Hades é a transliteração comum para o português da palavra grega haídes, usada em várias traduções da Bíblia. Talvez signifique "o lugar não visto" ou "o lugar invisível".
Hades era um dos deuses da mitologia grega, conhecido como o deus do submundo, o lugar para onde vão as almas dos mortos. Era irmão de Zeus e tomou parte na rebelião contra Cronos, o titã que devorava seus filhos. Casou-se com Perséfone, deusa sequestrada e levada para o submundo com ele.
Hades em si era descrito como sendo um lugar nos limites exteriores do oceano ou nas profundezas ou extremidades da terra. Era considerado a contrapartida escura do brilho do Monte Olimpo e era o reino dos mortos, que correspondia ao reino dos deuses.
Traduções inglesas das escrituras hebraicas traduziram de formas variadas o termo “seol” por "inferno" ou por "o túmulo". Na Bíblia, o seol (assim como o hades, exceto em parábolas) tem o significado de "morte temporária (a morte atual da maioria dos humanos, que vai terminar com a ressurreição no dia do juízo).
Sinônimo de infernoLocal para onde vão os pecadores: 1 abismo, trevas, quintos, averno, báratro, tártaro, érebro, estige, orco, geena, profundo. ... Grande tormento: 2 tormento, sofrimento, suplício, tortura, martírio, calvário, desassossego, angústia, aperto, atribulação. ... Grande desordem:
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A versão "A Bíblia na Linguagem de Hoje" (NTLH), traduz haídes por "inferno", "morte", "lugar onde estão os mortos" e "mundo dos mortos".
Eis a frequência com que aparecem mais algumas palavras na Bíblia: milagre (27), mentira (51), anjo (94), diabo (55), pecador (48), pobre (93), rico (77), profeta (237), servo (480), padre (400), pescador (1) e escravo (1).
“A morte é como um sono, não há lembranças, não há emoções e nem sentimos e sofrimento em que partiu, assim falou; e depois disse-lhes: Lázaro, o nosso amigo, dorme, mas vou despertá-lo do sono. Mas Jesus dizia isto da sua morte; eles, porém, cuidavam que falava do repouso do sono”. João 11:11,13.
Para os romanos, o Tártaro é o lugar para onde são enviados os pecadores. Virgílio o descreve na Eneida (livro VI). ... "Em realidade, se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas, precipitados no tártaro, ele os entregou às cadeias das trevas para serem atormentados e reservados até ao juízo…"
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