Ativo intangível ou ativos incorpóreos, é um ativo não monetário identificável sem substância física. Já para Hoss et. al. Ativos intangíveis são incorpóreos representados por bens e direitos associados a uma organização.
O que são Bens Intangíveis? Os bens intangíveis constituem-se na propriedade imaterial das empresas, possuem valor econômico mas são desprovidos de substância física, como por exemplo: Licenças, Recursos Humanos, Software, Clientes, Patentes, Marcas, Direitos Autorais, Tecnologia, Know-How.
Os recursos tangíveis são ativos, ou bens, que podem ser quantificados, enquanto que os intangíveis são aqueles relacionados à história da organização, tendo sido acumulados no decorrer do tempo e de difícil imitação pela concorrência.
Consideram-se ativos tangíveis todos os bens materiais que podem ser tocados, portanto, os bens concretos, tais como: dinheiro, máquinas, imóveis, produtos, etc. Já os ativos intangíveis se tratam dos bens que, embora existam e também sejam de grande valor, são imateriais, ou seja, não se podem ver nem tocar.
Exemplos de Ativos Intangíveis incluem:Capital intelectual;Desenvolvimento de tecnologia;Direitos autorais;Direitos de propriedade industrial e de serviços;Franquias;Fundo de comércio adquirido;Know-how;Licenças;
44 curiosidades que você vai gostar
Conceito e definição de ativo intangível
Trata-se de um ativo não monetário identificável sem substância física ou incorpóreo (CPC 04), isto é, possui valor econômico, mas não tem existência física. Representa direitos de uso de um bem ou direitos associados a uma organização.
Ativo intangível é todo bem que uma empresa possui mas que não é tangível, ou seja, não pode ser tocado. Um bom exemplo do que é um ativo intangível é uma marca. A marca da sua empresa não pode ser tocada, mas ela existe e tem um valor, tanto monetário quanto comercial e, mesmo, um valor de reputação.
A principal diferença entre bens tangíveis e intangíveis diz respeito à forma: os tangíveis são corpóreos e os não tangíveis são não-corpóreos.
Bens tangíveis (corpóreos ou materiais): são aqueles que possuem forma física, que podem ser tocados. Ex.: máquinas, veículos, estoques, construções.
Existe uma variedade de recursos empresariais, porém os mais importantes são os tangíveis, os intangíveis e os humanos. Entenda melhor a seguir: Recursos tangíveis: esses são os mais fáceis de serem identificados, pois podem ser vistos e tocados.
Produto tangível são características que o consumidor vê no produto, tais como design, marca, características, qualidade e embalagem. Um exemplo é uma filmadora da Sony.
Que não se pode tocar: 1 intocável, intátil, impalpável. Que não se percebe pelo tato: 2 incorpóreo, imaterial, etéreo, volátil.
Bens móveis são aqueles suscetíveis de movimento próprio ou de remoção por força alheia sem que isso altere a sua substância ou destinação econômica. Exemplos de bens que podem ser transportados sem a perda das suas características, são: cadeira, eletrodomésticos, eletroeletrônicos automóvel, etc.
São aqueles que não podem ser transportados de um lugar para outro sem alteração de sua substância. Conforme dispõe o diploma civil, é o solo e tudo quanto se lhe incorporar natural ou artificialmente.
Por sua vez, os bens imateriais são aqueles com base em conhecimentos, habilidades, práticas e crenças de um povo, tais como manifestações artísticas (literária, musical, cênica e plástica), rituais e festividades.
A cultura possui tanto aspectos tangíveis - objetos ou símbolos que fazem parte do seu contexto - quanto intangíveis - ideias, normas que regulam o comportamento, formas de religiosidade.
Um ativo intangível resultante de desenvolvimento (ou da fase de desenvolvimento de projeto interno) deve ser reconhecido somente se a entidade puder demonstrar todos os aspectos a seguir enumerados: (a) viabilidade técnica para concluir o ativo intangível de forma que ele seja disponibilizado para uso ou venda; (b) ...
Os ativos intangíveis são ativos que não podemos tocar, mas ainda assim possuem grande relevância para determinar o valor de mercado da empresa. Exemplos: marcas, patentes, carteira de clientes.
O objetivo desse conceito é administrar todo o capital intelectual que a empresa detém a partir de várias metodologias, trazendo benefícios para diversas estratégias, como a educação corporativa, o marketing de conteúdo, a gestão de vendas e a comunicação empresarial.
Dentro da esfera patrimonial, bens móveis são bens de essência material e que podem ser transportados sem alteração da substância ou da destinação econômico-social para outro lugar.
O imóvel é um bem que não se pode ser movimentado, sem mudar a sua essência, ao contrário de um bem móvel, que pode ser movimentado sem mudar a sua essência ou que possui um movimento próprio. O conceito de que é apenas o bem que não se movimenta sozinho.
82 do Código Civil (BRASIL, 2002) “São móveis os bens suscetíveis de movimento próprio, ou de remoção por força alheia, sem alteração da substância ou da destinação econômico-social.”
Qualidade de intangível ou do que não pode ser tocado (ex.: nada abalava a intangibilidade dos seus princípios).
A Intangibilidade é o poder de atravessar qualquer matéria física, incluindo pessoas, seres vivos e objetos.
São Intangíveis os bens que não podem ser tocados ou vistos, já que são incorpóreos (não tem corpo). Eles possuem valor econômico mas carecem de substância física (material), tendo o valor patrimonial nos direitos de propriedade imaterial que são conferidos a seus possuidores.
Qual a diferença entre transformações irreversíveis e reversíveis?
Qual a situação dos refugiados e migrantes venezuelanos?
Pode usar shampoo Anti-resíduo depois da progressiva?
Como o ser humano atua na modificação do relevo?
O que significa quando a pessoa te manda um ponto?
O que a arte pode provocar nas pessoas?
Quanto de macarrão para 30 pessoas?
O que é a tabela 27 do eSocial?
Qual a melhor época para plantar limao siciliano?
O que são e para que servem os EPIs?
Como saber se meu Loas foi aprovado?
Como falar de forma mais confiante?
O que significa sonhar que alguém morreu e depois revive?
O que acontece se não pagar empréstimo CNPJ?