1) O que quer dizer a expressão de Nietzsche “filosofar com o martelo” ? Resposta: É uma maneira de ilustrar a crítica aos sistemas racionais. “Filosofar com o martelo” é identificar os pressupostos dos valores para, então, destruí-los.
A Filosofia do Martelo, portanto, destina-se a “martelar” os ídolos, que é todo tipo de modelo mental que escraviza a vida. Nietzsche martela as certezas. Por isso a filosofia de Nietzsche é uma filosofia de desconstrução, pois com ela tenta mostrar que não existem verdades absolutas.
O Crepúsculo dos Idolos é nada mais, nada menos que a declaração de guerra de Nietzsche contra conceitos filosóficos e valores morais, sendo os primeiros,instrumentos ineficientes ou falsos para compreensão e norteamento da humanidade e, os segundos, elementos aviltantes da natureza.
Para Nietzsche, era vergonhoso um intelectual a atingir a maioridade se aproximar do cristianismo. ... Durante a sua estadia na Basileia, sofreu de fortes dores de cabeça que o impossibilitavam de trabalhar e o afastaram da Universidade.
Niilismo é uma doutrina filosófica que indica pessimismo e ceticismo extremos perante a realidade ou valores humanos. ... Ele representa uma atitude crítica em relação às convenções sociais e aos valores tradicionais.
Na filosofia de Friedrich Nietzsche, encontra-se um elemento que, talvez, seja o mais polêmico de todos: a crítica à moral cristã. ... Nesse período, o filósofo foi fortemente influenciado pelo professor Friedrich Ritschl e pela leitura do livro O Mundo Como Vontade e Representação, do filósofo alemão Arthur Schopenhauer.
Sua filosofia a golpes de martelo se esforçará para mostrar que a verdade (seja a do mundo das ideias, seja a de Deus, seja a do humanismo) é apenas um ideal que se pretende superior à vida, apenas uma ilusão que a nega ou a mutila. ... É a vida contra a vida, o que em si é uma contradição (NIETZSCHE, 1998b, III, 11-13).
Para o processo civilizatório, o conceito de melhoramento (Verbesserung) do animal homem consiste em melhorá-lo incutindo-lhe uma moral; tal moral é sagrada ou para além das atividades huma- nas.
O título é uma paródia do título de uma ópera de Wagner, Crepúsculo dos deuses. No subtítulo, a palavra "martelo" deve ser entendida como marreta, para destroçar os ídolos, e também como diapasão para, ao tocar as estátuas dos ídolos, comprovar que são ocos.
Há dois motivos mais famosos: O crepúsculo dos ídolos é o ocaso dos ídolos filosóficos, mais precisamente Platão e Sócrates, que representam, para Nietzsche o lado apolíneo da filosofia, enquanto o próprio Nietzsche considera-se o último discípulo de Dioniso, deus grego contrastante com Apolo.
Como melhorar o som da caixa acústica?
Como a tecnologia pode melhorar a comunicação nas empresas privadas?
Como melhorar a aparência depois dos 50?
Como conseguir armadura felina obra-prima?
Como treinar a memória e acelerar o raciocínio?
Como melhorar a concentração nos jogos?
Como medir o tamanho de uma sala?
Como melhorar a conexão da Internet no PS4?
Como melhorar a comunicação da família?
O que fazer para ter uma boa comunicação na empresa?
Quais são os maiores desafios de ser educador na atualidade?
Porque a palavra encher é com ch?
Como é que se fala não sei em inglês?