Portanto, as mamães logo saberão como será o cabelo de seus bebês, pois após a “perda” dos fios outros nascerão no lugar, e a partir dos seis meses já será possível saber ou, pelo menos, ter uma noção de como eles ficarão, se lisos, cacheados, crespos, finos ou grossos.
Quando recém-nascidos, os fios são bem mais finos e leves, engrossando e ficando mais pesados com o tempo. Já as cores também podem mudar até os dois ou três anos, já que os pequenos agora estão fora do útero, expostos aos raios de sol, que interferem na produção da melanina.
Quando a gente pode saber a cor real dos cabelos dos filhos? A partir do primeiro ano começa a crescer o cabelo definitivo, só que mais fino e mais claro porque tem menos produção de pigmentação do que quando adulto. Tudo nessa fase é mais fino: o cabelo, a pele, a unha.
A partir do primeiro ano de vida, o cabelo começa a tomar forma definitiva. Porém, é por volta dos dois ou três anos que os papais vão realmente poder ter uma ideia de como será a cabeleira do filho, se será ondulada, cacheada, lisa.
Desta forma, à medida que os primeiros fios caem, as mamães podem saber como será o cabelo das crianças a partir da aparência dos novos fios que surgem. Somente a partir dos seis meses de idade é que se torna possível ter certeza do cabelo liso.
27 curiosidades que você vai gostar
E para que os fios dos pequenos de cabelo liso não fiquem rebeldes, a dica é usar o JOHNSON S® baby Shampoo Cuidado anti-frizz. Com mel e germe de trigo, ele combina a suavidade dos dois ingredientes, nutrindo e fortalecendo os cabelos lisos e os deixando mais brilhantes e fáceis de pentear.
Mudanças nos olhos e cabelos do bebê
As mudanças de cor acontecem com mais intensidade até os seis meses, mas somente depois de completar um ano é que será possível dizer a cor definitiva. Por isso, não há nada a fazer, a não ser controlar a ansiedade e a curiosidade.
“A partir do segundo dia, a pele do recém-nascido pode ficar meio amarelada devido à icterícia fisiológica, que afeta praticamente metade dos bebês”, observa Fabíola Peixoto. Após isso, com o tempo a pele do bebê tende a escurecer. Quando o bebê tiver 6 meses, a cor da pele já deve ser definitiva.
Ou seja, se um progenitor tem os olhos claros e o outro, olhos escuros existem mais probabilidades que o bebê nasça com olhos escuros. No caso em que ambos tenham os olhos castanhos, o bebê os terá dessa mesma cor, ainda que possa haver surpresas se algum antepassado tivesse tido olhos claros.