Os recifes de corais são estruturas formadas pelo exoesqueleto secretado por animais da classe dos antozoários. São os ecossistemas com maior biodiversidade. Esses animais, denominados de corais, encontram-se na forma de pólipo e podem formar colônias. ...
Um coral é formado por muitos minúsculos corpos individuais agrupados. Um único coral é um composto de corpos chamados pólipos e um esqueleto calcário. Os corais crescem em diferentes formas e camadas. ... Dentro das células do pólipo vivem algas, formando uma relação simbiótica com os pólipos.
Na parte de cima do pólipo existe uma boca circundada de tentáculos. Os tentáculos servem para levar pequenos animais marinhos até a boca do coral. Eles também têm ferrões que paralisam, ou congelam, as presas. ... Quando esses corais morrem, novos corais constroem sua colônia sobre os esqueletos deles.
O coral nada mais é que um pequeno animal marinho, que vive em colônias – geralmente em mares de temperatura mais amena, como nas regiões tropicais e subtropicais. ... Já as barreiras surgem quando a erosão das praias afasta o recife da beira-mar.
Dá-se o nome de corais a um grupo de animais marinhos primitivos, da classe Antozoários do filo Cnidários. Eles vivem em ambientes muito restritos, em mares tropicais de águas quentes (acima de 20 ºC) e claras, portanto, calmas e rasas (menos de 40 m de profundidade).
Recifes de corais
No Brasil, os recifes de coral estão distribuídos ao longo de 3.000km da costa nordeste do país, e representam o único sistema recifal do Atlântico Sul.
Segundo o Ministério do Meio Ambiente, cerca de 65% dos peixes do mar vivem em recifes de coral. ... Entre as ameaças naturais, estão espécies predadoras de corais, como o caso da infestação de estrelas do mar na Grande Barreira de Corais da Austrália, e desastres naturais.
Os corais possuem uma importante função ecológica, além da sua atividade filtradora. Também servem de abrigo e alimento para diversos elementos da biota aquática.
Os corais são animais cnidários da classe Anthozoa pequenos e muito frágeis que utilizam carbonato de cálcio da água para construir um exoesqueleto duro. Podem ser solitários, mas são principalmente coloniais e cada indivíduo em uma colônia de coral é chamado de pólipo. Um recife de corais é coberto por milhares de pólipos de coral.
Recifes de corais abrigam cerca de 25% da diversidade marinha do planeta, e por isso são conhecidos como "as florestas tropicais dos oceanos". Apesar de sua alta diversidade, caracterizada por aproximadamente 2 milhões de espécies, estes ecossistemas cobrem menos de 1% da área dos oceanos, e encontram-se distribuídos apenas em regiões tropicais.
Fato é que no mar existem muito mais filo que no ambiente terrestre. No entanto, mesmo com a variedade de organismos, é nos recifes que podem ser encontradas maiores diversidades. Além disso, esses corais marinhos são comparados com flores tropicais, devido à complexidade física, biológica e de grande diversidade.
Nos corais recifenses existe uma quantidade extraordinária de variedades e quantidades de organismos. Isso porque de quatro espécies marinhas, apenas uma vive em recifes. Nesses ambientes se encontra a maior diversidade de vertebrados por metro quadrado do mundo. Um exemplo, é que cerca de 65% dos peixes de mar são encontrados em recifes de corais.
O que fazer para o meu namorado?
Para que é feito o exame de espermograma?
O que é mercado de produtos FIFO?
Qual a diferença entre endosso em preto e branco?
Como saber se estou grávida pela urina?
Como limpar bijuteria prata com pasta de dente?
O que é direito real de aquisição?
Qual a principal característica dos títulos de capitalização?
Qual a frase correta Bom dia a todos ou bom dia pra todos?
Como promover a alimentação saudável na escola?
Quantos regimes tributários existem?
Quanto tempo demora para curar otite canina?
Quem tem carteira B pode dirigir van?