ESBLs (β-lactamases de espectro estendido) são β-lactamases da classe A ou D que possuem algumas características específicas, como: presença de sítio ativo-serina; capacidade de hidrolizar cefalosporinas de amplo espectro; inibição in vitro por inibidores de β-lactamases como ácido clavulânico, sulbactam e tazobactam.
Bactérias produtoras de betalactamase de espectro estendido (ESBL) representam um dos mais importantes problemas de resistência bacteriana nos hospitais brasileiros. A necessidade da implementação de testes que apresentem alta acurácia e baixo custo é de suma importância devido à dificuldade na detecção de ESBL.
Confirma-se como ESBL o microrganismo que apresentar um aumento ≥ 5 mm na zona de diâmetro para um dos dois agentes antimicrobianos testados em combinação com o ácido clavulânico versus a zona de diâmetro de quando testado sozinho.
O termo Beta-Lactamase de Espectro Estendido (ESBL) refere-se às beta-lactamases produzidas principalmente por Klebsiella spp. e Escherichia coli que apresentam resistência aos beta-lactâmicos de amplo espectro, os quais normalmente possuem atividade contra os bacilos Gram-negativos.
Carbapenêmicos são as drogas de escolha em infecções graves causadas pelas bactérias produtoras de ESBL. Porém, o aumento do uso destes antibióticos pode selecionar gram-negativos resistentes a carbapenêmicos.
Klebsiella pneumoniae é a espécie em que se descreve produção de ESBL com maior freqüência. É importante patógeno de infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar podendo causar morbidade severa e mortalidade. O número de surtos hospitalares causados por K.
Uma alternativa aos testes moleculares genotípicos é a utilização de testes de triagem fenotípicos, que são capazes de detectar, com boa acurácia, bactérias resistentes.
A Escherichia coli (E. coli) compreende um grupo de bactérias Gram-negativas que residem normalmente no intestino de pessoas saudáveis, mas algumas cepas podem causar infecção no trato digestivo, trato urinário ou muitas outras partes do corpo.
Uma alternativa aos testes moleculares é a utilização de testes de triagem fenotípicos, que são capazes de detectar com boa acurácia bactérias resistentes.
Klebsiella pneumoniae é a espécie em que se descreve produção de ESBL com maior freqüência. É importante patógeno de infecções relacionadas à assistência à saúde no ambiente hospitalar podendo causar morbidade severa e mortalidade. O número de surtos hospitalares causados por K.
Qual é a técnica mais utilizada para observação de células?
O que é considerado um bom salário no Canadá?
Porque tem que ficar em jejum para fazer ultrassom?
Quais são os benefícios do bicarbonato?
Que chá é bom para eliminar gordura no fígado?
Qual é a ave mais perigoso do mundo?
Tem que pagar o retorno no DR consulta?
Quem é o embaixador do Brasil?
Qual o nome do menor município brasileiro?
Qual é a importância da delimitação do tema?
Qual o melhor tratamento para eliminar vasinhos nas pernas?
Como transformar condutividade em salinidade?
O que é a classificação Killip?