Identidade é a qualidade de idêntico. É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. ... Cada identidade recebe um número, que será sua representação.
De forma geral, entende-se por identidade aquilo que se relaciona com o conjunto de entendimentos que uma pessoa possui sobre si mesma e sobre tudo aquilo que lhe é significativo.
Identidade é o conceito que atravessa as áreas da sociologia e da antropologia e está ligado às características do grupo social no qual o indivíduo está inserido. ... É definida a partir da cultura que o indivíduo entende como sendo sua, bem como das manifestações culturais que compartilha ao longo da vida com indivíduos.
A identidade cultural é um sistema de representação das relações entre indivíduos e grupos, que envolve o compartilhamento de patrimônios comuns como a língua, a religião, as artes, o trabalho, os esportes, as festas, entre outros.
Do latim identĭtas, a identidade é o conjunto das características e dos traços próprios de um indivíduo ou de uma comunidade. Por exemplo: “A Francesinha faz parte da identidade portuense (do Porto) ”, “Uma pessoa tem o direito de conhecer o seu passado para defender a sua identidade”. ...
30 curiosidades que você vai gostar
É o reconhecimento de que o indivíduo é o próprio. É o conjunto de caracteres particulares, que identificam uma pessoa, como nome, data de nascimento, sexo, filiação, impressão digital etc. Carteira de identidade ou Registro Geral (RG) é um documento emitido para confirmar a identificação das pessoas.
Ver tambémIdentidade (filosofia)Identidade visual.Identidade corporativa.Identidade nacional.Identidade de gênero.Identidade social.Identidade cultural.Identidade linguística.
A identidade cultural no Brasil é comumente atribuída a uma origem: a miscigenação entre brancos, negros e indígenas. No entanto, a realidade não é tão simples assim. ... Além disso, é importante lembrar que os povos indígenas geralmente não fazem parte do imaginário sobre a identidade brasileira.
Etnocentrismo é um conceito da Antropologia definido como a visão demonstrada por alguém que considera o seu grupo étnico ou cultura o centro de tudo, portanto, num plano mais importante que as outras culturas e sociedades.
Uma vez que a identidade proporciona a compreensão das predileções do indivíduo, e seu pertencimento a determinado espaço ou local, no qual a cultura faz- se presente, englobando várias simbologias, crenças e valores que trazem história.
A identidade é uma construção dinâmica da unidade da consciência de si, através das relações subjetivas, das comunicações, da linguagem e das experiências sociais. ... Assim, o choque entre os sentimentos instintivos e a obrigação social pode levar a uma perda da identidade pessoal.
A IDENTIDADE EM ESTUDO
A identidade pessoal está ligada a uma construção individual do conceito de si, enquanto a identidade social trata do conceito de si a partir da vinculação da pessoa a grupos sociais.
No Brasil, o RG (Registro Geral) na União e o CPF (Cadastro de Pessoa Física) na Receita Federal são documentos que formam a identidade de um brasileiro e são necessários para ter o acesso a direitos e serviços essenciais de saúde, educação, transporte e serviços bancários. ...
Postura, coerência e assertividade: a identidade profissional é um termo popular usado para definir aspectos e habilidades que diferenciam um indivíduo de outro, por atributos exclusivos da sua personalidade no ambiente corporativo.
Etnocentrismo é a visão de mundo produzida a partir de nossos próprios valores, modelos e ideias. Etnocêntrico tende a julgar, de maneira preconceituosa, culturas e experiências humanas distintas da sua, mesmo sem conhecê-las, ou seja, vê o mundo de acordo com sua própria cultura e a considera superior às demais.
Se o etnocentrismo é um comportamento muito generalizado – e até mesmo tido como normal – de se reagir à diferença, privilegiando o seu próprio modo de vida em relação aos outros possíveis, o racismo, ao contrário, é uma forma de se usarem as diferenças como um modo de dominação.
Eurocentrismo diz respeito à percepção de que a Europa, sua história e suas questões, são centrais em relação ao resto do mundo. É a maneira de explicar o mundo a partir da Europa, seja através da história, da cultura ou da economia.
A Identidade Cultural é um conceito das áreas da sociologia e antropologia, que indica a cultura em que o indivíduo está inserido. ... Além disso, determinados fatores de identidade são decisivos para que um grupo faça parte de tal cultura, por exemplo, a história, o local, a raça, a etnia, o idioma e a crença religiosa.
A identidade nacional é um conceito que indica a condição social e o sentimento de pertencer a uma determinada cultura. ... É um tema relacionado com a identidade cultural, ou seja, o conjunto das características de um povo, oriundas da interação dos membros da sociedade e da forma de interagir com o mundo.
Pensar a formação histórica e cultural brasileira é ir de encontro a pelo menos três aspectos centrais: o território, o povo, o Estado. E em todos esses três casos, ocorre enorme complexidade quanto à identificação de seus elementos formadores.
a identidade social positiva está ligada à comparação positiva que o indivíduo faz de grupos aos quais se vincula; . quando a identidade social for insatisfatória, o indivíduo abandona o seu grupo e busca vinculação em outros grupos.
Significado de Identidade
substantivo feminino Documento de identificação; comprovante de que alguém é a pessoa que se diz ser: carteira de identidade.
Na filosofia, identidade é a relação que cada coisa tem apenas consigo mesma. A noção de identidade faz surgir um número de problemas filosóficos, incluindo a identidade dos indiscerníveis (se x e y gozam do mesmo conjunto de propriedades, trata-se então de coisa única e mesma?)
É a percepção que uma pessoa tem de si mesma e das orientações que dá à sua vida. De um modo geral, as identidades individuais se constituem de inúmeros aspectos, tais como ser um pai de família, ser um fiel empregado de uma companhia, ou um bom cidadão de um país.
A falta de identificação (e a consequente crise de identidade) ocorre quando nos sentimos presos e limitados dentro de um papel social, ou ainda por conta de um sofrimento que aquele papel nos causou. Acontece que quem causa sofrimento não é o papel/identidade em si, e sim o apego a ele.
Como fazer a cor vermelha com magenta?
Como liberar memória de iPhone?
Como ativar o Pop-up no Internet Explorer?
Como liberar espaço na memória do celular?
Como organizar sua vida em todas as áreas?
Como liberar guia da Unimed pela internet?
Como arrumar uma mala com roupas de inverno?
Como organizar a vida com o Trello?
Como armazenar biscoitos decorados?
Como solicitar a opção crédito no C6 Bank?
Como liberar memória RAM reservada para hardware?
Como organizar meu banheiro simples?
Como conservar azeitonas pretas?
Como liberar as mensagens no grupo do Telegram?
Como gerenciar a carreira de um cantor?
Como comprar e vender volatilidade?
Como desbloquear o cartão de crédito para compras internacionais?