Em Ética, responsabilidade moral é tudo relacionado à responsabilidade que se relaciona com as ações e suas consequências nas relações sociais.
A consciência, presente no íntimo de qualquer pessoa e indissociável à dignidade humana, permite a qualquer pessoa avaliar a qualidade moral dos actos realizados ou ainda por realizar, permitindo-lhes assim assumir a responsabilidade porque possuem liberdade para escolher entre o bem e o mal.
92. Assim o conhecimento e a liberdade é que permitem legitimar a responsabilidade moral, caso contrário, se há falta de liberdade e conhecimento, o indivíduo não possui responsabilidade moral. Pois, quem não possui consciência para agir, não pode ser responsável pelos seus atos.
Em linhas bastante gerais, diz-se que um agente é moralmente responsável por algo quando é apropriado responder de certas maneiras ao que ele fez. Por exemplo, se um agente moralmente responsável fez algo bom (por exemplo, ajudou uma pessoa caída a levantar) pode ser apropriado agradecer-lhe ou elogiá-lo por isso.
É um ramo da ética e da filosofia, preocupado com o estudo dos princípios, dos fundamentos e dos sistemas de moral. É também conhecida como ciência normativa ou como tratado dos deveres da pessoa humana, legitimados pela ética e pela legalidade, no que diz respeito a suas inerentes atividades profissionais.
30 curiosidades que você vai gostar
A responsabilidade social é o modo de pensar e agir de forma ética nas relações. Apesar de estar fortemente relacionada a empresas, a prática pode estar diretamente ligada a uma ação, realizada por pessoas físicas ou jurídicas, que tenha como objetivo principal contribuir para uma sociedade mais justa.
Ser íntegro e ser sustentável são atitudes que orientam-se a um objetivo comum: a preservação da vida. Precisamos agir com responsabilidade ética, de modo a preservar e cuidar da nossa morada, dos nossos pares e de todas as espécies com as quais convivemos neste planeta.
A Responsabilidade da moral A responsabilidade por nossas ações está ligada ao ato moral. ... Isso por que, um individuo só pode ser responsabilizado quando suas ações possuem caráter consciente e conduta livre. Sendo responsável por seus atos cuja natureza conhece, considerado também as consequências destes.
Ser responsável é agir de modo a cumprir todas as obrigações que são inerentes a um indivíduo, como por exemplo pagar as contas do mês, fazer a lição de casa, finalizar todas as tarefas do trabalho e etc.
Ela afirma: “Consciência moral é o sentir no interior do qual a hierarquia de nossos impulsos nos vem à consciência”. (Nachlass/FP 1883, 15 [51], KSA 10.493). A definição se assenta sobre a ideia de que alguma coisa “vem à consciência [Bewusstsein]“ no interior de um “sentir”.
A responsabilidade moral ocorre quando um determinado agente efetiva no mundo uma determinada ação que é explicada decisivamente como sendo o agente seu causador. O agente será, pois, digno de elogio ou censura pelo que fez.
É muito importante se procurar ter liberdade com responsabilidade. ... A responsabilidade implica constantemente escolha e decisão racional, o que vai de encontro à própria definição de liberdade. Por outro lado, se não agirmos livremente, não podemos assumir totalmente as consequências dos nossos atos.
Moralmente não há limite para a nossa responsabilidade. O que existe é a não-responsabilização sob determinadas condições. Não respondem moralmente pelos seus atos as pessoas com capacidades volitivas e cognitivas imperfeitas ou incompletas, isto é, os dementes e as crianças pequenas.
Nesse contexto, a consciência moral é o pensamento do indivíduo com o que é certo, ou seja, ele não abre mão de seus princípios e daquilo que ele acredita ser o certo a se fazer em determinada situação. Como exemplo, cita-se o ato de não jogar lixo na rua ou furar filas.
A consciência pode definir-se como o conhecimento que o Homem possui dos seus próprios pensamentos, sentimentos e atos. Podem-se distinguir dois tipos de consciência, a consciência imediata e a refletida.
A consciência ética tem a opinião de que o certo e o errado têm que ser bem definidor nos conceitos da sociedade, não existindo meio termo para estes conceitos.
Uma pessoa responsável não é apenas aquela que assume os seus erros e que é fiel a seu trabalho, é aquela que se mostra fiel a algumas regras. O termo responsabilidade não está apenas associado ao trabalho ou à escola.
Ser responsável significa ter a capacidade de cumprir com os seus compromissos. A responsabilidade não está relacionada apenas com o campo profissional, por exemplo, qualquer trabalhador deve cumprir sua jornada de trabalho de forma eficiente.
Portanto, ser responsável por si mesmo implica aprender a tomar decisões que permitam alcançar o bem-estar e a realização pessoal, e, por sua vez, assumir as consequências das ações e saber reagir diante do que acontece ao seu redor sem a necessidade de culpar os outros.
- O ato moral se apresenta como uma totalidade de elementos: motivos, intenção ou fim, decisão pessoal, emprego de meios adequados, resultados e conseqüências (p. 76). - O ato moral não pode ser reduzido a um de seus elementos, mas está em todos eles, na sua unidade e nas suas mútuas relações (p. 80).
Para que o ato possa ser considerado moralmente bom deve partir de um princípio bom, ser executado com instrumentos (meio) bons e direcionar-se para um fim bom. Portanto o começo o meio e o fim devem ser mantidos pelo mesmo norte: o bem.
Aristóteles viveu na Grécia Antiga e focou seu estudo no conceito de virtude. Ele escreve um livro chamado “Ética a Nicômaco” para seu filho e nele, afirma que a ética está relacionada com a busca da construção pessoal de um ser virtuoso.
Quando falamos de virtude ética, falamos de uma qualidade essencial: a prática constante do bem. O bem, nesse sentido, pode ser entendido como ter responsabilidade pelas ações livres. Quando a liberdade é usada pelo homem sem essa responsabilidade moral, falamos em vício.
A ética procura prezar aos princípios individuais de cada pessoa, na qual cada grupo tem seus próprios valores, crenças e culturas. No entanto, ela compõe uma maneira dos quais esses grupos e indivíduos demonstram suas próprias ações.
O papel da ética social é fornecer aos membros da sociedade uma estrutura para abordar questões controversas ou sensíveis, para que todos possam coexistir pacificamente.
Como fazer para pedir a separação?
O que é melhor pomada ou creme?
Tem problema em deixar a roupa de molho na máquina?
Pode dar dipirona depois do ibuprofeno?
Quem teve trombose tem risco de ter novamente?
Como acordar de bom humor todos os dias?
Pode misturar gasolina comum com podium?
Qual o anime mais assistido da história?
O que fazer quando a câmera apresenta falhas continuamente?
Como desbloquear cadeado tsa007?
O que significa indubitavelmente na Bíblia?
Qual a importância dos canudos?
O que acontece se não comparecer ao exame de DNA?