Os rosés são a opção perfeita para pratos com proteínas mais apimentadas e temperadas, como acarajé e tacos mexicanos, pois sua acidez equilibrada refresca a boca da ardência dessas escolhas. Combinam também as proteínas brancas, como frango assado com batatas e legumes ou o bom salpicão de frango.
Ao servir seu rosé invista em:Massas leves;Saladas;Canapés e antepastos (como queijos, frios e frutas);Peixes e frutos do mar;Pizzas de queijo, vegetais ou peixes;Carnes brancas.
O frescor da acidez dos rosés, assim como o toque de mineralidade de alguns, combinará sobremaneira com queijos de massa mole e também alguns duros, indo do Brie até os Fontina, passando por Gouda, Cheddar e Asiago, entre tantos outros.
Muito versátil, o Risoto de Frango acompanha tanto vinhos rosés, quanto vinhos brancos. Se optar por um branco, aposte na uva Riesling, que dá origem a rótulos muito aromáticos. Agora, entre os vinhos rosés, os favoritos são os rótulos oriundos da região de Provence, no sul da França.
Quais os métodos de elaboração do vinho rosé? Nesse método, as uvas tintas são prensadas delicadamente (tal como na produção de vinhos brancos) permitindo que o mosto (suco) seja levemente colorido pelos pigmentos das cascas. Depois, ele segue para fermentação em branco (sem as cascas).
26 curiosidades que você vai gostar
Para servir o vinho na temperatura certa, é indicado para o Espumante e Branco Leve servir gelado em temperatura de 3 a 7°C; Branco Encorpado, Branco Aromático e Rosé é indicado frio entre 7 a 13°C; O Tinto Leve e o Tinto de Médio Corpo o ideal é servir em temperatura da Adega, de 13 a 16°C; E o Tinto Encorpado e o ...
Os vinhos rosés também são leves e refrescantes, porém, podem possuir um pouco mais de estrutura que alguns brancos. Por isso, a temperatura dessa bebida deve ficar entre 8 a 12°.
Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para harmonização. Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça aceitam tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.
Combina muito bem com aperitivos e sobremesas
Refrescantes e ótimos para acompanhar comidas leves, os espumantes rosé caem bem com as entradinhas e sobremesas. Sem contar que a apresentação nas taças fica linda!
Entre os vinhos mais indicados para o preparo do risoto, estão a Sauvignon Blanc e a Chardonnay. Os dois tipos de uva têm perfil aromático marcante, além de agregarem uma textura mais densa e encorpada aos pratos.
Alguns queijos brasileiros tipo gouda recebem uma coloração rosa em sua casca. Esta casca não é feita de parafina e pode ser consumida, pois se trata apenas de um corante alimentar (provavelmente o carmim de cochonilha).
Para vinhos rosados
Os vinhos rosés possuem taninos como os tintos, mas os aromas dos brancos. Por esse motivo, a taça costuma ser menor que a dos brancos, mas com bojo maior. Ela deve acentuar a acidez do vinho, equilibrando assim sua doçura.
Harmonização: Ideal para acompanhar culinária japonesa, peixes em molhos cítricos, queijos frescos com ervas, terrine de peixe, camarão, sopas de legumes, fondue de queijo, massas com molho de tomate, risoto de cogumelos e carnes brancas.
Com esses exemplos, é possível compreender que há sim a possibilidade de tomar vinho com gelo. Os rótulos “Ice”, por exemplo, são criados para serem refrescados com esse ingrediente a mais. Geralmente, esses vinhos são espumantes, brancos e rosés – opções mais indicadas para o verão.
O vinho Rosé têm vários compostos benéficos para saúde, com propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes. Também contém polifenóis, o que ajuda a reduzir significativamente o colesterol ruim ou LDL, bem como a pressão arterial.
Quanto ao tom, ele é, normalmente, um vermelho rubi ou mais acobreado. O sabor apresenta toques de morango fresco, laranja, pêssego, mas também de rosas e pimenta. No entanto, o Pinot Noir rosé tem uma acidez maior e aromas subtis a melancia e framboesa.
Uma salada com camarões, por exemplo, cai bem com um espumante brut; com carpaccio, um espumante Rosé; com canapés ou caviar, um prosseco italiano vai bem, com entrada à base de frutas, um espumante seco – o champagne francês combina com todos esses pratos.
É indicado que os espumantes rosés sejam servidos gelados – entre 6º e 12º graus -, o que faz com que sejam ótimas opções para os dias quentes de verão. Além das múltiplas combinações possíveis dos rótulos rosés, os espumantes são ótimos para compor drinks deliciosos.
O espumante Moscatel é um vinho leve, refrescante e bem fácil de degustar. Ele combina muito bem com doces como mousses, rabanadas, bolos, sorvetes e biscoitos doces. Em suma, qualquer sobremesa cai bem com um Moscatel! Harmonizá-lo com um panetone ou sobremesas que acompanham frutas é um verdadeiro clássico!
Os ingredientes utilizados no risoto é que vão determinar qual o melhor vinho para harmonização. Os brancos e rosés costumam acompanhar bem a maioria dos risotos. Mas as receitas com carne, linguiça, cordeiro ou carne de caça aceitam tintos leves, como Pinot Noir ou Merlot.
Os brancos da uva Chardonnay combinam perfeitamente com esse tipo de prato. Mas não se limite a essa opção, um Pinot Noir também é muito bem vindo com risoto de queijo.
Os risotos sempre levam vinho branco na base, porque o arroz é uma bomba de amido e ainda têm o peso da manteiga e do parmesão. O vinho é que dá a graça e a leveza”, conclui.
Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), existe uma temperatura considerada perfeita para espaços fechados e ela pode variar de 23°C a 26°C. Por outro lado, a Anvisa (Agência de Vigilância Sanitária), separa a temperatura ideal por estações e indica de 23ºC a 26ºC para o verão e 20ºC a 23ºC para o inverno.
Vinhos brancos, rosés e espumantes devem ser servidos mais gelados, de 6ºC e 10ºC. Enquanto os tintos suportam temperaturas mais altas, até 18ºC, para os encorpados. Se estiver gelado demais, não será possível sentir os aromas e sabores do vinho, que ficam mascarados.
Como chama as unhas coloridas?
Quem tem prioridade na liberação de documentos no IML?
Qual a altura que tem que ser debaixo da cama suspensa?
Como medir a febre com termômetro de mercúrio?
Como o olfato e o paladar interagem para sentirmos o sabor?
Como os grupos humanos descobriram a agricultura?
Como fazer maturação de perfume?
Como seres humanos determinaram os pontos de orientação?
Qual o grau de insalubridade para exposição ocupacional ao frio?
Como os pássaros se protegem do frio na natureza?
Por que os seres humanos criaram o calendário?
Como ver a temperatura no termômetro de mercúrio?
Como medir minha frequência vibracional em hertz?
Quais são os costumes dos tupis-guaranis?