool. Procure observar se há uma situação específica que pareça preditora de uma crise e, se possível, ajude evitá-la.
Os gatilhos de um surto psicótico são vários, e pode variar de pessoa para pessoa. Assim, cada caso é um caso. O surto pode ser resultado de traumas, transtornos, abuso de álcool, abuso de drogas lícitas e ilícitas.
Há diversos fatores que podem levar a um surto psicótico, entre eles as condições mentais ou psicológicas do indivíduo, problemas médicos e consumo excessivo de álcool e de outras drogas.
Transtorno Bipolar Tipo 1 – O quadro se caracteriza por períodos de mania com duração mínima de 7 dias alternados com períodos de humor deprimido que podem se estender por semanas a meses.
Tipos de Transtorno Bipolar
Episódios de depressão com características mistas (com depressão e sintomas maníacos ao mesmo tempo) também são possíveis. Transtorno Bipolar II – definido por um padrão de episódios depressivos e episódios hipomaníacos, mas não os episódios maníacos desenvolvidos acima.
Outra característica é a desinibição sexual, que pode ser tão intensa, fazendo com que o bipolar corra o risco de trair a namorada ou esposa - diz. O quadro depressivo também pode fazer parte do cotidiano dos homens e afetar o namoro, pois nessa fase a libido do homem pode diminuir.
Transtornos Afetivos – Segundo a “Classificação Internacional de Doenças” Transtornos nos quais a perturbação fundamental é uma alteração do humor ou do afeto, no sentido de uma depressão (com ou sem ansiedade associada), ou de uma elação.
A bipolaridade é um transtorno afetivo marcado por fases determinadas de mania e depressão, com períodos que oscilam humor normal e episódios de humor alterado. Já o transtorno de personalidade borderline é complexo e duradouro. Ele permeia toda a vida do indivíduo, com variações de intensidade.
O parceiro não sabe como encontrará o paciente, se querendo se isolar, cansado e desanimado, se de bem com a vida ou dificultando tudo e encrencando com detalhes, ou ainda estourando. O pior é que o bipolar sempre responsabiliza outros ou condições da vida pelos que lhe acontece.
Como medir o tamanho de uma pulseira?
Quais são os novos emojis do iOS 142?
Como usar os filtros de perguntas do Instagram?
Como marcar exame prático no Detran?
Como ligar para Vivo internacional?
Como passar a fase da transição?
O que passar após micropigmentação?
Como usar os itens no Free Fire?
Como Importar contatos do chip para o celular Xiaomi?
Como transferir os aplicativos de um celular para o outro?
Como transformar um verbo no presente contínuo?
Como atualizar os emojis do Windows 10?
Como tem que ser um namoro cristão?
Qual pomada posso passar em cachorro?
Quantas horas tem o jogo The Evil Within?
Como transmitir o zoom do celular para TV?