A popa é a parte traseira de uma embarcação. Ela também é chamada de ré e é caracterizada pela área construída que vai das alhetas da embarcação até o painel de popa. O termo é erroneamente utilizado para falar de forma genérica de toda a parte da embarcação que vai de meia-nau até a popa.
O termo popa é derivado de PUPPIS. Os lados do navio são os “bordos” e o de boreste é mais importante que o de bombordo.
A quilha e o leme ficam na parte de baixo do barco. A quilha percorre todo o comprimento do barco, na parte mais profunda e central do casco. Ela tem a importante função de impedir que o barco tombe para os lados. O leme fica preso à parte traseira do casco e é usado para determinar o rumo da navegação.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco. ... usavam uma roda de leme em madeira. Os veleiros actuais utilizam mais frequentemente o metal (alumínio) e mesmo o kevlar, por questões de leveza.
Leme náutico
Leme axial: que consiste num plano vertical, preso ao casco da embarcação na zona da popa, alinhado com a quilha. Nas embarcações com mais de um leme, estes estão alinhados com o eixo proa-popa.
21 curiosidades que você vai gostar
Áreas da embarcaçãoProa – é a parte frontal do barco.Popa – é a parte traseira do barco.Bombordo – é a parte esquerda do barco.Estibordo – é a parte direita do barco.Alhetas – é a parte curva que fica entre a popa e a meia-nau do barco.Meia-nau – é a parte entre a popa e a proa do barco.
Bombordo - o lado esquerdo do navio quando se está virado para a frente(proa).
As partes que compõem o casco de uma embarcação possuem nomes diferentes. A parte frontal, por exemplo, é chamada de proa. As laterais são chamadas de estibordo (lado direito) e boreste (lado esquerdo). Já a traseira da embarcação leva o nome de popa.
A proa ou vante é em náutica a parte da frente de uma embarcação. Nos veleiros era comum representarem uma figura - humana ou mitológica - para proteger o navio.
(1) Parte dianteira da fuselagem; (2) parte dianteira de uma aeronave, míssel, foguete ou nave espacial, que no avião recebe o nome específico de nariz; (3) direção na qual o eixo longitudinal do avião está alinhado, geralmente expressa em graus a partir do norte (verdadeiro, magnético, da bússola ou da grade) medidos ...
Popa - a traseira do navio — também conhecido emsenso de direção como sendo avante. Chamada de "aft" em navios de cruzeiro.
Bombordo (BB) – Lado esquerdo, com a proa do barco à nossa frente e a popa atrás. Boreste (BE) – Lado direito, com a proa à nossa frente e a popa atrás. Em Portugal, diz-se estibordo. Obras-vivas – A parte do casco que fica abaixo d água.
Significado de Estibordo
substantivo masculino Marinha O lado direito do navio, para quem o vê da popa para a proa. (Sin.: cisbordo, boreste.) (Antôn.: bombordo.).
Olhando para a proa do navio, dizer “à bombordo” é uma referência ao lado esquerdo da embarcação para quem está a bordo dela. Já "boreste" é como nos referimos ao lado direito de um navio, também olhando na direção da proa.
Podemos dividi-lo em três partes: Fundo - parte mais baixa do casco; Costado - parte lateral do casco; Encolamento - secção, geralmente curva, de junção entre o Fundo e o Costado. Para lhe aumentar a resistência, o costado é suportado por um esqueleto.
A roda do leme ou timão é, em náutica, o nome dado ao aparelho que permite governar uma embarcação e que utiliza o leme para modificar o rumo do barco.
Superestrutura - Qualquer estrutura acima do convés da embarcação, contendo, geralmente, a ponte e alojamentos.
Este nome "vem do fato de os navios ao descerem o Atlântico ao logo da costa africana terem à sua esquerda a terra e os respectivos portos – bom bordo – enquanto que do lado direito só existia o mar e o desconhecido". ... O lado oposto ao bombordo é o estibordo ou boreste.
Olhando para a proa do navio, dizer “à bombordo” é uma referência ao lado esquerdo da embarcação para quem está a bordo dela. Já "boreste" é como nos referimos ao lado direito de um navio, também olhando na direção da proa.
Denomina-se o lado esquerdo do navio, olhando-se para a proa. O bombordo corresponde à parte em que fica a equipagem, enquanto que o bordo oposto ou estibordo é reservado ao comandante e à oficialidade. A expressão de bombordo a boreste significa: de lado a lado.
Em náutica, pontal é a maior altura do casco, considerando-se desde a parte inferior da quilha até ao convés.
Olhando para a proa do navio, dizer “à bombordo” é uma referência ao lado esquerdo da embarcação para… More. Já "boreste" é como nos referimos ao lado direito de um navio, também olhando na direção da proa.
Lanchas.Veleiros.Jet SKis.Barcos de Pesca.Motores.
Dicionário Brasileiro da Língua Portuguesa
1 Náut Peça longa de madeira ou coluna de metal, de seção circular, que se estende da popa à proa da embarcação, acima do convés, para manter as velas ao vento ou suster antenas e instalação de radar.
É a expressão do transporte marítimo, que significa profundidade em que cada navio está submerso na água.
O que é uma estrutura vegetativa?
O que diz a espiritualidade sobre eutanásia de animais?
O que é a oração de uma frase?
O que é admissibilidade dos recursos?
Em que ano foi gravado o primeiro samba de roda?
O que quer dizer eu sou a voz que clama no deserto?
Qual a diferença entre alimentos orgânicos e não orgânicos?
Quem fez bariátrica pode comer pipoca com quanto tempo?
O que é bom para infecção no dente?
Como calcular o preço de uma peça de artesanato?
Quantos litros tem um saco de 20 kg?
Qual o melhor banho para atrair amor?
Quanto tempo demora para cicatrizar uma laceração?
O que envolve a etapa de empatia?
Quais aspectos devem ser observados na compra do bacalhau?