Caso um hemograma aponte que os glóbulos vermelhos estão altos, fala-se de policitemia. Essa condição tem duas formas: primária (ou vera) e secundária. No primeiro caso, o paciente apresenta um distúrbio na medula que leva à sobreprodução de glóbulos vermelhos.
Na policitemia vera, o excesso de glóbulos vermelhos aumenta o volume de sangue e o torna mais espesso, o que faz com que ele flua com menor facilidade através dos vasos sanguíneos de menor calibre. A policitemia vera ocorre em cerca de duas de cada 100.000 pessoas.
Ela acontece devido a uma mutação das células da medula, que afeta principalmente a produção de glóbulos vermelhos (hemácias ou eritrócitos). O aumento da produção de glóbulos vermelhos acarreta o espessamento do sangue, o que pode provocar alterações em seu fluxo e problemas circulatórios.
A policitemia secundária pode ser causada por diversas situações que podem levar ao aumento no número de hemácias, como por exemplo doenças cardiovasculares, doenças respiratórias, obesidade, tabagismo, síndrome de Cushing, doenças hepáticas, leucemia mieloide crônica em fase inicial, linfoma, alterações renais e ...
Resultados: Para glóbulos vermelhos, os homens apresentaram valor médio de 5,0 milhões por mm3 (limites: 4,3-5,8) e as mulheres 4,5 milhões por mm3 (limites: 3,9-5,1). Valores de hemoglobina entre homens exibiram média de 14,9 g/dL (13,0-16,9) e entre mulheres de 13,2 g/dL (11,5-14,9).
20 curiosidades que você vai gostar
A diminuição dos glóbulos vermelhos ocasiona anemia, cujos sintomas incluem: fadiga, falta de ar, palpitação, dor de cabeça, entre outros. A redução dos glóbulos brancos provoca baixa da imunidade, deixando o organismo mais sujeito a infecções muitas vezes graves ou recorrentes.
Uma baixa contagem de glóbulos vermelhos causa anemia, fadiga e palidez. Uma quantidade abaixo do normal de plaquetas pode resultar em hemorragias e hematomas. E a deficiência de glóbulos brancos saudáveis faz com que o corpo não tenha como se defender de infecções, vírus e bactérias.
Glóbulos vermelhos baixos
Em caso de valores baixos, é possível que a pessoa esteja com uma anemia, associada também a uma redução da hemoglobina. Na maior parte das vezes, a doença pode ser tratada com suplementação do consumo de ferro pelo paciente, mas existem formas mais agressivas de anemia.
HEMÁCIAS (GLÓBULOS VERMELHOS)
As hemácias, ou glóbulos vermelhos, ou ainda eritrócitos são células presentes no sangue, constituídas basicamente por hemoglobina e globulina, cuja função é levar oxigênio às células. A quantidade de hemácias no sangue pode ser verificada através do hemograma.
Como medir braço para pulseira?
Como se diz por favor em espanhol?
Como provar que o vizinho de cima faz barulho?
Como saber se o bloco do motor precisa de retífica?
Como medir o tamanho do antebraço?
Como funciona o domínio público?
Qual é o tamanho normal de um braço?
Como saber o tamanho do Caddy?
Como é cobrado os impostos no Paraguai?
Como iniciar um treinamento de ciclismo?
Qual o significado de esfirra?
Como funciona o crédito estudantil?
Como é que se fala em inglês desculpa?