Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto.
A característica mais conhecida de duas retas perpendiculares é que no ponto de intersecção delas é formado um ângulo reto (de medida igual a 90°), mas com o estudo da geometria analítica em cima da análise da reta é possível dizer que duas retas perpendiculares terão os seus coeficientes angulares opostos e inversos.
Retas paralelas são retas em um plano que estão sempre à mesma distância uma da outra. As retas paralelas nunca se cruzam, enquanto as retas perpendiculares são aquelas que se cruzam em um ângulo reto (90 graus).
Retas concorrentes
Duas (ou mais) retas são chamadas de concorrentes quando possuem um único ponto em comum. Nesse caso, é formado um ângulo entre elas. Quando esse ângulo é de 90°, dizemos que as retas são perpendiculares. Portanto, sempre que duas retas são perpendiculares, elas também são concorrentes.
Com a ponta seca do compasso em P, descreva um arco de raio qualquer, interceptando a reta r nos pontos A e B. Em seguida, descreva dois arcos centrado em A e B com raio maior que a ¯AB, marcando como C a intersecção desses arcos. A reta que passa pelos pontos P e C é a perpendicular desejada.
43 curiosidades que você vai gostar
sem o movimentar, encoste o segundo esquadro em um de seus lados. deslize o primeiro esquadro usando o segundo como referência. troque o segundo esquadro de posição apoiando o lado do ângulo de 90º posicione o esquadro e trace a linha perpendicular à primeira.
Retas perpendiculares ocorrem quando o ângulo formado entre elas vale 90°, ou seja, quando há um ângulo reto. Elas são um tipo especial de retas concorrentes e existem duas formas de calcular se formarão um ângulo reto.
Se as retas concorrentes formarem ângulos de 90°, ou seja, ângulos retos, elas serão perpendiculares. Todos os ângulos da imagem acima são de 90°. Essa é a principal característica das retas perpendiculares. As retas concorrentes formam ainda ângulos opostos pelo vértice, que possuem medidas iguais.
Duas retas distintas são paralelas quando possuem a mesma inclinação, ou seja, possuem o mesmo coeficiente angular. Além disso, a distância entre elas é sempre a mesma e não possuem pontos em comum.
As retas são linhas sem curvas que devem estar alinhadas em uma dimensão, espaço ou plano. Existem vários tipos no estudo da geometria. As mais comuns são as inclinadas, horizontais, verticais, paralelas, coincidentes, reversas, coplanares, transversais, perpendiculares e retas concorrentes.
Retas paralelas não possuem nenhum ponto em comum. As retas paralelas são retas que estão no mesmo plano e não possuem nenhum ponto em comum, ou seja, retas r e s são paralelas quando não se encontram.
Duas retas são perpendiculares se se cruzam formando ângulos retos. Se essa é uma reta e uma reta perpendicular se parece com isso, então uma reta perpendicular vai interceptá-la; mas ela não vai ser só uma intersecção, mas as retas vão se cruzar formando ângulos retos, ou seja, formando 90 graus.
Como já dito, duas retas são consideradas concorrentes quando se cruzam em um ponto comum. Essa interseção dá origem a quatro ângulos, que podem ter medidas iguais ou não. Se um dos ângulos formados é igual a 90°, ou seja, é um ângulo reto há um caso de retas perpendiculares.
Duas retas que pertençam a um mesmo plano podem ser concorrentes, coincidentes ou paralelas. Enquanto as retas concorrentes apresentam um único ponto de intersecção, as retas coincidentes possuem pelo menos dois pontos em comum e as retas paralelas não possuem pontos em comum.
Retas que formam um ângulo de 90°
As retas perpendiculares quando se cruzam entre si num ponto comum constroem um ângulo reto (90°). A perpendicularidade ou ortogonalidade não é uma característica exclusiva das retas, pois também é aplicada ao plano.
O par de esquadros é usado como instrumento de desenho para solução de problemas de geometria gráfica. O par de esquadros é composto por um esquadro com 2 ângulos de 45º e outro com um ângulo de 30º e outro ângulo de 60º. Os esquadros são utilizados para traçar retas paralelas.
O esquadro nos auxiliará a traçar linhas paralelas e perpendiculares. O transferidor servirá para medir ângulos. O compasso servirá para desenhar arcos e circunferências, e também para fazer a comparação e o transporte de medidas.
Retas paralelas na geometria analíticar:y=mx+n.r:y=2x+3s:y=2x−5.u:y=−3x+1v:y=−3x+1.t:y=5x−6w:y=7x+1.
As retas paralelas são, basicamente, duas linhas retas que não apresentam um ponto em comum. Em outras palavras, são duas retas que não se encontram, mas que, necessariamente, tem o mesmo sentido.
Duas retas podem ser representadas em um plano cartesiano de forma paralela ou concorrente. Mas cada uma dessas formas possui características e elementos que ajudam na identificação da forma que estão dispostas no plano, sem ser preciso construir o gráfico.
Tipos de Retas
Indicamos as retas paralelas com duas barras. Retas Perpendiculares: possuem um ponto em comum. A intersecção forma quatro ângulos retos (90°) no plano. Retas Transversais: São definidas como retas que possuem intersecção com as outras, em pontos diferentes.
Retas são figuras geométricas primitivas que não possuem definição. São formadas por pontos e são infinitas em qualquer direção. Retas são figuras geométricas primitivas formadas por conjuntos de pontos.
Como funciona o sistema de gasoduto?
O que é uma empresa de E-commerce?
Como funciona uma agência digital?
Como identificar um Hiperativo?
Quais são as substâncias pura?
Como funciona o PAA Municipal?
Como recolher o FGTS durante o período de suspensão -- antes do parcelamento e FGTS rescisão?
Como funciona a velocidade de propagação do som no ouvido?
Como os solos são formados com a ação do clima?
O que é preciso para encontrar um grande amor?
Quantos dias após a micro posso lavar o rosto?
O que o sarampo causa no ser humano?
O que fazer para fazer as pazes entre cachorros?
O que acontece para que um instrumento musical possa produzir sons altos?