Falar sozinho não é “coisa de maluco”. Pelo contrário: conversar consigo mesmo, em voz alta ou em papos internos, pode ajudar na resolução de problemas, na organização mental e até a aplacar a solidão. O hábito, que pode ser para ensaiar um dialogo difícil ou externalizar sentimentos, é indicado por especialistas.
Por que existem pessoas que falam sozinhas? Nosso pensamento é um diálogo com nós mesmos. Não falamos em voz alta tudo o que pensamos, mas há momentos em que temos esse diálogo em voz alta. Pode ocorrer até mesmo se houver outras pessoas por perto. As crianças, quando começam a falar, geralmente falam sozinhas.
Assim, falar sozinha pode ser algo normal, reativo ou não. A pessoa pode estar (ou ser) inquieta mentalmente, seja por hiperatividade, por ansiedade ou por um episódio de aceleração psíquica.
Se a pessoa está sozinha, em geral, ela não precisa falar, basta pensar. Quando a fala acompanha o desprendimento pela presença de outras pessoas ao redor, é sinal de que o processo de pensamento ou da consciência está alterado, ensina a especialista.
© Depositphotos.com / diego_cervo O que pouco sabem é que os pensamentos também são uma forma de falar sozinho. Muitas pessoas consideram que falar sozinho é um sinal de loucura. O que muitos não percebem, porém, é que os pensamentos também são uma forma de falar sozinho — mas de maneira silenciosa.
Como se calcula o gasto energético?
Quando tá na fase ruim no futebol o que fazer?
Como alterar meu plano de recebimento do PagSeguro?
Como morar 1 ano nos Estados Unidos?
O que fazer para parar o arrepio nos dentes?
Como aumentar a velocidade do golpe?
Como ficar mais forte em Dragon Ball Xenoverse 2?
O que posso fazer para ser mais bonita?
Qual é o personagem mais forte do Clash Royale?
Como saber a hora em que eu nasci?
Como saber a frequência do meu Bluetooth?
O que fazer para voltar a sorrir?
Qual é a frequência de um som com comprimento de onda de 17 metros?